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Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I

Código: CL026     Sigla: TCOE1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística - Português

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 28 CL - Plano de Estudos 1 - 6 -
LA 93 LA - Plano de Estudos 1 - 6 -
LLC 138 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 -
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 1 - 6 -
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 1 - 6 -
LRI 91 LRI - Plano de Estudos 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes devem conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: e devem refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna.
Os estudantes devem ter desenvolvido as suas competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais.
Os estudantes devem ter adquirido técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuarem eficazmente nas mais variadas situações de uso.

Resultados de aprendizagem e competências

A análise das componentes do ato comunicativo permite que os alunos adquiram uma maior capacidade de elaboração e de adequação do seu discurso.
O estudo do modo de expressão oral , com trabalhos práticos sobre formas de comunicação como a apresentação/exposição e o debate facilita o domínio do próprio discurso. O trabalho com formas de discurso escrito como a síntese, o resumo, o comentário, e a recensão crítica, reforça a competência de produção e o domínio das etapas da planificação, textualização e revisão.
A análise dos aspetos da estruturação textual, como a coesão e a coerência, conduz a uma melhor apreensão dos textos e desperta a sensibilidade a aspetos da heterogeneidade composicional e da polifonia do discurso,reforçando igualmente a competência de produção. O estudo teórico e prático realizado sobre a comunicação e a construção textual envolve a aquisição de técnicas de comunicação escrita e oral e desenvolve as competências discursivas, pragmáticas e socioculturais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Programa

Comunicação: Ato comunicativo - ato interativo. Componentes do ato comunicativo. Comunicação interlocutiva e monolocutiva
Expressão oral: Especificidade do modo oral. Discurso espontâneo e discurso preparado. Algumas técnicas de comunicação oral: o relato; a apresentação/exposição; o debate.
Expressão escrita: planificação; textualização; revisão.
Princípios constitutivos do texto: a textualidade - coesão, conexão, coerência.
Os géneros discursivos. A heterogeneidade composicional dos textos. Polifonia. Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa
A enunciação na língua; modalização do discurso.
Variação diatópica, diastrática e diafásica. A adequação dos registos e variedades de língua às diferentes situações de interação verbal.
A estruturação sintática dos enunciados: a elaboração de textos – a frase complexa. Expressão escrita e pontuação.
Enriquecimento do léxico adequado à produção do discurso nas diferentes situações de comunicação escrita e oral.

Bibliografia Obrigatória

Adam, Jean-Michel; Linguistique textuelle. Des gentes de discours aux textes, Paris: Nathan, 1999. ISBN: 2-09-190840-1
Adam, Jean-Michel; Éléments de Linguistique Textuelle, Liège, Mardaga, 1990. ISBN: 2-87009-440-X
Cintra, L. e Cunha, C.; Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Sá da Costa, 1984
Figueiredo, O. e Figueiredo, E.; Dicionário Prático para o Estudo do Português, Porto: Asa , 2003
Mateus, M.H.M. et al.; Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 2003. ISBN: 972-21-0445-4 (5ªed. revista e aumentada)
Vilela, M.; Gramática da Língua Portuguesa, Coimbra: Almedina, 2002
Fiske, J. ; Introdução ao estudo da comunicação, Porto: Asa , 1999
Bassolds, M. & Torrent, A.; Modelos textuales: teoria y práctica, Vic: Eumo Editorial, 1997
Duarte, I.; Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise, Universidade Aberta, Lisboa, 2000. ISBN: ISBN: 9789726742975
Mateus, M.H.; Cardeira, E.; Norma e Variação, Caminho, 2007. ISBN: ISBN 9789722119535
Marcuschi, L.A.; Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão, Parábola Editorial, São Paulo, 2008
Bronckart, J.P. ; Atividade de linguagem, textos e discursos, EDUC São Paulo (Trad.), 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para desenvolver a competência de produção e de interpretação de discursos escritos e orais, as aulas serão centradas nos alunos tentando estimular a produção individual, o espírito crítico e a resolução de problemas. Os alunos preparam, em pequenos grupos de trabalho, discursos orais como exposições, apresentações, discussões e debates posteriormente realizados em plenário. São também elaborados em aula textos escritos como sínteses, resumos, comentários, e ainda cartas e mensagens eletrónicas de tipologia variada com diferentes parâmetros de interação verbal.
Haverá tentativas de favorecer a pesquisa individual, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Nas aulas de orientação da realização de trabalhos escritos haverá a realização de uma recensão crítica que poderá constituir posteriormente um trabalho individual integrado na avaliação distribuída. Esta avaliação consistirá na realização de um trabalho individual sobre um ponto do programa escolhido por cada aluno. Poderá haver apresentação oral do trabalho. A avaliação inclui ainda a prova de exame final

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei. Nota positiva no exame final e na avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A combinar com os alunos no início do semestre tendo em conta as normas em vigor na FLUP

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Trabalho de estágio/projeto

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

Apenas o exame é objeto de recurso ou melhoria.

Observações

Língua de ensino: Português

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