Linguística Românica
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
25 |
CL - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em duas áreas: por um lado o estudo da variação linguística com a sua aplicação ao domínio da linguística românica e por outro uma integração específica do Português no âmbito das línguas românicas.
Pretende-se que os estudantes adquiram capacidade para dominar conhecimentos na área da variação linguística com a sua aplicação ao domínio da linguística românica.
E que desenvolvam a capacidade para integrar específicamente o Português no âmbito das línguas a que historicamente está ligado.
Resultados de aprendizagem e competências
A transmissão de conhecimentos sobre as primeiras conceções da linguística histórica em aula teórica facultam aos alunos simultaneamente conhecimentos sobre a metodologia da linguística da variação e sobre os primórdios da investigação em linguística românica. Nas aulas teórico-práticas será feita por um lado uma análise de fontes documentais com levantamento de caraterísticas tipológicas e uma pesquisa da distribuição do domínio das línguas em estudo através da análise de cartas dialetológicas. Pela observação de textos das diferentes línguas românicas de diversos períodos, os alunos apercebem-se de aspetos da continuidade e da divergência no seio das línguas românicas.E torna-se bastante intuitiva a noção da tipologia destas línguas. Adquirem assim conhecimentos na área da variação linguística, na área da linguística românica e especificamente desenvolvem a capacidade de integrar o Português no âmbito das línguas às quais está historicamente ligado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução: Referência às correntes da linguística histórica: A linguística comparativa e histórica e os primórdios da Linguística Românica. Objeto e método: O conceito de România e de românico. As primeiras tipologias das línguas românicas.
Do Latim às línguas românicas: Variação linguística e mudança. Caraterização pragmática, sociolinguística e linguística do latim vulgar (traços fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais)
A Romanização e a formação da România: Correntes da romanização. Substratos e superstratos. Fronteiras da România: România ocidental e oriental; România central e periférica.
Tipologia das línguas ocidentais: Galorromânia e Iberorromânia. Fragmentação da Península Ibérica - romanço setentrional e moçárabe. A individualidade linguística do Noroeste. Latim e romance: os documentos latino-portugueses. A ordem das palavras e a estrutura da frase nas línguas românicas: uma perspetivação histórica.
Da unidade à diversidade - pontos de contacto e de divergência.
Bibliografia Obrigatória
Agard, F.B. ; Course in Romance Linguistics. Vol 2: A Diachronic View., Washington DC: Georgetown UP., 1984
Barbato, M.; La metaphonie romane occidentale, Revue de linguistique romane, nº307/308, Strasbourg , SLR , 2013
Castro, I. ; Introdução à História do Português, , Lisboa: Colibri, 2006
Ilari, Rodolfo; Lingüística Românica, Contexto, 1999. ISBN: ISBN: 978-85-520-0035-8
Klinkenberg, J.; Des langues romanes: introduction aux études de linguistique romane, Bruxelles: Duculot, 1999
Martins, A M. ; From unity to diversity in Romance syntax. Portuguese and Spanish. Aspects of Multilingualism in Language History., Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins., 2003
Pöckl, W., Rainer, F., Pöll, B. ; Introducción a la Lingüística Románica. , Madrid: Gredos, 2004
Salvi, G. ; La formazione della struttura di frase romanze. Ordine delle parole e clitici dal latino alle lingue romanze antiche, Tübingen: Niemeyer, 2004
Szijj, Ildikó; Verbos y tipos morfológicos: ¿a qué conjugación fueron a parar los verbos latinos?, , Rainer, F., Russo, M., Sánchez Miret, F.(éd.) Actes du XXVIIe CILFR, Section 3, 2016
Wright, Roger; Late Latin and Early Romance, Liverpool: LUP., 1982
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia. Aulas teórico-práticas: Análise de textos de diversas línguas românicas, com levantamento das caraterísticas linguísticas e subsequente estabelecimento de uma tipologia das línguas.
Análise de artigos; elaboração ou apresentação e discussão de trabalhos de grupo. Elaboração de mapas mentais e seu confronto com cartas diletológicas, o que permite clara perspetivação do domínio geográfico das línguas em estudo, quer no período da sua génese quer no período moderno e contemporâneo..
Nas aulas de orientação serão feitas exposições/explicações com discussão e participação dos alunos. A avaliação distribuída consiste na elaboração de um trabalho escrito sobre um ponto do programa, escolhido pelo aluno, de que pode também ser feita uma apresentação oral em aula. Realiza-se também de uma prova escrita de exame final.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas
Humanidades > Ciências da linguagem
Humanidades
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
58,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor na FLUP. Presença nas aulas. Realização das provas (ou trabalhos) da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
30% avaliação distribuída; 70% exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
Realização das provas (ou trabalhos) da avaliação distribuída.
Melhoria de classificação
Apenas o exame é objeto de recurso ou melhoria.