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Didática do Português como Língua Segunda

Código: MEP004     Sigla: DPLS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 6 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos
 
1. Desenvolvimento da consciência deontológica que há de orientar a futura vida profissional do estudante.
2. Reforço, no estudante, da consciência do valor formativo do ensino-aprendizagem do Português Língua Segunda, na dupla vertente instrumental e cultural.
3. Desenvolvimento, no estudante, da apetência pela formação ao longo da vida, bem como pela autoformação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional docente.
4. Aquisição de um quadro teórico-metodológico específico da Didatologia / Didática da Língua Segunda, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino-aprendizagem do Português Língua Segunda.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes, no final do semestre, tenham adquirido noções básicas relativas às temáticas. Espera-se ainda que tenham adquirido conhecimentos, ferramentas e sesibilidade que lhes permita dar aulas de Português Língua Segunda, caso, no futuro, seja necessário, em contexto laboral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa
1. O papel e o perfil do professor.
2. A diversidade do público aprendente.
3. Os objetos e as finalidades do ensino e da aprendizagem em Português Língua Segunda.
4. Como ensinar-aprender: dos métodos aos recursos tecnológicos.

Bibliografia Obrigatória

Bizarro, Rosa 340; Português língua não materna. ISBN: 978-972-757-928-0
Bizarro, Rosa e & Braga, Fátima; Da(s) cultura(s) de ensino ao ensino da(s) cultura(s) na aula de Língua Estrangeira , 2005

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.

Recommended reading will be indicated throughout the course according to students’ needs.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico-práticas. Método ativo-cooperativo onde a constante seja uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial (por dedução e indução) e nas competências reflexivas desenvolvidas, por parte dos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino de línguas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 132,00
Total: 132,00

Obtenção de frequência


Realização de exame final e de um trabalho prático.

Fórmula de cálculo da classificação final

Qualificação do exame final 60% e qualificação do trabalho prático (40%).

Provas e trabalhos especiais

A definir com os estudantes.

Melhoria de classificação

A definir com os estudantes.

Observações

Ajustes à avaliação
Exame de consulta: 40%; Apresentação oral final preparada durante o semestre: 60%
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