Laboratório de Ciberjornalismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MECC |
38 |
MECC - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aprofundar o estudo do ciberjornalismo nas suas vertentes prática, profissional e ética, com especial incidência nas especificidades do panorama ciberjornalístico em Portugal. Identificar e problematizar as mais recentes tecnologias na sua relação com os media noticiosos online.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos de aprendizagem serão atingidos se, no final da lecionação da unidade curricular, os discentes se mostrarem aptos a desenvolver as seguintes competências:
1) Dominar os principais quadros teóricos relacionados com os novos média e o ciberjornalismo.
2) Problematizar as questões práticas, profissionais e éticas
do ciberjornalismo.
3) Investigar em novos média e ciberjornalismo.
4) Dominar a cinstrução de narrativas ciberjornalísticas em diferentes plataformas
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução ao ciberjornalismo
2. História do ciberjornalismo
3. Perfis e práticas dos ciberjornalistas
4. Tendências e desafios
5. A construção da cibernotícia
6. Estruturas hipertextuais
7. O instantâneo/direto no ciberjornalismo
8. Estruturas hipermédia
9. Novas narrativas nos média online: produção de notícias
10. O papel e o efeito dos media sociais na orientação editorial dos média online: produção de notícias para Facebook
11. O papel e o efeito dos media sociais na orientação editorial dos média online: produção de notícias para o Instagram
Bibliografia Obrigatória
Bastos, Helder; Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, papéis e ética, Livros Horizonte, 2011
Bastos, Helder; Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal: Os primeiros quinze anos (1995-2010), Edições Afrontamento, 2010
Zamith, Fernando; As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses, Edições Afrontamento, 2008
Cecilia, Friend, e Singer, Jane B.; Online Journalism Ethics, M.E. Sharpe, 2007
Stovall, James Glen; Web Journalism: Practice and Promise of a New Medium, Allyn and Bacon, 2004
Kolodzy, Janet; Convergence Journalism: Writing and Reporting Across the News Media, Rowman & Littlefield Publishers, 2006
Noci, Javier Díaz, e Aliaga, Ramón Salaverría (coords.); Manual de Redacción Ciberperiodística, Ariel Comunicacion, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição de temas e realização de trabalho prático.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A indicar pelos docentes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.