Código: | MSOCI018 | Sigla: | SPERS |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MSOCI | 27 | MSOCI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
1. Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa contemporânea, tomando por referência os regimes políticos estruturados no país durante o século XX e a sua lógica de estruturação na actualidade;
2. Identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação social portuguesa;
3. Conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa, tomando por referência a situação social actual do país e dos restantes países da Europa Comunitária.
*Domínio aprofundado das teorias e dos estudos sobre a estrutura e a recomposição da sociedade portuguesa contemporânea.
*Domínio das metodologias de construção do conhecimento sociológico sobre a sociedade portuguesa contemporânea.
*Capacidade para produzir reflexão e análise sociológica informada sobre a realidade social portuguesa contemporânea à luz de abordagens comparativas.
1. Uma introdução à sociologia dos mecanismos e dos sistemas de estratégias de reprodução social no Portugal contemporâneo.
2. Regimes políticos, espaço social e configuração da vida quotidiana em Portugal: demografia, relação com a actividade económica, dinâmicas institucionais, classes e culturas de classe (1910-1974).
3. Transição democrática, consolidação da democracia e dinâmicas de estruturação do espaço social português: transformações demográficas, recomposição da actividade económica, classes e culturas de classe (1974-2011).
4. Desigualdades socioeconómicas, valores e mobilizações sociais: um olhar comparativo entre Portugal e a Europa (tendências recentes).
Sessões teórico práticas (TP) - exposição das principais linhas do programa da disciplina e discussão dos elementos mais relevantes.
Sessões de Orientação Tutorial (OT) - a partir de um conjunto de temas da disciplina, preparação, redacção e discussão de um pequeno ensaio elaborado por cada estudante.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 38,00 |
Total: | 162,00 |
Exame escrito final;
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio);
Todos os elementos de avaliação são de realização obrigatória.
A classificação mínima no exame final escrito (que poderá incluir uma componente oral, caso esta última modalidade se justifique) não poderá ser inferior a 10 valores. A classificação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutorial não poderá ser inferior a 8 valores.
Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular:
Exame final (70% da classificação final);
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio) - 30% da classificação final.
Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimentos dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP, implicando a realização de um novo exame final e de um novo ensaio.