Antropologia Filosófica I
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
45 |
FILO - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender a especificidade da antropologia filosófica no conjunto da Filosofia e em relação às antropologias positivas;
- Reconhecer temas e problemas da antropologia filosófica na articulação entre a tradição filosófica e o debate contemporâneo;
Resultados de aprendizagem e competências
Depois de frequentarem a uc os estudantes adquirem competências para compreenderem a complexidade e a especificidade da Antropologia Filosófica âmbito da formação em Filosofia .
- Adquirir capacidades de interpretação e reflexão sobre textos filosóficos, na perspetiva da antropologia filosófica;
- Desenvolver aptidões para utilizar noções e conceitos no âmbito da antropologia filosófica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O lugar da Antropologia Filosófica no âmbito da Filosofia Contemporânea e da História da Filosofia
1.1. Primordialidade e especificidade das questões antropológicas
1.2. O carácter problemático do objecto da Antropologia Filosófica: um objecto-resistente
2. Consciência, subjetividade e intersubjetividade
2.1. Da consciência ambivalente (Descartes) à subjectividade pura (Kant)
2.2. Limites e limiares da (re)configuração do humano. A ordem do sentir
2.3. Alteridade e identidade pessoal: a diferença e o amor
3. A problemática da analítica da finitude no pensamento contemporâneo
3.1. Kant e o esboço da analítica da finitude
3.2. Alcance e limites da revisão heideggeriana do itinerário antropológico kantiano.
3.3. Antropologia e “morte do homem” (Foucault)
3.4. A antropologia filosófica como emergência da falibilidade, da fragilidade, da desproporção e da mediação humanas (Ricoeur)
Nota: Os estudantes, com o apoio da docente, podem optar, entre 3.2, 3.3 e 3.4.
Bibliografia Obrigatória
Agambem, G.; O Aberto - O Homem e o Animal, Edições 70, 2015
Descartes, René, 1596-1650;
Méditations métaphisiques. ISBN: 2-08-070328-5
FERRY, L.; VINCENT, J.-D.; Qu’est-ce que l’homme? , Paris, Odile Jacob, 2000.
FOUCAULT, M.; As Palavras e as Coisas (trad.), S. Paulo, Martins Fontes, 1981.
GROETHUYSEN, B; Antropologia Filosófica (trad.), Lisboa, Presença,, 1982.
HAAR, M; Heidegger et l’Essence de l’Homme, Paris, Millon, 1990.
HEIDEGGER, M. ; Carta sobre o Humanismo (trad.), Lisboa, Guimarães Ed., 1987.
JACQUES, F. ; Différence et Subjectivité, Paris, Aubier, 1982.
Kant, Immanuel, 1724-1804;
Crítica da razão pura. ISBN: 972-31-0623-X
NIETZSCHE, Assim falava Zaratustra (trad.), Relógio D'Água, 1998.
Pereira, Paula Cristina;
Do sentir e do pensar. ISBN: 978-972-36-0881-6
PICQ, P. — SERRES, M. — Vincent, J.-D., Qu’est-ce que l’Humain?, Paris, Le Pommier, 2003.
RICOEUR, P., Philosophie de la Volonté, Finitude et Culpabilité, Paris, Aubier, 1988.
SCHELER, M., La Situation de l’Homme dans le Monde (trad.), Paris, Aubier, 1979.
TOURAINE; A., Khosrokhavar, La Recherche de Soi, Fayard, Paris, 2000.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e trabalhos de pesquisa acompanhados pelo docente. Assentes no princípio da variabilidade didáctica, mobilizarão as virtualidades pedagógicas dos métodos expositivos, do trabalho de grupo e das estratégias próprias da investigação, nomeadamente em termos de exploração de textos filosóficos e de pesquisa bibliográfica.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
No respeito pelas normas em vigor
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredonda. 100%
Provas e trabalhos especiais
Vd. ponto anterior
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Segundo as normas em vigor.