Pré-História I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
56 |
ARQU - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
- Conhecer os objectivos da Arqueologia pré-histórica enquanto área de conhecimento.
- Compreender as principais etapas da evolução da Humanidade do ponto de vista biológico e cultural.
- Compreender as diferentes estratégias de subsistência, os sistemas de organização social, as formas de ocupação e organização do espaço, e a evolução das técnicas durante o Plistocénico (Pré-história Antiga).
- Avaliar a importância dos testemunhos arqueológicos, conhecer a sua variabilidade regional, bem como o seu significado cronológico e cultural.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que o discente domine as principais problemáticas tratadas no âmbito da Pré-história enquanto área científica.
Uma vez que esta unidade curricular é lecionada no contexto da licenciatura em Arqueologia, o discente deverá ser capaz de reconhecer e enquadrar cronologicamente os testemunhos arqueológicos pré-históricos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
0. Introdução: Génese e desenvolvimento dos estudos pré-históricos na Europa.
1. O Quaternário: estabelecimento do quadro paleoambiental e definição de uma cronologia da Pré-história.
2. A Origem do Homem: A evolução dos Primatas – uma síntese. Do aparecimento dos primeiros hominínios à emergência do
Homo Sapiens Sapiens.
3. O Paleolítico: A evolução da sociedade, das estratégias de subsistência e das técnicas no contexto das primeiras comunidades Humanas. As mais antigas sepulturas e as primeiras manifestações artísticas.
Bibliografia Obrigatória
ARSUAGA, J. L.; MARTÍNEZ, I.; La especie elegida. La larga marcha de la evolución humana, 1998. ISBN: 84-7880-909-0
BERMÚDEZ DE CASTRO, J. M; El Chico de la Gran Dolina, 2009. ISBN: 978-84-7423-927-0
CUNHA, E.; Como nos tornámos Humanos, 2010. ISBN: 978-989-26-0079-6
FINLAYSON, C.; The humans who went extinct, 2009. ISBN: 978-0-19-923919-1
FOLEY, R.; Humanos antes da Humanidade, 1995. ISBN: 972-695-427-4
HUBLIN, Jean-Jacques; Quand d'autres hommes peuplaient la Terra, 2007. ISBN: 978-2-0812-0584-0
JORDAN, P.; O Homem Primitivo, 2001. ISBN: 972-759-190-6
OTTE, M.; Le Paléolithique inferior et moyen en Europe, 1996. ISBN: 2-200-01389-2
STANFORD, C. B.; Os Símios Caçadores. Alimentação Carnívora e Origens do Comportamento Humano, 2000. ISBN: 972-53-0078-5
STRINGER, C.; The Origin of Our Species, 2012. ISBN: 978-0-141-03720-2
STRINGER, C.; ANDREWS, P.; La evolución humana, 2005. ISBN: 978-84-460-2332-6
STRINGER, C.; GAMBLE, C.; En Busca de los Neandertales, 1996. ISBN: 84-7423-703-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas baseadas sobretudo na exposição dos conteúdos programáticos, utilizando-se paralelamente diversos recursos didácticos (audiovisuais, bibliográficos, materiais arqueológicos, etc.).
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
10,00 |
Trabalho escrito |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
101,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
É obrigatória a frequência de 75% das aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde ao somatório da nota obtida no trabalho escrito com a do exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de um trabalho a partir de temas indicados pelo professor + exame final.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação implica a repetição dos dois elementos de avaliação (i.e. trabalho e exame final) na época prevista para a melhoria de nota.