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História da Cultura na Época Contemporânea

Código: HISTO083     Sigla: HCEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 64 HISTO - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 4 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Sensibilizar os discentes para os movimentos culturais mais relevantes da contemporaneidade ocidental. Compreender e interpretar as principais manifestações culturais e vectores mentais da época contemporânea. Identificar os principais movimentos ideológicos e culturais da sociedade portuguesa desde o advento do Liberalismo ao fim do "Estado Novo".

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio de conceitos relativos à História da Cultura na Época Contemporânea e estabelecimento de nexos entre eles. Orientar estratégias autónomas de aprendizagem e desenvolver capacidades de interpretação e análise crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Apresentação da disciplina: metodologias de ensino, modalidades e critérios de avaliação, fontes e bibliografia. 2. Das Luzes e o seu pensamento crítico ao Romantismo como revolução cultural – mudança do paradigma cultural na Europa e em Portugal. 3. Movimentos culturais da 2ª metade de Oitocentos e a relação filosofia/arte/ciência. 4. Positivismo e Republicanismo em Portugal. 5. Decadentismo e Cultura “fin-de-siècle” no mundo ocidental. 6. O período de entre guerras – transformações culturais, ideológicas e comportamentais. 7. A Cultura em Portugal no período da 1.ª República – mudança e diversidade. 8. A Cultura em Portugal no Estado Novo – da Política Cultural à resistência cultural.

Bibliografia Obrigatória

BAUMER, Franklin L. ; O Pensamento Europeu Moderno, vol. 2 , Edições 70, 1990
CALAFATE, Pedro (org.) ; Portugal como Problema, vols. III e IV, Público/Fundação Luso-Americana, 2006
FRANÇA, José-Augusto; O Romantismo em Portugal, Livros Horizonte, 1993
MATTOSO, José (dir.); História de Portugal, vols. 5 a 8, Círculo de Leitores, 1993-1994
MELO, Daniel ; Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958), ICS da UL, 2001
Ó, Jorge Ramos do ; Os Anos de Ferro: o dispositivo cultural durante a "Política do Espírito" 1933-1949, Estampa, 1999
REIS, António (dir.) ; Portugal Contemporâneo, 6 vols., Alfa, 1990-1992
RIOUX, Jean-Pierre ; Le temps des masses: le vingtième siècle, Seuil, 1998
WATSON, Peter ; Historia Intelectual del siglo XX, Editorial Crítica, 2002. ISBN: 84-8432-310-2

Observações Bibliográficas

Additional literature will be provided throughout the semester.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas T-P: Ensino teórico-prático, com vertente maioritariamente expositiva. Aulas O-T: Abordagem problematizante dos conteúdos da disciplina a partir da promoção de debates participados pelos alunos, com base em suportes documentais; discussão de bibliografia, promoção do estudo autónomo do discente.

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O cumprimento da assiduidade não está incluído nos métodos de avaliação (Regulamento de Avaliação da FLUP, artigo 9.º, ponto 1.)

Fórmula de cálculo da classificação final

EF - Exame Final (100%)

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor.

Observações

Excecionalmente em 2021 - 2º semestre - devido à pandemia a avaliação tem as seguintes opções: 

1.Distribuída sem exame final: realização de dois trabalhos – um a apresentar em finais de abril de 2021 e outro até 22 de maio de 2021.

O primeiro assumirá a forma de uma recensão de uma obra, biografia de um autor/artística…, análise de um filme ou documentário, … ou outro tema a combinar com o docente até 5 de março de 2021. Será individual e terá uma dimensão próxima das 10 páginas.

Critérios: conteúdo cientificamente correto; justificação da escolha; relevância para a cultura contemporânea. Entregue ou suporte papel ou via digital até 30 de abril. Valerá 40% da classificação final.

O segundo pode ser realizado por dois estudantes (no máximo), sobre um tema acordado com o docente até 12 de março de 2021. Poderá ser apresentado à turma e/ou ao docente, em data a acordar (dentro do tempo letivo da UC ou no período relativo aos exames da época normal). No caso de não querer(em) apresentar, o docente pode considerar necessário a realização de uma apresentação específica ou uma conversa oral com o(s) autor(es).

Critérios: conteúdo cientificamente correto; justificação da escolha; relevância para a cultura contemporânea, rigor metodológico. Colocado no Moodle na pasta respetiva até 30 de maio. Valerá 60% da classificação final.

2.Exame final presencial: no caso desta opção, haverá um exame escrito, composto por 4 questões para responderem a três. Critérios: conteúdo cientificamente correto, evidências de leituras diversificadas, linguagem rigorosa. Valerá 100% da classificação final.

A opção será realizada através do preenchimento de um inquérito em Google Forms cujo link está no Sumário da Aula 1.

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