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Análise do Discurso

Código: CL001     Sigla: ADIS

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 26 CL - Plano de Estudos 3 - 6 4
LLC 8 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 4
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-02-06.

Campos alterados: Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

- Compreender o discurso como meio de auto-construção e de construção do mundo;

- Compreender o discurso como meio de ação sobre o mundo;

- Compreender o discurso como um vestígio das interrelações entre língua e contexto;

- Compreender o discurso como um objeto de estudo analisável segundo metodologias linguísticas específicas;

- Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:

1. Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do mundo e como meio de ação sobre o mundo;

2. Revelar conhecimentos no campo das diferentes teorias e metodologias da Análise do Discurso;

3. Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso;

4. Reconhecer os modos, géneros e tipos de discurso como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;

5. Analisar competentemente diferentes modos de texto (textos orais, escritos, multimodais);

6. Analisar competentemente textos de diferentes géneros e tipos de discurso;

7. Aplicar os conhecimentos apreendidos à produção discursiva, manifestando uma competência comunicativa ampliada;

8. Dominar técnicas de descrição linguística rigorosa.     

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Linguagem, língua e discurso:
1.1 Da Linguística do Sistema à Linguística do Uso. Perspetivação histórica e correntes teóricas da Análise do Discurso;
1.2. Conceito de discurso: dicotomias clássicas;
1.3. Discurso e contexto. O contexto no texto e o texto no contexto;
2. Modos de discurso (discurso oral; discurso escrito; discurso multimodal); tipos de discurso e géneros de texto:
2.1. Análise pragmático-discursiva de textos orais interacionais - contacto com modelos de análise;
2.2. Análise pragmático-discursiva de textos escritos de vários géneros - contacto com modelos de análise;
3. Interdiscursividade; intertextualidade; dialogismo; polifonia e heterogeneidade enunciativa;
4. Modalidade e modalização. A construção discursiva da subjetividade;
5. Argumentação no discurso. Configurações semântico-pragmáticas e argumentativas de certas construções (construções contrastivas, condicionais, concessivas e consecutivas);
6. Análise do discurso assistida por computador: os analisadores gramaticais e sua aplicação à Análise do Discurso.

Bibliografia Obrigatória

Alexandra Guedes Pinto; Publicidade. ISBN: 972-040117-6
Carla Aurélia Rodrigues de Almeida; A^construção da ordem internacional na rádio. ISBN: 978-972-36-1324-7
Catherine Kerbrat-Orecchioni; L.énonciation de la subjectivité dans le langage
Kerbrat-Orecchioni, Catherine; Análise da Conversação: princípios e métodos., Parábola, 2006
Dominique Maingueneau; L.analyse du discours. ISBN: 2-01-016907-7
Dominique Maingueneau; Dictionnaire d.analyse du discours. ISBN: 2-02-037845-0
Emilia Ribeiro Pedro; Análise crítica do discurso. ISBN: 972-21-1168-X
Gillian Brown; Discourse analysis
Isabel Galhano Rodrigues; Sinais conversacionais de alternância de vez. ISBN: 972-97530-3-2
James Paul Gee; The^Routledge handbook of discourse analysis. ISBN: 978-0-415-55107-6
Jean-Michel Adam; Eléments de linguistique textuelle. ISBN: 2-87009-440-X
Joaquim Fonseca; Estudos de sintaxe-semântica e pragmática do português. ISBN: 972-0-40111-7
Joaquim Fonseca; Pragmática linguística. ISBN: 972-0-40115-X
Joaquim Fonseca; A^organização e o funcionamento dos discursos. ISBN: 972-0-40118-4
Joaquim Fonseca; Linguística e texto/discurso. ISBN: 972-566-188-5
Teun Adrianus van Dijk; Handbook of discourse analysis. ISBN: 0-12-712001-7

Observações Bibliográficas

As referências remetem, quase na sua totalidade, para obras existentes na Biblioteca da FLUP ou do CLUP. Os registos correspondem a registos automáticos importados do sistema de informação.
Referências bibliográficas adicionais serão dadas durante as aulas.
Outros materiais de apoio estão disponíveis na plataforma Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se em aulas teóricas (13 T), aulas teórico-práticas (26 TP) e sessões de orientação tutorial (13 OT). Nas aulas T e TP faz-se a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com exercícios. Nas sessões de OT promove-se a análise guiada de discursos autênticos.
Os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis no Sigarra.

Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.

O trabalho de pesquisa baseia-se em leituras teóricas, mas deve conter também uma parte prática de análise pragmático-discursiva de discursos autênticos.

As atividades desenvolvidas nas aulas concentram-se no contacto com as metodologias linguísticas necessárias para uma análise competente dos discursos, tanto interacionais orais como escritos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas, salvo nos casos previstos por lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 60%
Trabalho: 40%
Exame (aplicável a casos especiais): 60%

A aprovação à UC implica frequência obrigatória de 75% das aulas (salvo nos casos previstos por lei) e classificação positiva no teste/exame e no trabalho de pesquisa.

O trabalho de pesquisa é objeto de defesa oral.
A classificação do trabalho de pesquisa resulta de uma média ponderada entre a componente escrita e a defesa oral de cada estudante, podendo, por isso, divergir dentro de um mesmo grupo de trabalho.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Trabalho de estágio/projeto

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP. 

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP. 

A componente exame prevê possibilidade de melhoria.

Observações

Língua de ensino: Português

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