Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FCAPP01

Curso de Atualização para Professores de Portugues como Língua Estrangeira

Código: FCAPP01     Sigla: FCAPP01

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Formação de professores de áreas disciplinares específicas

Ocorrência: 2019/2020 - A (de 13-07-2020 a 24-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Professores de Português como Língua Estrangeira - Curso de Atualização

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FCAPP 28 Plano do Curso 1 - 3 32 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-06-02.

Campos alterados: Objetivos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Modo de trabalho, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos do curso são:

- Refletir sobre áreas linguísticas críticas dos aprendentes de português língua não materna;

- Percecionar a língua como meio de interação social e da identidade dos indivíduos nas suas interações e relações com o meio;

- Conhecer a atualidade cultural e social portuguesa;

- Conhecer os documentos reguladores do domínio disciplinar em questão;

- Familiarizar os formandos com técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da atividade docente de português como língua não materna.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, os formandos devem ser capazes de:

- aprofundar os seus conhecimentos científicos;

- selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, fases e ritmos de aprendizagem dos alunos;

- avaliar criticamente materiais didáticos e planificações de atividades;

- produzir material didático e planificar atividades;

- redigir um relatório final para tratamento teórico-prático de um tópico relacionado com um dos módulos do curso.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Será dada preferência na seleção de candidatos a:

- Professores de Português como língua estrangeira que desejem atualizar a sua atividade profissional no ensino do Português como Língua Estrangeira;

- Professores de Português como língua materna que desejem formar-se no ensino do Português como língua estrangeira/língua segunda.

Programa

Os tópicos propostos concentram-se globalmente nos seguintes domínios:

- Tipologias discursivas distintas, com relevância para as questões relacionadas com o discurso oral (processos e estratégias verbais e não verbais, entre outros), escrito (tipos de textos, géneros discursivos, registos de língua, entre outros); e dos mass media (conteúdos culturais e práticas sociais);

- Diversos níveis de análise linguística: léxico-fraseológico (sistema combinatório, estruturas idiomáticas, sistema de relações); sintático (orações relativas, infinitivo flexionado); semântico (tempo e aspeto); fonológico (aspetos básicos de fonética articulatória e combinatória do Português, distinções fonético-fonológicas mais particulares em Português, norma e variedades da língua);

- Relevância de fatores de natureza política, cultural, social, histórica;

- Temas de Literatura e Cultura;

- Metodologias didáticas.

Bibliografia Obrigatória

Council of Europe; Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessing, Council of Europe, 2018 (https://rm.coe.int/cefr-companion-volume-with-new-descriptors-2018/1680787989)
Grosso, Maria José; Soares, António; Sousa, Fernanda de & Pascoal, José; QuaREPE – Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro, ME/DGIDC, 2011
Conselho da Europa; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Asa, 2001

Bibliografia Complementar

Freitas, Maria João; Santos, Ana Lúcia (eds.); A aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português, Language Science Press, 2017
Bizarro, Rosa; Moreira, Maria Alfredo & Flores, Cristina (eds.); Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, Lidel, 2013
Pinto, M. G. (dir.); Linguarum Arena: Revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas da Universidade do Porto, FLUP (Desde 2010)
Brito, Ana Maria (dir.) ; Linguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, FLUP/CLUP (Desde 2006)

Observações Bibliográficas

Bibliografia relativa a cada um dos módulos será fornecida ao longo das sessões pelo respetivo professor.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso está organizado seguindo duas estratégias metodológicas complementares. Primeiro, os conteúdos programáticos são apresentados pelo docente, de forma síncrona e/ou assíncrona, articulando a exposição com diversas técnicas do método ativo.
Todos os módulos têm pelo menos uma sessão síncrona, com vertente prática.

 

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas > Português

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 29,00
Frequência das aulas 32,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A frequência mínima é de 75% de presenças nas aulas síncronas do curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação será traduzida numa escala de 1 a  20 valores.

A classificação resulta da realização de um relatório individual final, num dos 10 módulos - 100%. 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Melhoria de classificação

Não se aplica.
Recomendar Página Voltar ao Topo