Temas de Cultura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Língua, Literatura e Estudos Culturais |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objectivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de cultura portuguesa, tendo em conta os programas adoptados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência.
Resultados de aprendizagem e competências
Sensibilização para grandes temas da cultura portuguesa, promovendo o conhecimento do património cultural e da memória coletiva. O programa, que privilegia o estudo dos processos de construção e reconstrução da memória cultural, desde a fixação do mito fundador de Ourique, justificando a reconquista e a expansão, à (re) construção identitária dos séculos XIX-XX, visa dotar os estudantes de competências que facultem a perceção da identidade portuguesa no mundo, adquirindo e sedimentando saberes que suscitem e escorem a relação com a memória coletiva, conhecendo a génese e desenvolvimento de temas fundamentais e estruturantes como a questão do sebastianismo, do Quinto Império e da sua projeção na contemporaneidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
-
Os «mitos» fundacionais: a «construção» do milagre de Ourique .
-
Expansão, evangelização e ideologia «imperial»: textos e contextos.
- A construção da figura de Inês de Castro
- As Crónicas e As Trovas à Morte de Inês de Castro de Garcia de Resende
- O episódio de Os Lusíadas
- Os séculos XVII, XVIII e XIX
- António Patrício, Pedro o Cru
- A desconstrução do mito no século XX
- Herberto Helder, Teorema (Os Passos em Volta)
- Agustina Bessa-Luís, Adivinhas de Pedro e Inês
- O império marítimo português e os messianismos e utopias políticas quinhentistas. Do «Encoberto» ao «Desejado». Sebastianismo e Quinto Imperio (de A. Vieira a F. Pessoa).
- Glória e Miséria das Descobertas
- A figura de D. Sebastião no romance histórico dos séculos XIX e XX
- Fernando Pessoa, Mensagem
- Aquilino Ribeiro, Aventura Maravilhosa
- Agustina Bessa-Luís, O Mosteiro
Bibliografia Obrigatória
GOMES, Rita Costa ; A corte dos reis de Portugal no final da Idade Média, Lisboa, Ed. Difel,, 1995
MATTOSO, José ; A Identidade Nacional, Lisboa, Gradiva, 2001
MARINHO, Maria de Fátima ; Um Poço sem Fundo – Novas Reflexões sobre Literatura e História, Porto, Campo das Letras, 2005
FONSECA, Luís Adão da ; «Política e cultura nas relações luso-castelhanas no século XV», Península, n.º 0 (2003), pp.53-61, 2003
RIBEIRO, Orlando ; Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Lisboa, Sá da Costa, 1991
MARINHO, José ; Nova Interpretação do Sebastianismo e Outros Textos, Lisboa, INCM, 2003
BUESCU, Ana Isabel ; Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (Séculos XV-XVIII), Lisboa, Cosmos, 2000
GIL, José; Portugal, hoje - o medo de existir, Lisboa, Relógio d’Água, 2007
LOURENÇO, Eduardo - O Labirinto da Saudade - Psicanálise mítica do destino português, Lisboa, Publicaç¬ões D.Quixote, 3ªed., 1988
SANTOS, Boaventura de Sousa - Pela Mão de Alice - O Social e o Político na Pós-modernidade, Porto, Edições Afronta¬mento, 1994.
ARAÚJO, Alberto e MALHEIRO, Armando; «Afonso Henriques, o mito fundador e a recorrência mítica», Actas do 2.º Congresso Histórico de Guimarães, 1996, Vol. 3, pp. 319-404. , 1996
BHABHA, Homi - Nation and Narration, London/ New York, Routledge, 1990.
BHABHA, Homi – The Location of Culture, London and New York, Routledge, 1994.
QUADROS, António - Poesia e Filosofia do Mito Sebastianista, Lisboa, Guimarães Editores, 1982.
PIRES, António Machado - D. Sebastião o Encoberto, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian, 2ªed., 1982.
HALL, Stuart – Identdade Cultural na Pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2001.
Observações Bibliográficas
Biblioghrafia mais específica será fornecida na primeira aula
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos e análise de textos em aula.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
90,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame - 90%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.