Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEP004

Didática do Português como Língua Segunda

Código: MEP004     Sigla: DPLS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 5 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-02-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos
 
1. Desenvolvimento da consciência deontológica que há de orientar a futura vida profissional do estudante.
2. Reforço, no estudante, da consciência do valor formativo do ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna, na dupla vertente instrumental e cultural.
3. Desenvolvimento, no estudante, da apetência pela formação ao longo da vida, bem como pela autoformação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional docente.
4. Aquisição de um quadro teórico-metodológico específico da Didatologia / Didática da Língua Não Materna, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino-aprendizagem do Português LNM.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes, no final do semestre, tenham adquirido noções básicas relativas às temáticas e pretende-se que adquiram conhecimentos e competências em articulação com outras UC desse semetre e do ano seguinte (2º ano).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa
1. Didatica 
2. O papel e o perfil do professor.
3. A diversidade do público aprendente.
4. Os objetos e as finalidades do ensino e da aprendizagem em PLNM.
5. Planificação pedagógica.
6. Como ensinar-aprender: dos métodos aos recursos tecnológicos.

Bibliografia Obrigatória

Bizarro, Rosa 340; Português língua não materna. ISBN: 978-972-757-928-0
Bizarro, Rosa e & Braga, Fátima; Da(s) cultura(s) de ensino ao ensino da(s) cultura(s) na aula de Língua Estrangeira , 2005

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.

Recommended reading will be indicated throughout the course according to students’ needs.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico-práticas. Método ativo-cooperativo onde a constante seja uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial (por dedução e indução) e nas competências reflexivas desenvolvidas, por parte dos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino de línguas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 132,00
Total: 132,00

Obtenção de frequência



Fórmula de cálculo da classificação final

Qualificação do exame final - 50%
Qualificação do trabalho prático - 30%
Participação nas aulas - 20%

Provas e trabalhos especiais

A definir com os estudantes.

Melhoria de classificação

A definir com os estudantes.

Recomendar Página Voltar ao Topo