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História da Literatura Portuguesa

Código: LEI009     Sigla: HLP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Portuguesa

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEI 49 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Recorrendo a critérios cronológicos e tipológicos, visa-se proporcionar aos estudantes um conhecimento  sólido de textos e vozes influentes da História da Literatura Portuguesa quer no campo da ficção quer no campo da poesia, familiarizá-los com categorias e ferramentas concetuais necessárias a esse estudo e desenvolver as suas competências literárias.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão adquirir um conhecimento crítico e fundamentado das obras selecionadas e dos seus contextos de produção e de receção. Espera-se, igualmente, que os estudantes evidenciem competências literárias na leitura de obras de diferentes tipos e estéticas que ocupam um lugar inquestionável na História da Literatura Portuguesa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

INTRODUÇÃO: Histórias da literatura, escolas e movimentos literários.

2. SÉCULO XVI
2.1. No centro do cânone: 
Luís Vaz de Camões: estudo da épica e da poesia lírica em função da crítica contemporânea

3. SÉCULO XIX
3.1. O Romantismo
3.1.1. O advento do romantismo em Portugal: Almeida Garrett, D. Branca
4. O Realismo-Naturalismo
4.1. Eça de Queirós, “Singularidades de uma Rapariga Loira"
4.2. A poesia da cidade: Cesário Verde, O sentimento de um Ocidental

4. SÉCULOS XX E XXI
4.1. A Geração de Orpheu: autores de referência e textos programáticos
4.1.1. Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego
4.2. A perda do Império: declinações romanescas          António Lobo Antunes-As Naus
4.3. Vozes femininas na poesia e reescrita da tradição: Ana Luísa Amaral, Minha Senhora de Quê
4.4. Literatura portuguesa e literatura mundo:  Gonçalo M. Tavares, Um Homem, Klaus Klump

Bibliografia Obrigatória

Amaral, Ana Luísa; Minha Senhora de Quê (1990), Quetzal, 1999
Antunes, António Lobo; As Naus, Leya. ISBN: 978-972-20-5995-4
Camões, Luís Vaz; Os Lusíadas
Queirós, Eça de; Contos (1902)
Pessoa, Fernando; Livro do Desassossego, Assírio & Alvim, 2018. ISBN: 978-972-0-78330-1
Sá-Carneiro, Mário de ; A Confissão de Lúcio. ISBN: 972-37-0492-7
Tavares, Gonçalo M.; Um Homem, Klaus Klump, Caminho, 2003
Verde, Cesário; O sentimento dum ocidental , Campo das Letras, 2005
Garrett, Almeida; D. Branca ou a Conquista do Algarve

Bibliografia Complementar

Arnaut, Ana Paula; António Lobo Antunes, Edições 70, 2009
Buescu, Helena Carvalhão; Dicionário do romantismo literário português. ISBN: 972-21-1101-9
Castro, Francisco Lyon de (ed.); História da Literatura Portuguesa, 7 vols, Publicações Alfa, 2001
Lopes, Óscar; História da Literatura Portuguesa, 17ª ed. corr. e atualizada, Porto Editora, 2001
Marinho, Maria de Fátima ; Um Poço sem Fundo – Novas Reflexões sobre Literatura e História, Campo das Letras, 2005
Pizarro, Jerónimo; Ler Pessoa, Tinta da China, 2018
Silva, Vítor Manuel Aguiar; Camões: labirintos e fascínios, Cotovia, 1994
Silva, Vítor Aguiar ; Dicionário de Luís de Camões, Caminho, 2011. ISBN: 978 9722121460

Observações Bibliográficas

1. No início do semestre serão dadas orientações aos estudantes relativas às edições a adquirir/consultar no que diz respeito às obras de Camões e de Almeida Garrett;
2. Serão também indicados sítios on-line que disponibilizam alguns dos textos (ou partes) estudados;
3. Alguns textos de bibliografia teórica-crítica serão disponibilizados aos estudantes na pasta Docs. da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente e aulas práticas, com análises e comentário de textos literários e de textos críticos relativos à matéria exposta nas aulas téoricas, que poderão assumir a forma de debates ou de trabalhos realizados individualmente ou em grupo.

Sessões de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado e sistemático dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, desde que o número de estudantes inscritos permita este tipo de acompanhamento.

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > História
Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação: 30%;
Exame: 70%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.
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