Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC049

Francofonia e Mundialização

Código: LLC049     Sigla: FMUN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Franceses

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 21 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-01-13.

Campos alterados: Programa, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Francês

Objetivos

Problematizar a(s) Francofonia(s) a partir de um leque alargado de questões geopolíticas, geolinguísticas, culturais, literárias e societais que inscrevem de forma problemática e polémica os espaços que falam/escrevem francês no contexto mundializado contemporâneo.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ser capaz de produzir, a partir da bibliografia disponível e das questões levantadas, uma reflexão e um discurso próprio sobre a(s) francofonia(as) em contexto atual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Abordagem geolinguística;

2. Abordagem geopolítica;

3. Abordagem temática e literária.

Bibliografia Obrigatória

Laulan, A.-M. & Oillo, D.; Francophonie et mondialisation, CNRS, 2008. ISBN: 978-2-271-06721-0
Provenzano, Fr.; Vies et mort de la Francophonie. Une politique française de la langue et de la littérature, Les Impressions Nouvelles, 2011
Le Bris, M. & Rouaud, J.; Pour une littérature-monde, Gallimard, 2007
Arnaud, S., Guillou, M. & Salon, A.; Les défis de la Francophonie. Pour une mondialisation humaniste, Alpharès, 2005
Léger, J.-M.; La Francophonie: grand dessein, grande ambiguïté, Nathan, 1987
de Broglie, G.; Le français, pour qu'il vive, Gallimard, 1986
Gilder, A. & Salon, A.; Alerte francophone, AF, 2004
Wolton, D.; Demain la Francophonie, Flammarion, 2006
Tétu, M.; Qu'est-ce que la Francophonie?, Hachette, 1997
Deniau, X.; La Francophonie, PUF, 1983
Hagège, Cl.; Combat pour le français : au nom de la diversité des langues et des cultures, Odile Jacob, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, participação dos alunos em debates e apresentação das suas pesquisas na aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 20,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das diferentes provas ou esforços, de acordo com o percurso de cada estudante.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo