Cultura Grega
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Clássicos |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O estudo das ideias políticas, sociais, religiosas e morais dos antigos gregos, expressas em algumas das suas obras literárias mais relevantes, visa aprofundar o conhecimento da matriz grega da cultura ocidental.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim do semestre os estudantes devem ser capazes de: 1. Situar as figuras e acontecimentos da história grega; 2. Reconhecer os valores fundamentais da cultura grega; 3. Identificar e interpretar as fontes literárias selecionadas; 4.
Apresentar criticamente a bibliografia essencial.Modo de trabalho
Presencial
Programa
Cultura Grega: 1. Os Poemas Homéricos e Hesíodo: fundamentos da cultura grega. 2. Época Arcaica - a construção do mundo grego: polis e pan-helenismo. 2.1. A poesia arcaica. 3. Cultura e sociedade na polis grega: Atenas e Esparta. 4. Religião e Mito. 5. A Prosa clássica: retórica e historiografia. 6. O teatro clássico.
7. Época helenística.Bibliografia Obrigatória
Arquíloco; Fragmentos Poéticos, , Lisboa, Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 2008
Lourenço, Frederico (organização, tradução e notas);; Poesia Grega de Álcman a Teócrito, , Lisboa, Livros Cotovia, 2006
Górgias; Testemunhos e Fragmentos, Lisboa, Colibri, 1993
Sofistas; Testemunhos e Fragmentos, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005
Grimal, Pierre; ; Dicionário de Mitologia, , Lisboa, Difel, 1992
Hornblower, Simon e Spawforth, Anthony (eds.); ; Oxford Classical Dictionary, , Oxford, Oxford University Press, 2003
Ferreira, José Ribeiro; ; Polis. Antologia de Textos Gregos, , Coimbra, Minerva, 1994
Homero; ; Ilíada, , Lisboa, Livros Cotovia, 2005
Homero; Odisseia, Quetzal Editores, 2018. ISBN: 978-989-722-438-6
Hesíodo; ; Teogonia. Trabalhos e Dias, , Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005
Pereira, Maria Helena da Rocha (introdução, apresentação, tradução e notas); ; Sete Odes de Píndaro, , Porto, Porto Editora, 2003
Ésquilo; ; Oresteia, , Lisboa, Edições 70, 1992
Aristófanes;; As mulheres que celebram as Tesmofórias, , Lisboa, Edições 70, 2001
Sófocles; ; Tragédias, , Coimbra, Minerva, 2004
Maria Helena da Rocha Pereira; ; Estudos de História da Cultura Clássica. Cultura Grega, , Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006
Rocha Pereira, Maria Helena; ; Hélade. Antologia da Cultura Grega, , Lisboa, Guimarães Editores , 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos conteúdos programáticos. Análise e interpretação de textos selecionados.
Avaliação distribuída com exame final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação e e trabalhos escritos: 30% Testes escritos e exame: 70%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.