Literatura Latina do Período Clássico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literaturas Clássicas |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudo da literatura didáctica, na sua variedade de modos e géneros, permitirá desenvolver as capacidades de pesquisa, análise e compreensão do período clássico da história da literatura latina.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no fim do semestre os estudantes estejam preparados para: - compreender o contexto político-cultural do período clássico da literatura latina; - reconhecer o polimorfismo da literatura didáctica; - situar os autores do programa na história da literatura greco-latina; - aplicar conhecimentos poético-retóricos à análise e interpretação de textos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Epos didáctico e género épico. 1.1. Da epopeia ao epílio. 1.2. Narratio e evidentia. 2. Lucrécio, Da Natureza das Coisas. 3. Virgílio, Geórgicas. 4. A preceptística do amor e da amizade. 4.1. Eros e philia na cultura latina. 4.2. Helenismo e valores romanos. 5. Cícero, A Amizade. 6. Ovídio, A Arte de Amar.
Bibliografia Obrigatória
ANDRÉ, Carlos Ascenso; Ovídio: Arte de amar, Lisboa, Cotovia, 2006
BORNECQUE, Henri; Ovide: L'art d'aimer, Paris, Les Belles Lettres, 1999
CASTILHO, António Feliciano de; As georgicas de Virgilio, Paris, Lainé e J. Havard, 1867
COMBÈS, Robert; Cicéron: Laelius, de amicitia, Paris, Les Belles Lettres, 1971
FALCÃO, A. Mendonça; Lucrécio: Da natureza das Cousas, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1890
FLOCCHINI, Nicola; Lelio, l'amicizia / Marco Tullio Cicerone, Milano, Mursia, 1987.
GIBSON, R. K.; Ovid, Ars amatoria III, Cambridge, Cambridge University Press, 2003.
GODWIN, John; Lucretius: De Rerum Natura VI, Warminster, Aris & Phillips, 1991.
HOLLIS, A. S.; Ovid, Ars amatoria I, Oxford, Clarendon Press, 1977.
LATHAM, R. ? GODWIN, J.; Lucretius: On the Nature of Things, London, Penguin, 1994
MYNORS, R. A. B.; Virgil: Georgics, Oxford, Clarendon Press, 1990.
PINHO, Sebastião Tavares de; Cícero: A amizade, Coimbra, INIC, 1993
POWELL, J. G.; Cicero: Laelius, On Friendship, Warminster, Aris & Phillips, 1990
SAINT-DENIS, E. de; Virgile: Géorgiques, Paris, Les Belles Lettres, 1995
SHARROCK, A.; Seduction an repetition in Ovid’s Ars Amatoria II, Oxford, Clarendon Press, 1994.
THOMAS, Richard F.; Virgil: Georgics, 2 vols., Cambridge, Cambridge University Press, 1988
WALTZ, René; Lucrèce, De la nature, 2 vols., Paris, Les Belles Lettres, 1959-1960
Bibliografia Complementar
GALE, M.; Virgil on the Nature of Things, Cambridge, Cambridge University Press, 2000
FANTHAM, Elaine; Roman Literary Culture From Cicero to Apuleius, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1996
KONSTAN, David; Friendship in Classical World, Cambridge, Cambridge University Press, 1997
BOLLACK, Mayotte; La raison de Lucrèce, Paris, Les Éditions de Minuit, 1978
ALGRA, K.A. (ed.); Lucretius and his intellectual background, Amsterdam, Royal Netherlands Academy, 1997
ANDRÉ, Carlos Ascenso; Caminhos do amor em Roma, , Lisboa, Cotovia, 2006
BOYANCÉ, Pierre; Lucrèce: sa vie, son oeuvre, Paris, PUF, 1964
CLAY, D.; Lucretius and Epicurus, Ithaca (NY), Cornell University Press, 1983
CONTE, G. B.; The Rhetoric of Imitation, Ithaca, Cornell University Press, 1996
DALZELL, A.; The Criticism of Didactic Poetry, Toronto, University of Toronto Press, 1996
DUDLEY, D.R. (ed.); Lucretius, , London, Routledge & Kegan Paul, 1967
FARRELL, Joseph; Vergil's Georgics and the Traditions of Ancient Epic, Oxford, Oxford University Press, 1991
ALBERTO, Paulo Farmhouse; Ovídio, Lisboa, Inquérito, 1997
ATHERTON, Catherine (ed.); Form and Content in Didactic Poetry, Bari, Levante, 1998
CITRONI, M.; Literatura da Roma Antiga, Lisboa, Gulbenkian, 2006
BARSBY, John A.; Ovid, Oxford, Clarendon Press, 1978
GIGON, O.; Lucrèce, Entretiens de la Fondation Hardt, tome XXIV, , Genève, Droz, 1977
JOHNSTON, P.; Vergil?s Agricultural Golden Age: A Study of the Georgics, Leiden, Brill, 1980
HORSFALL, N. (ed.); A Companion to the Study of Virgil, Leiden, Brill, 1995
NASCIMENTO, Aires A. (ed.); Eros e Philia na Cultura Grega, Lisboa, CEC, 1996
CONTE, G. B.; Letteratura latina: manuale storico dalle origini alla fine dell'impero romano, Firenze, Le Monnier, 1993
COMMAGER, S. (ed.); Virgil. A Collection of Critical Essays, New Jersey, Prentice-Hall, 1966
CONTE, G. B.; Generi e lettori, Milano, Mondadori, 1991
FRÄNKEL, Hermann; Ovid: A Poet Between Two Worlds, Berkeley, University of California Press, 1969
GALE, M.; Myth and Poetry in Lucretius, Cambridge, Cambridge University Press, 1994
GRIMAL, P.; Cicéron, Paris, Fayard, 1986
CHEVALIER, R. (ed.); Présence de Cicéron, Paris, Les Belles Lettres, 1984
GIGANDET, A.; Fama deum: Lucrèce et les raisons du mythe, Paris, Vrin , 1998
GRIMAL, P.; O amor em Roma, Lisboa, Edições 70, 2005
HARDIE, Philip (ed.); Virgil: Critical Assessments of Classical Authors, 4 vols., London, Routledge, 1999
MARTIN, R. - GAILI.ARD, J.; Les genres littéraires à Rome, Paris, Nathan, 1993
McKENDRICK, P.; The Philosophical Books of Cicero, London, Duckworth, 1989
MILES, Gary; Virgil?s Georgics: A New Interpretation, Berkeley, University of California Press, 1980
MIEROWITZ, M.; Ovid?s Games of Love, Detroit, Wayne State University Press,, 1985
MORGAN, Llewelyn; Patterns of Redemption in Virgil?s Georgics, Cambridge, CUP, 1999
SEDLEY D. N.; Lucretius and the Transformation of Greek Wisdom, , Cambridge, Cambridge University Press, 2003
VOLK, Katharina; The Poetics of Latin Didactic: Lucretius, Vergil, Ovid, Manilius, Oxford, Oxford University Press, 2002
WILKINSON, L. P.; The Georgics of Virgil: A Critical Survey, Cambridge, Cambridge University Press, 1978
PEREIRA, M. H. Rocha; «Amizade, amor e Eros na Ilíada», Humanitas 45 (1993), pp. 3-16
PEREIRA, M. H. Rocha; Estudos de História da Cultura Clássica, II vol., Lisboa, Gulbenkian, 2009 (4ª ed.)
PEREIRA, Belmiro Fernandes - DESERTO, J.; Symbolon I – Amor e Amizade, Porto, FLUP- edita, 2009
PUTNAM, M.; Vergil?s Poem of the Earth: Studies in the Georgics, Princeton, Princeton University Press, 1979
ROSS, David O.; Virgil's Elements: Poetry and Physics in the Georgics, Princeton, Princeton University Press, 1987.
ROBERT, J.-N.; Eros romain, Paris, Les Belles Lettres, 1997.
TOOHEY, Peter; Epic Lessons: An Introduction to Ancient Didactic Poetry , London, Routledge, 1996.
VEYNE, Paul; L’élegie érotique romaine: L’amour, la poésie et l’occident, Paris, Seuil, 1983.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- exposição teórica dos conteúdos programáticos; - análise e interpretação de textos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos /relatórios de leitura: 50% Testes escritos: 50%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.