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Sociedade Portuguesa - Estrutura e Recomposição Social

Código: MSOCI018     Sigla: SPERS

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSOCI 27 MSOCI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa contemporânea, tomando por referência os regimes políticos estruturados no país durante o século XX e a sua lógica de estruturação na actualidade;

2. Identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação social portuguesa;

3. Conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa, tomando por referência a situação social actual do país e dos restantes países da Europa Comunitária.




Resultados de aprendizagem e competências

*Domínio aprofundado das teorias e dos estudos sobre a estrutura e a recomposição da sociedade portuguesa contemporânea.
*Domínio das metodologias de construção do conhecimento sociológico sobre a sociedade portuguesa contemporânea.
*Capacidade para produzir reflexão e análise sociológica informada sobre a realidade social portuguesa contemporânea à luz de abordagens comparativas.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Uma introdução à sociologia dos mecanismos e dos sistemas de estratégias de reprodução social no Portugal contemporâneo.

2. Regimes políticos, espaço social e configuração da vida quotidiana em Portugal: demografia, relação com a actividade económica, dinâmicas institucionais, classes e culturas de classe (1910-1974).

3. Transição democrática, consolidação da democracia e dinâmicas de estruturação do espaço social português: transformações demográficas, recomposição da actividade económica, classes e culturas de classe (1974-2011).

4. Desigualdades socioeconómicas, valores e mobilizações sociais: um olhar comparativo entre Portugal e a Europa (tendências recentes).

Bibliografia Obrigatória

Almeida, João Ferreira de; Classes sociais nos campos. ISBN: 972-774-028-6
Almeida, João Ferreira de 070; Exclusão social. ISBN: 972-8027-23-0
Almeida, João Ferreira; Desigualdades e Perspectivas dos Cidadãos, Mundos Sociais, 2013
Barreto, António 340; A^situação social em Portugal. ISBN: 972-671-043-X vol. 1
Bourdieu, Pierre, 1930-2002; La noblesse d.état. ISBN: 2-7073-1278-9
Cardina, Miguel; Margem de certa maneira: o maoismo em Portugal 1964-1974, Tinta da China, 2011
Carmo, Renato; Sociologia dos Territórios, Mundos Sociais, 2014
Costa, António Firmino da, 1950-; Sociedade de bairro. ISBN: 972-774-025-1
Monteiro, B.; Pereira, V. Borges (Orgs.); Intelectuais europeus no século XX: exercícios de objectivação sócio-histórica, Afrontamento, 2014
O'Neil Brian; Proprietários, lavradores e jornaleiras, Afrontamento, 2011
Patriarca, Fátima; A^questão social no salazarismo. ISBN: 972-27-0714-0
Pereira, Virgílio Borges; Classes e culturas de classe das famílias portuguesas. ISBN: 972-36-0706-9
Pereira, Virgílio Borges 340; Ao cair do pano. ISBN: 978-972-36-1279-0
Pinto, José Madureira; Estruturas sociais e práticas simbólico-ideológicas nos campos
Pinto, José Madureira 340; Ir e voltar. ISBN: 987-972-36-1080-2
Rosa, Maria João Valente; A^população portuguesa no século XX. ISBN: 972-671-103-7
Rosas, Fernando; Salazar e o poder. ISBN: 978-989-671-140-5
Silva, Augusto Santos; Tempos cruzados
Silva, Manuel Carlos; Resistir a adaptar-se. ISBN: 972-36-0451-5
Teixeira, Manuel C; A^habitação popular na cidade oitocentista
Viegas, José Manuel Leite 340; Portugal, que modernidade?. ISBN: 972-8027-90-7
Wall, Karin; Famílias no campo. ISBN: 972-20-1498-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico práticas (TP) - exposição das principais linhas do programa da disciplina e discussão dos elementos mais relevantes.

 

Sessões de Orientação Tutorial (OT) - a partir de um conjunto de temas da disciplina, preparação, redacção e discussão de um pequeno ensaio elaborado por cada estudante.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame escrito final;

Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio);

Todos os elementos de avaliação são de realização obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação mínima no exame final escrito (que poderá incluir uma componente oral, caso esta última modalidade se justifique) não poderá ser inferior a 10 valores. A classificação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutorial não poderá ser inferior a 8 valores.

Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular:

Exame final (70% da classificação final);

Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio) - 30% da classificação final.

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimentos dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. 

 

 

Melhoria de classificação

A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP, implicando a realização de um novo exame final e de um novo ensaio.

 

 

 

 

Observações

Nas épocas de recurso, o exame será constituído por uma prova escrita individual e por um trabalho individual escrito de natureza temática.

A prova escrita terá uma ponderação de 70% na nota final e o trabalho individual escrito terá uma ponderação de 30% na nota final, sendo obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação.

Ao longo do semestre o docente disponibiliza bibliografia complementar, sumários desenvolvidos e materiais pedagógicos.

No início do semestre o docente marcará horário de atendimento aos estudantes. Para além desse horário o docente estará disponível para atendimento mediante marcação prévia.
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