Ética II
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
38 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e para a formação intelectual dos estudantes.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deverá conhecer as temáticas e os autores da Ética II.
O estudante deverá ter atingido um elevado nível de autonomia do pensamento crítico.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
N.B.: O programa e outros elementos desta unidade curricular poderão ser alterados quando for designado o respetivo docente.I. Teorias éticas fundamentais
Época Antiga: Aristóteles, Epicuro e Estoicismo.
Época Medieval: Cristianismo e Ética
Época Moderna: Hume e Kant
Séc. XIX: Hegel, Stuart Mill, Karl Marx e Nietzsche
Séc. XX: Max Scheler, E. Lévinas, Albert Camus, Jean- Paul Sartre, José Luís L. Aranguren, Karl-Otto Apel, Hans Jonas e John Rawls.
Séc. XXI: Jurgen Habermas, Robert Misrahi, e Edgar Morin.
II. A Ética na Filosofia em Portugal: autores e linha gerais.
Bibliografia Obrigatória
ARAÚJO, Luís de ; ÉTICA, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010
BOURKE, Vernon; Histoire de la Morale, Cerf, 1970
CAMPS, Victoria (Org.); Historia de la Ética, Edit. Crítica, 1989 ( 3 vols)
CAMPS, Victoria; Breve História da Ética, RBA, 2013
OGIEN, Ruwen; L´´Ethique aujourd'hui, Gallimard, 2007
RUSS, Jacqueline; La Pensée Éthique Comtemporaine, PUF, 1995
VÁRIOS AUTORES; Concepciones de la Ética, Edit. Trotta, 1992 ((Coord. por Victoria Camps, Osvaldo Guariglia e Fernando Salmerón))
VV. AA. ; História Crítica da Filosofia Moral e Política, Edt. Verbo, 2005
Bibliografia Complementar
A indicar pelo docente ao longo do curso.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes. Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas de avaliação da Faculdade.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame - 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.