Código: | FCAPP01 | Sigla: | FCAPP01 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Formação de professores de áreas disciplinares específicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Professores de Português como Língua Estrangeira - Curso de Atualização |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FCAPP | 28 | Plano do Curso | 1 | - | 3 | 32 | 81 |
Os principais objetivos do curso são:
- Refletir sobre áreas linguísticas críticas dos aprendentes de português língua não materna;
- Percecionar a língua como meio de interação social e da identidade dos indivíduos nas suas interações e relações com o meio;
- Conhecer a atualidade cultural e social portuguesa;
- Conhecer os documentos reguladores do domínio disciplinar em questão;
- Familiarizar os formandos com técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da atividade docente de português como língua não materna.
No final do curso, os formandos devem ser capazes de:
- aprofundar os seus conhecimentos científicos;
- selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, fases e ritmos de aprendizagem dos alunos;
- avaliar criticamente materiais didáticos e planificações de atividades;
- produzir material didático e planificar atividades;
- redigir um relatório final para tratamento teórico-prático de um tópico relacionado com um dos módulos do curso.
Será dada preferência na seleção de candidatos a:
- Professores de Português como língua estrangeira que desejem atualizar a sua atividade profissional no ensino do Português como Língua Estrangeira;
- Professores de Português como língua materna que desejem formar-se no ensino do Português como língua estrangeira/língua segunda.
Os tópicos propostos concentram-se globalmente nos seguintes domínios:
- Tipologias discursivas distintas, com relevância para as questões relacionadas com o discurso oral (processos e estratégias verbais e não verbais, entre outros), escrito (tipos de textos, géneros discursivos, registos de língua, entre outros); e dos mass media (conteúdos culturais e práticas sociais);
- Diversos níveis de análise linguística: léxico-fraseológico (sistema combinatório, estruturas idiomáticas, sistema de relações); sintático (orações relativas, infinitivo flexionado); semântico (tempo e aspeto); fonológico (aspetos básicos de fonética articulatória e combinatória do Português, distinções fonético-fonológicas mais particulares em Português, norma e variedades da língua);
- Relevância de fatores de natureza política, cultural, social, histórica;
- Temas de Literatura e Cultura;
- Metodologias didáticas.
O curso está organizado seguindo duas estratégias metodológicas complementares. Primeiro, os conteúdos programáticos são apresentados pelo docente, de forma síncrona e/ou assíncrona, articulando a exposição com diversas técnicas do método ativo.
Todos os módulos têm pelo menos uma sessão síncrona, com vertente prática.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 29,00 |
Frequência das aulas | 32,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 81,00 |
A frequência mínima é de 75% de presenças nas aulas síncronas do curso.
A classificação será traduzida numa escala de 1 a 20 valores.
A classificação resulta da realização de um relatório individual final, num dos 10 módulos - 100%.