Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LA001

Comunicação Empresarial

Código: LA001     Sigla: CE_LA

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 82 LA - Plano de Estudos 1 - 6 -
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-02-06.

Campos alterados: Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Domínio de conceitos-chave.

- Compreensão da dimensão estratégica da comunicação.

- Compreensão da importância da comunicação no âmbito da gestão empresarial.

-Reflexão sobre os diversos contextos da Comunicação Empresarial, com destaque para o âmbito internacional / global / intercultural.

-Reflexão sobre o papel das línguas estrangeiras no campo da Comunicação Empresarial.

-Reflexão sobre a importância da Ética no domínio da Comunicação Empresarial.

 

Resultados de aprendizagem e competências

- Integração dos licenciados em Línguas Aplicadas em equipas de Comunicação Empresarial / Gestão.

- Capacidade para usar técnicas de comunicação / persuasão como membro de uma equipa de Comunicação Empresarial / Gestão.

- Capacidade para usar línguas estrangeiras e a comunicação não verbal como membro de uma equipa de Comunicação Empresarial / Gestão.

- Capacidade para trabalhar em diversas culturas como membro de uma equipa de Comunicação Empresarial / Gestão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I – Questões metodológicas.

II – Âmbito e objectivo da comunicação.
a) Comunicação verbal.
b) Comunicação não verbal.
c) Comunicação interpessoal.
d) Comunicação grupal.
e) Media / novos media.

III – Comunicação empresarial.
a) Conceitos / definições fundamentais.
b) Comunicação no âmbito da Gestão.
c) Comunicação interna / comunicação externa.
d) Grupos / liderança e comunicação.
e) Cultura corporativa /organizacional / empresarial.
f) Importância das narrativas.
g) Mix da comunicação.

IV – Comunicação de risco / crise.

V – Comunicação – globalização / glocalização.
a) Comunicação Empresarial Internacional / Global / Intercultural.
b) Comunicação Empresarial e línguas estrangeiras.

VI – Protocolo.

VII- Ética empresarial.

 

Bibliografia Obrigatória

CLAMPITT, Phillip G.; Communicating for Managerial Effectiveness, Sage Publications, 2005
DENNING, Stephen; O Poder das Narrativas nas Organizações: O Guia Para Líderes Sobre o Uso da Técnica das Narrativas, Editora Campus, 2006
EYRING, Pamela; The Importance of Protocol Officers: The Team Member You Never Knew You Needed , http://www.psow.edu/blog/the-importance-of-protocol-officers-the-team-member-you-never-knew-you-needed, 2015
HEATH, Robert L., O'Hair H. Dan (Edited by); Handbook of Risk and Crisis Communication, Routledge, 2010
HENDRICKS, Drew; 7 Best Practices For Global Business Communications, https://www.forbes.com/sites/drewhendricks/2014/08/26/7-best-practices-for-global-business-communications/#20d0652c7be1, 2014
HYNES, Geraldine; Managerial Communication Strategies and Applications, McGraw-Hill / Irwin, 2008
MACHADO, Andréa; A Comunicação Com o Público, Qualitymark, 2005
NASILEVICH, Yana G.; The Peculiarities of Teaching Foreign Language Business Communication to the University Students of Economics, https://www.idosi.org/aejsr/8(2)13/6.pdf, 2013
NORTHOUSE, Peter G.; Leadership: Theory and Practice, Sage Publications, 2010
NUNES, Cristina Brandão; A Ética Empresarial e os Fundos Socialmente Responsáveis, Vida Económica, 2004
TOMASI, Carolina, MEDEIROS, João Bosco; Comunicação Empresarial, Editora Atlas, 2007
Types of Nonverbal Communication; http://open.lib.umn.edu/businesscommunication/chapter/11-2-types-of-nonverbal-communication/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Conjugação de métodos verbais (dizer), intuitivos (mostrar) e activos (fazer).Tanto quanto possível, as aulas devem ser interactivas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 44,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação oral - 25 % Trabalho - 35 % Exame final - 40 % *

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar:
-trabalho de investigação*

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Observações

* Cálculo da Classificação Final
- alunos trabalhadores-estudantes - caso não frequentem 75 % das aulas
- alunos repetentes
- alunos que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no(s) ano(s) lectivo(s) anterior(es)
- estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro):
trabalho - 40 %
exame final - 60 %
Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendam realizar Exame para melhoria de classificação e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), entre outros elementos de avaliação, devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2017-2018. Para a realização do trabalho, em cada turma, os alunos devem formar grupos, com cerca de oito elementos. A composição dos grupos deve ser transmitida, por correio electrónico, ao docente de Comunicação Empresarial(jmarinho@letras.up.pt), até ao dia 27 de Fevereiro de 2018.
O referido trabalho tem o seguinte tema: Importância da Vertente Não Verbal da Comunicação Empresarial.
Para a entrega do trabalho de investigação, como limite máximo, foi determinada a seguinte data: 22 de Maio de 2018 (durante a aula de orientação tutorial).
A este respeito, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.
Recomendar Página Voltar ao Topo