Código: | CL001 | Sigla: | ADIS |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 26 | CL - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 4 | |
LLC | 8 | LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 3 | - | 6 | 4 |
- Compreender o discurso como meio de auto-construção e de construção do mundo;
- Compreender o discurso como meio de ação sobre o mundo;
- Compreender o discurso como um vestígio das interrelações entre língua e contexto;
- Compreender o discurso como um objeto de estudo analisável segundo metodologias linguísticas específicas;
- Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva.
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do mundo e como meio de ação sobre o mundo;
2. Revelar conhecimentos no campo das diferentes teorias e metodologias da Análise do Discurso;
3. Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso;
4. Reconhecer os modos, géneros e tipos de discurso como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
5. Analisar competentemente diferentes modos de texto (textos orais, escritos, multimodais);
6. Analisar competentemente textos de diferentes géneros e tipos de discurso;
7. Aplicar os conhecimentos apreendidos à produção discursiva, manifestando uma competência comunicativa ampliada;
8. Dominar técnicas de descrição linguística rigorosa.
1. Linguagem, língua e discurso:
1.1 Da Linguística do Sistema à Linguística do Uso. Perspetivação histórica e correntes teóricas da Análise do Discurso;
1.2. Conceito de discurso: dicotomias clássicas;
1.3. Discurso e contexto. O contexto no texto e o texto no contexto;
2. Modos de discurso (discurso oral; discurso escrito; discurso multimodal); tipos de discurso e géneros de texto:
2.1. Análise pragmático-discursiva de textos orais interacionais - contacto com modelos de análise;
2.2. Análise pragmático-discursiva de textos escritos de vários géneros - contacto com modelos de análise;
3. Interdiscursividade; intertextualidade; dialogismo; polifonia e heterogeneidade enunciativa;
4. Modalidade e modalização. A construção discursiva da subjetividade;
5. Argumentação no discurso. Configurações semântico-pragmáticas e argumentativas de certas construções (construções contrastivas, condicionais, concessivas e consecutivas);
6. Análise do discurso assistida por computador: os analisadores gramaticais e sua aplicação à Análise do Discurso.
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se em aulas teóricas (13 T), aulas teórico-práticas (26 TP) e sessões de orientação tutorial (13 OT). Nas aulas T e TP faz-se a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com exercícios. Nas sessões de OT promove-se a análise guiada de discursos autênticos.
Os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis no Sigarra.
Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.
O trabalho de pesquisa baseia-se em leituras teóricas, mas deve conter também uma parte prática de análise pragmático-discursiva de discursos autênticos.
As atividades desenvolvidas nas aulas concentram-se no contacto com as metodologias linguísticas necessárias para uma análise competente dos discursos, tanto interacionais orais como escritos.Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Teste: 60%
Trabalho: 40%
Exame (aplicável a casos especiais): 60%
A aprovação à UC implica frequência obrigatória de 75% das aulas (salvo nos casos previstos por lei) e classificação positiva no teste/exame e no trabalho de pesquisa.
O trabalho de pesquisa é objeto de defesa oral.
A classificação do trabalho de pesquisa resulta de uma média ponderada entre a componente escrita e a defesa oral de cada estudante, podendo, por isso, divergir dentro de um mesmo grupo de trabalho.
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
A componente exame prevê possibilidade de melhoria.
Língua de ensino: Português