Código: | MPLE007 | Sigla: | TCPLP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais - Portugueses |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MPLE | 16 | MPLE - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Sensibilização para grandes temas da cultura portuguesa, privilegiando o período da expansão, tendo em conta a presença da língua portuguesa no mundo, ainda que abarcando algumas temáticas de século XXI, tendo em vista o património cultural português e a memória colectiva. O programa visa dotar os estudantes de competências que lhes permitam identificar e discutir a identidade portuguesa no mundo. Nesse sentido, privilegia a «literatura de viagens» nos séculos XVI e XVII, promovendo o conhecimento do encontro dos portugueses com outras culturas, e dedica atenção ao «olhar» do outro sobre a cultura portuguesa, estudando textos de estrangeiros que viajaram por Portugal nos séculos XVIII e XIX. No sentido em que o programa apela às culturas dos países de língua portuguesa, os textos de viagem seleccionam espaços do Brasil a Angola, Moçambique, Índia e Timor, apresentando e discutindo o encontro de culturas em espaços e cronologias diferentes.
O programa procura dotar os estudantes de competências específicas no encontro da cultura portuguesa com as culturas dos países de língua portuguesa em diferentes cronologias.
1. A «literatura» de viagens no Século XVI e a presença portuguesa no mndo: «encontros» de culturas.
1.1. O «Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia 1497-1499» e a «Carta do achamento do Brasil» de Pero Vaz de Caminha;
1.2.A «Peregrinação» (1614) de Fernão Mendes Pinto: a viagem, o comércio, a evangelização.
1.3. O encontro de culturas: da índia, à Indonésia e ao Japão: o «Tratado das Cousas da China» (1570) de Frei Gaspar da Cruz;
obras e acção de Luis de Fróis no Japão; Francisco de Pina e o Vietnam; escritores portugueses em Timor.
2. Expansão, colonização e evangelização em África, no Oriente e no Brasil: a escravatura como tema.
3.Portugal visto pelos estrangeiros nos sécs XVIII a XXI•
As aulas são leccionadas em regime de seminário, adequando a prática lectiva de comunicação de conteúdos com a existência de partes do seminário em que um problema é posto à discussão depois de previamente preparado. Os estudantes são estimulados a investigarem individualmente vários temas, de modo a que competências de argumentação e estratégias de preparação de um trabalho possam ser amplamente desenvolvidas. Por outro lado, o docente estimula a preparação de temas secundários, para além dos leccionados, que tenham despertado o interesse dos estudantes. A avaliação é feita pela apresentação de um trabalho, pela participação oral e por exame final, deixando aos estudantes opção na escolha de vários temas colocados para desenvolvimento por escrito, onde pode e deve ser incorporada investigação individual.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 62,00 |
Frequência das aulas | 75,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Total: | 162,00 |
75% de presenças nas aulas.
Apresentação/discussão de um trabalho científico: 30%
Exame: 50%
Participação presencial: 20%
Não se aplica
De acordo com as normas em vigor da FLUP.
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
Os seminários serão leccionados em português.