Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC105

Metodologia dos Estudos Literários_Inglês I

Código: LLC105     Sigla: MELI1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 88 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 1 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A presente unidade curricular tem por objectivo o estudo da literatura baseado na diacronia dos períodos literários, tal como são reflectidos no ensaio crítico e nos textos literários das respectivas épocas. Nesta unidade curricular de iniciação ao estudo da literatura, pretende-se que os estudantes sejam capazes de situar épocas, autores e textos por forma a se prepararem para um estudo mais especializado, a ser feito mais tarde no curso.

Resultados de aprendizagem e competências

O presente programa percorre os principais tempos da literatura inglesa e norte-americana, começando com a época clássica e terminando no princípio do séc. XX. Em cada época, os estudantes confrontam textos ensaísticos e excertos de produção literária que lhes permitirão ter um entendimento das linhas de continuidade e/ou ruptura na afirmação da voz literária anglo-americana.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Época Clássica 2. Época Romântica 3. Época Pós-Romântica: A) Literatura Inglesa B Literatura Norte-Americana 4. Limiares Modernistas

Bibliografia Obrigatória

Emerson, Ralph Waldo; The American Scholar (Época Pós-Romântica (Literatura Norte-Americana))
Wordsworth, William; Preface to Lyrical Ballads (Época Romântica)
Pater, Walter; Preface to 'The Renaissance' (Época Pós-Romântica (Literatura Inglesa))
Arnold, Matthew; The Study of Poetry (Época Pós-Romântica (Literatura Inglesa))
Eliot, T.S.; Tradition and Individual Talent (Limiares Modernistas)
Poe, Edgar Allan; The Poetic Principle (Época Pós-Romântica (Literatura Norte-Americana))
Shelley, P.B.; A Defence of Poetry (Época Romãntica)
Sidney, Philip; An Apology for Poetry (Época Clássica)
Pope, Alexander; An Essay on Criticism (Época Clássica)
Hallam, Arthur Henry; On Some Characteristics of Modern Poetry (Época Pós-Romântica (Literatura Inglesa))

Observações Bibliográficas

Estes textos críticos, bem como so textos literários referentes aos períodos em questão serão facultados aos alunos no decurso do semestre.
No decurso das aulas será igualmente fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.
The latter, as well as literary texts of each period, will be given to students throughout the semester.
References to additional readings of a more specific nature will also be provided throughout classes, whenever required, according to the respective subject matters.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com explanação das matérias teóricas, aulas práticas com análise e comentário dos textos incluídos no programa.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Teste 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 46,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: português

Recomendar Página Voltar ao Topo