Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura Portuguesa |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de molde a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de competências na área da literatura portuguesa, procurando conciliar a visão cronológica, no sentido de solidificar o conhecimento da tradição literária portuguesa, sedimentando a «memória», com o aprofundamento de alguns temas criteriosamente escolhidos, estimulando o interesse dos estudantes pela reflexão teórica. Assumindo que a formação de professores deve procurar a articulação entre os saberes na área científica em causa e a problematização de questões transversais – o «cânone», a noção de «clássico» – o programa selecciona temas, obras e autores cujo estudo permite considerar, privilegiando um prisma de análise, outros autores e outros textos cronologicamente anteriores ou posteriores, facultando uma visão integrada e segura da literatura portuguesa até à contemporaneidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
I
1. A renovação das práticas estéticas no século XVI:
1.1.Bernardim Ribeiro e a ficção sentimental: «exercícios de dizer» a paixão amorosa. Tradição e renovação nas práticas literárias do século XVI 1.2. De Gil Vicente a Sá de Miranda: auto, farsa e comédia renascentista 1.3. Camões: «Rimas» - do petrarquismo ao neoplatonismo; «Os Lusíadas» e a épica no Renascimento: da história ao mito.
1.4. A viagem no Renascimento: A Peregrinação (1614) de Fernão Mendes Pinto e a «História Tragico- Marítima».
2. Arte/engenho no Barroco e Neoclassicismo: da «locução artificiosa» à «frase pura»
2.1. O «artifício» e a «metáfora» como figura da «transfiguração» na prosa e na poesia barrocas (Pde António Vieira e D. Francisco M. de Melo) 2.2. «Verdade» e «bom gosto»: Arcádia Lusitana (1756)-teorização e prática.
II - Leituras da poesia nos séculos XIX e XX:
1. Cesário Verde: o poema como visão e alucinação
2. Camilo Pessanha e a renúncia à ação
3. Fernando Pessoa: da heteronímia como sistema
4. Herberto Helder e o regresso às magias.
Bibliografia Obrigatória
ALEXANDRE, António Franco; Poemas, Assírio & Alvim, 1996. ISBN: 978-972-37-0396-2
Garrett, Almeida; Viagens na Minha Terra, INCM, 2010. ISBN: 9789722716697
Jorge, Luiza Neto, 1939-1989;
Poesia 1960-1989. ISBN: 972-37-0352-1
Pessoa, Fernando, 1888-1935;
Livro do desassossego. ISBN: 972-37-0476-5
Pessoa, Fernando, 1888-1935;
Mensagem. ISBN: 84-88344-04-X
Pessoa, Fernando; Ficções do interlúdio, Assírio & Alvim, 1998
Pizarro, Jerónimo (org.); Sensacionismo e outros ismos, Obras de Fernando Pessoa, X, INCM, 2009
QUEIRÓS, José Maria Eça de; A cidade e as serras, Livros do Brasil, 2014. ISBN: 978-989-711-021-4
Verde, Cesário;
Obra Completa de Cesário Verde
Castro Anibal Pinto de; Os códigos poéticos em Portugal do Renascimento ao Barroco. Seus fundamentos. Seus conteúdos. Sua evolução., Revista da Universidade de Coimbra, 31 (1985), pp 505-531, Revista da Universidade de Coimbra, 31, 1985
Egido Aurora; De la mano di Artemia. Literatura, emblemática, Mnemotecnia y arte en el siglo de Oro, José J. de Olañeta, editor y Universitat de les Illes Balears, 2004
Pires, Maria Lucília Gonçalves; Xadrez de palavras. Estudos de literatura barroca, Cosmos, 1996. ISBN: 9789728081966
Silva, Vítor Aguiar e; Camões: Labirintos e Fascínios, Cotovia, 1994. ISBN: 9789728082376
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e, 1939-;
A^lira dourada e a tuba canora. ISBN: 978-972-795-234-2
Battistini, Andrea;
Il^barocco. ISBN: 88-8402-316-5
AAVV; Petrarca e il petrarchismo un'ideologia della letteratura , Bulzoni, 2006
Bibliografia Complementar
Baptista, Abel Barros 340;
A^cidade e as serras. ISBN: 972-8115-76-8
Diogo, Américo António Lindeza; Política & Polidez - Estética em Viagens na Minha Terra, Angelus Novus, 2000
Diogo, Américo António Lindeza;
Modernismos, pós-modernismos, anacronismos. ISBN: 972-9170-98-3
Kolocotroni, Vassiliki et alii (org.); Modernism An anthology of Sources and Documents, Edinburgh University Press, 2007
Martins, Fernando Cabral 340;
Dicionário de Fernando Pessoa e do modernismo português. ISBN: 978-972-21-1985-6
Buescu, Helena Carvalhão, 1956- 070;
Dicionário do romantismo literário português. ISBN: 972-21-1101-9
Silva, Vítor Aguiar e (dir. de ); Dicionário de Luís de Camões, Caminho, 2011. ISBN: 9789722121460
Observações Bibliográficas
As obras indicadas na bibliografia activa não são necessariamente de leitura integral. Os estudantes receberão indicações a este respeito no incício do ano lectivo, juntamente com uma bibliografia classificada.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Lecionadas em regime de seminário, as aulas procuram combinar a prática letiva de transmissão de conteúdos com a existência de sessões em que uma questão teórica organiza o debate, previamente preparado pela leitura da bibliografia aconselhada. Embora o excessivo número de estudantes presente nas sessões dificulte as estratégias de ensino/aprendizagem, procura estimular-se a investigação individual de vários temas, de modo a que competências de argumentação e formas de preparação de um trabalho possam ser amplamente desenvolvidas. Por outro lado, os docentes procuram acompanhar o estudo de temas secundários, para além dos lecionados, que possam, eventualmente, ter despertado o interesse dos estudantes e para os quais se fornece bibliografia específica, disponível nos «Documentos» desta UC, de modo a que fiquem apetrechados para preparar programas novos ou adaptar à docência, de forma inovadora, conteúdos já conhecidos.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades > Literatura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
70,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
54,00 |
Estudo autónomo |
52,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
70%+30%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação em vigor
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação em vigor.