Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC129

Espanhol C1.2

Código: LLC129     Sigla: EC1.2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Espanhol

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 5 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 60,5 162
LLC 10 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 3 - 6 60,5 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 3 - 6 60,5 162
LRI 3 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 60,5 162

Língua de trabalho

Espanhol

Objetivos

Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural.

As competências que os estudantes deverão adquirir são:

  • Na área da receção: Compreender sem dificuldade discursos extensos.
  • Na área da produção: Comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
  • Na área da interação: Relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
  • Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.

Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos da disciplina estão formulados em função das competências comunicativas que deverá alcançar e aperfeiçoar o estudante neste nível. É por isso que cada uma das atividades linguísticas (receção oral e escrita, produção oral e escrita, interação oral e escrita) se trabalharão na aula relacionadas com as duas áreas nas que se dividem os conteúdos:

1. Géneros discursivos e produtos textuais e

2. Táticas e estratégias pragmáticas.

Assim, na aula, realizar-se-ão atividades que recriem situações comunicativas baseadas na análise (do formato externo e do contexto em que são produzidas) e a simulação de distintos géneros de transmissão oral e escrita, posto que cada género discursivo responde à necessidade de conseguir de forma satisfatória uma intenção comunicativa determinada. Tudo isto a partir de uma variada seleção de textos extraídos de diferentes domínios, sobretudo, o domínio educativo e o domínio profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios: Nível B2 (QECR).

Programa

1. Géneros discursivos y productos textuales.


  • Géneros de trasmisión oral:


    • Conversaciones (formales, informales y telefónicas) II;

    • Debates;

    • Documentales especializados televisados II;

    • Noticias II;

    • Discursos y conferencias sobre temas especializados o divulgativos II;

    • Películas y representaciones teatrales.


  • Géneros de trasmisión escrita:


    • Artículos de opinión especializados II;

    • Cartas informales extensas II;

    • Mensajes electrónicos breves en foros virtuales; Obras de teatro;

    • Poemas;

    • Cómic;

    • Trabajos escolares y académicos II.


  • Macrofunciones: Descriptiva; Narrativa; Expositiva; Argumentativa.


2. Tácticas y estrategias pragmáticas.


  • Construcción e interpretación del discurso: Mantenimiento del referente y del hilo discursivo (referentes gramaticales y léxico-semánticos); Marcadores del discurso (conectores, estructuradores de la información y reformuladores); Deixis; Procedimientos de cita.

  • Modalización: Intensificación o refuerzo.

  • Conducta interaccional: Cortesía verbal valorizante.

Bibliografia Obrigatória

Jordi Galcerán; El Método Grönholm, Iberautor Promociones Culturales, S.L., 2003. ISBN: 9788480487009 (http://w3.cnice.mec.es/recursos/secundaria/optativas/teatro_hoy/galceran/laobra/gronholm_cas.htm)
VV.AA; El Ventilador. Curso de perfeccionamiento de español. Nivel C1. Libro del alumno, Barcelona: Editorial Difusión, 2006. ISBN: 9788484432265

Bibliografia Complementar

GÓMEZ TORREGO, Leonardo; Gramática didáctica del español, Madrid: SM. ISBN: 84-348-5440-6
NUNES DA SILVA, Paulo; Tipologias textuais. Como classsificar textos e sequências, Coimbra: Edições Almedina, 2012. ISBN: 9789724048789
MATTE BON, Francisco; Gramática del español. De la lengua a la idea, T. I-II, Madrid: Edelsa, 2002. ISBN: 9788477111054

Observações Bibliográficas

Diccionario de la Real Academia Española (RAE): http://www.rae.es/
Diccionario bilingüe español-portugués: http://www.portoeditora.pt/alp/dol/dicionarios-online 
Diccionario de partículas discursivas del español: http://www.dpde.es/ 
Fonética. Los sonidos del español: http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html 
FUNDÉU. Fundación del español urgente: http://www.fundeu.es/ Centro Virtual Cervantes: http://cvc.cervantes.es/ 
Rayuela: Ejercicios lúdicos de español en la página del Instituto Cervantes: http://cvc.cervantes.es/aula/pasatiempos/pasatiempos1 

Periódicos españoles:
El País: http://www.elpais.com 
El ABC: http://www.abc.es 
El Mundo: http://www.elmundo.es 
La Vanguardia: http://www.lavanguardia.es 

Periódicos de América Latina: GDA (Grupo de Diarios de América): 
http://www.gda.com/index.php 
Diario mexicano: www.reforma.com 
Periódico argentino: http://www.clarin.com/ 
Cultura, cine y literatura: http://www.clubcultura.com/clubliteratura 
Literatura y escritores hispanoamericanos: http://sololiteratura.com/php/index.php

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 35,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 101,50
Frequência das aulas 60,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Elaboração de trabalhos: orais, escritos ou de investigação:
- 35%: Provas orais
- 50%: Teste escrito
- 15%: Trabalhos escritos

Provas e trabalhos especiais

É obrigatória a frequência das provas orais e escritas conforme indicado no documento “Calendario y evaluación” na seção "Documentos de evaluación" en el Moodle. A ssim como a leitura da peça de Jordi Galcerán: El Método Grönholm.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Os estudantes que não obtenham a classifciação mínima para aprovar a disciplina ou que pretendam mehorar a sua classificação, poderão recuperar as provas seguintes:
- Trabalhos escritos: 15%
- Teste: 50%
- Provas orais: 35%


Observações


É importante que os estudantes matriculados nesta disciplina leiam com atenção o documento designado "Calendario y evaluación EC1.2", que se encontra na pasta "Evaluación de la asignatura" no Moodle. Neste ficheiro poder-se-á ler uma detalhada descrição das provas e trabalhos que se devem realizar, além de informar sa pontuação de cada componente de avaliação.
Caso que tenha interesse em consultar este documento antes de se inscrever na disciplina, por favor, envie um correio para a docente (mlorenzo@letras.up.pt) e será enviado o ficheiro.

Recomendar Página Voltar ao Topo