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Teoria do Gosto Literário

Código: EPL041     Sigla: TGLIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Crítica Literária - Português

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EP 12 EP - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LEI 0 Plano Oficial em vigor 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Estudar a função da Sensibilidade na percepção estética do texto literário através do conhecimento histórico e sistemático da Teoria do Gosto.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes compreenderão os fundamentos e a funcionalidade dos critérios de apreciação estética na comunicação literária e interartística, dos pontos de vista individual e universal.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Princípios gerais da teoria estética
1.1. Entendimento e Sensibilidade
1.2. A Estética como “Poética da percepção”
1.3. A Literatura e o sistema das artes

2. Analítica do gosto
2.1. Fisiologia e psicologia do gosto
2.2. O gosto como metáfora estética
2.3. O “juízo de gosto”: Génese e evolução
2.4. Relatividade do gosto e “padrão do gosto”
2.5. Gosto, “bom gosto” e “mau gosto”
2.6. Gosto individual, sociedade e civilização
2.7. A moda: Imitação e originalidade

3. A apreciação das obras literárias e artísticas
3.1. O sistema das categorias estéticas
3.2. Do monismo clássico ao pluralismo moderno
3.3. Belo, feio, grotesco e sublime
3.4. Trágico, cómico, burlesco e Kitsch
3.5. As categorias estéticas e os estilos históricos

Bibliografia Obrigatória

Baumgarten, A. G.; Esthétique, Paris: L’Herne, 1988
Bayer, Raymond; História da Estética, Lisboa: Estampa, 1995
Brillat-Savarin; Fisiologia do Gosto, Lisboa: Via Occidentalis, 2007
Brugère, Fabienne; Le Goût: Art, Passions et Société, Paris: PUF, 2000
Burke, Edmund; Uma Investigação Filosófica acerca da Origem das nossas Ideias do Sublime e do Belo, Lisboa: Edições 70, 2013
Carlos, Luís Adriano; "Crítica do Gosto Literário", in Os mais Belos Poemas Portugueses Escolhidos por Vinte e Cinco Poetas, Vol. 1, Porto: Modo de Ler, 2017. ISBN: 978-989-8364-81-4
Carlos, Luís Adriano; “Fisiologia do Gosto Literário”, introd. a José Emílio-Nelson, A Alegria do Mal, Quasi Edições, 2004
Coelho, Jacinto do Prado; “A Educação do Sentimento Poético”, in A Poesia de Teixeira de Pascoaes seguido de A Educação do Sentimento Poético, Porto: Lello, 1999
Dickie, George; Introdução à Estética, Lisboa: Bizâncio, 2008
Dickie, George; The Century of Taste, Nova Iorque: Oxford University Press, 1996
Dorfles, Gillo; As Oscilações do Gosto: A Arte de hoje entre a Tecnocracia e o Consumismo, Lisboa: Livros Horizonte, 1989
Ferry, Luc; Homo Aestheticus: A Invenção do Gosto na Era Democrática, Coimbra: Almedina, 2003
Genette, Gérard; “L’Appréciation Esthétique”, in L’Oeuvre de l’Art: La Relation Esthétique, Paris: Seuil, 1997
Hartmann, Pierre; Du Sublime (De Boileau à Schiller), Estrasburgo: Presses Universitaires de Strasbourg, 1997
Hume, David; “Do Padrão do Gosto”, in Ensaios Morais, Políticos e Literários, Lisboa: INCM, 2002
Kant, Immanuel; Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: INCM, 1998
Lopes, Óscar; “A Educação do Gosto Literário”, in Uma Arte de Música e Outros Ensaios, Porto: Oficina Musical, 1986
Michaud, Yves; Critères Esthétiques et Jugement de Goût, Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 1999
Michel, Alain; La Parole et la Beauté: Rhétorique et Esthétique dans la Tradition Occidentale, Paris: Albin Michel, 1994
Schiller, Friedrich; Sobre a Educação Estética do Ser Humano numa Série de Cartas e Outros Textos, Lisboa: INCM, 1994
Schiller, Friedrich; Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, Lisboa: INCM, 1997
Souriau, Étienne; Les Catégories Esthétiques, Paris: Centre de Docummentation Universitaire, 1966

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário. | Aulas teórico-práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas. | Sessões restritas de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Artes
Humanidades > Ciências da linguagem
Humanidades > Literatura
Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades > Filosofia > Semiótica
Humanidades
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia da comunicação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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