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Economia Internacional

Código: LRI004     Sigla: ECOINT

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 78 LRI - Plano de Estudos 2 - 6 4 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais; conhecer os argumentos económicos a favor do livre comércio e do protecionismo.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio dos conceitos teóricos. Desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise crítica de informação estatística sobre relações económicas internacionais. Desenvolvimento da capacidade de comunicação, oral e escrita, dos conhecimentos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existe pré-requisito formal. No entanto, assume-se que os Estudantes têm conhecimentos introdutórios de Economia - ao nível, por exemplo, de Introdução à Economia (LRI010) ou Economia (SOCI009).

Programa

I – Introdução

  1. O Comércio internacional e a Ciência Económica
  2. Evolução da economia mundial
  3. Indicadores de comércio externo

 

II - Política Comercial Externa

  1. Instrumentos de política comercial externa
  2. Argumentos a favor do livre comércio e do protecionismo
  3. A Organização Mundial do Comércio (OMC).
  4. Integração Económica

 

III - Teorias do Comércio Internacional

  1. Teoria Clássica do Comércio Internacional
  2. Teoria Neoclássica do Comércio Internacional
  3. Novas teorias dos determinantes das trocas

 

IV – Outros Tópicos

Bibliografia Obrigatória

Krugman, P., M. Obstfeld e M. Melitz ; International Economics: Theory and Policy, Global Edition, 11ª edição, Pearson Higher Education, 2018

Bibliografia Complementar

Appleyard, D. e A. Field ; International Economics, 9ª edição, McGraw-Hill Education, 2017
Feenstra, R. C. e A. M. Taylor ; International Trade, 4ª edição, Worth Publishers, 2016
Salvatore, D.; International Economics, 12ª edição, Wiley, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teórico-práticas (TP) e sessões de orientação tutorial (OT).

Nas aulas TP é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a apresentação de exemplos e estudos de caso, muitos dos quais baseados nas realidades Portuguesa e Europeia.

Nas sessões de OT fazem-se exercícios sobre os tópicos lecionados e promove-se uma discussão sobre diversos acontecimentos internacionais, incentivando-se a participação dos Estudantes.

Os estudantes têm também ao seu dispor sessões de atendimento particular, que se realizam fora do espaço de aula, onde podem esclarecer eventuais dúvidas sobre as matérias lecionadas. Todos os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma SIGARRA.

A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída com exame final. A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes de OT (30%) e de exame final (70%).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia internacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 15,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 77,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito 33,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e na componente OT. Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado do exame final tem uma ponderação de 70% na classificação final. A restante parte (30%) corresponde à avaliação da componente OT (trabalho e teste). A classificação mínima de ambas as componentes é de 8 valores. É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final (70%) e da componente OT (30%). Apenas a componente de exame final pode ser objeto de melhoria. A componente de OT não é passível de recurso.

Observações

Considerando a pandemia COVID-19, a unidade curricular funciona no sistema de ensino à distância desde o dia 16 de Março. Tal inclui a realização de aulas síncronas através da plataforma Colibri/Zoom, bem como a utilização das plataformas Panopto, Moodle e SIGARRA (e do email institucional) para o acesso a conteúdos e o esclarecimento de dúvidas. A plataforma Kahoots tem sido utilizada para dinamização, em aula, de exercícios e casos práticos.

Relativamente à avaliação, e após negociação com os Estudantes, a OT e respetiva nota passaram a ser definidas do seguinte modo:

Nota OT = Máximo{Trabalho 1; Média (Trabalho 1; Trabalho 2)},

sendo o Trabalho 1 o trabalho escrito inicialmente previsto e o Trabalho 2 um trabalho adicional que substitui o teste presencial anteriormente incluido na componente OT.

Não houve qualquer alteração adicional das componentes da avaliação, das regras da unidade curricular ou da fórmula de cálculo da classificação final.

Assim, a avaliação inclui as componentes OT (30%) e Exame Final (70%). Dada a natureza da unidade curricular, o exame final será presencial e realizado na FLUP, respeitando as normas de segurança e saúde pública adequadas à situação de pandemia.

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