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Ontologia I

Código: FILO030     Sigla: ONT1

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2114
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 38 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Compreender os temas e problemas inerentes à questão filosófica da constituição da ciência metafísica, na história da filosofia

2. Identificar e compreender os conceitos inerentes ao vocabulário técnico fundamental da Ontologia e sua correlação com os paradigmas ontológicos de cada autor examinado.

3. Desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia

4. Desenvolver a capacidade crítica e especulativa em torno das questões acerca da constituição da metafísica como ciência propostas pelas diferentes soluções apresentadas na história da filosofia ocidental.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Desenvolvimento da capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia
2. Desenvolvimento da capacidade crítica e especulativa em torno das questões acerca da constituição da metafísica como ciência
3. Aprendizagem do vocabulário técnico fundamental da Ontologia e sua correlação com os paradigmas ontológicos de cada autor examinado.
4. Compreensão dos temas e problemas inerentes à questão filosófica da constituição da ciência metafísica, na história da filosofia

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pré-requisitos: instrumentos de investigação e conhecimento filosófico obtido nos anos anteriores, correspondente às diciplinas do 1º ciclo do Curso de Filosofia.
Co-requisitos: leitura da bibliografia obrigatória (fontes e estudos).

Programa

I – INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA

  1. Nascimento de uma ciência (Rudolf Golclenius / Jacob Lorhard)
  2. Temas e problemas da ciência «ontologia»

II – Ser e Pensar

  1. O Poema de Parménides e a dicotomia Ser – Não –Ser
  2. O problema da dizibilidade do Ser, ante o monismo parmenidiano
  3. A impossibilidade da fundamentação do discurso verdadeiro e o nascimento da escola sofista.
  4. O Sofista de Platão e a fundamentação possível do discurso sobre o não-ser.
  5. A instauração dos géneros supremos e a especificidade do «ser».

III – A Ciência Metafísica – Aristóteles

  1. A «Metafísica» de Aristóteles e o problema da diversidade de objectos desta ciência
  2. A Metafísica como ousiologia
  3. A Metafísica como ciência das primeiras causas e princípios
  4. A Metafísica como «ciência divina» ou «teologia»
  5. Excurus - O principio da individuação em Aristóteles
  6. O itinerário da «Metafísica» de Aristóteles nas Escolas do Período Tardo-Antigo e a sua recepção pelo mundo árabe.

IV – A Ciência Metafísica – Avicena

  1. A influência de Al-farabi na compreensão aviceniana da Metafísica
  2. A Influência da obra «Teologia de Aristóteles» na compreensão aviceniana da Metafísica
  3. A Metafísica de Avicena no âmbito da obra Kitab al Shifa (Livro da Cura)
  4. A Metafísica de Avicena: discussão do problema do objecto desta ciência; lugar entre os saberes.
  5. O objecto da ciência Metafísica: noções comuns de «ente», «coisa» e «necessário». O lugar da demonstração da existência de Deus na Metafísica. Os fins da ciência Metafísica.
  6. Paradigma ontológico aviceniano. Emanação, Intelecto Agente, Causalidade, Geração-corrupção. O retorno: o conhecimento do intelecto agente por meio das ciências; o reconhecimento das ideias impressas de «ente, coisa, necessário» por via de iluminação. A união com o divino por via da ciência Metafísica. Profecia, Metafísica e Teologia.
  7. Excurus - O principio da individuação em Avicena

V – A recepção da «Metafísica» de Aristóteles no Mundo Ocidental

  1. Traduções da obra de Aristóteles, Comentários árabes.
  2. A incorporação do Liber de Causis à «Metafísica» de Aristóteteles.
  3. O problema da definição do objecto da ciência metafísica: a causalidade do Primeiro motor e a causalidade do Primeiro Agente.
  4. A teologia de Aristóteles: Física ou Metafísica? O problema da relação entre Física, Metafísica e Teologia e o debate sobre o primeiro objecto próprio e adequado do entendimento humano.
  5. Excurso: Tomás de Aquino - O ente e a essência. 

VI – Duns Escoto e a fundação da metafísica como «ciência transcendente»

  1. Duns Escoto e Avicena: pontos de convergência e divergência.
  2. Duns Escoto e crítica à «analogia entis» - Tomás de Aquino e Henrique de Gant.
  3. A cognoscibilidade de Deus: o debate sobre o objecto primeiro e adequado do entendimento
  4. A proposta escotista da univocidade do ente e a fundação da metafísica como «scientia transcendens».
  5. Excurso - o principio de individuação em Duns Escoto
  6. Conclusão:
    1. A fundação da metafísica como a melhor ciência do maximamente inteligível
    2. A condição de possibilidade do conhecimento do ente e da constituição da ciência metafísica.
    3. A recepção desta ciência na Escolástica tardia e a refundação da ciência metafísica por F. Suárez.

Bibliografia Obrigatória

Kirk, G.S.; Raven, J.S.; Os filósofos pré-socráticos : história crítica com selecção de textos , Fundação Calouste Gulbenkian, 1994
Aristóteles; Metafísica, Loyola, 2002
Platão; Sofista, F.C.G., 2011
Avicena (ed. Marmura); The Metaphysics of the Healing, Brighma Yung Univ. Press, 2005
Duns Scot (ed. Boulnois); Sur la Connaissance de Dieu et Univocité de l'étant, PUF, 1988

Bibliografia Complementar

Gutas, Dimitri; Avicenna and the Aristotelian tradition : introduction to reading Avicenna’s philosophical works , Brill, 1988
Gilson, E.; Jean Duns Scot : Introduction a ses positions fondamentales , Vrin, 1952
Parménides (ed. Néstor-Luis Cordero); Poema. Fragmentos y Tradición Textual, Ágora, 2007
NEF, Frédéric; Qu'est-ce que la métaphysique?, Gallimard, 2004
Lando, G.; Ontologia. Un'Introduzione, Carocci, 2010
Galuzzo, G.; Breve Storia dell'Ontologia, Carocci, 2011
Ferraris, M. (ed.); Storia dell'Ontologia, Bompiani, 2008
Meyer, M.; Por una historia de la ontología, Idea-Books, 2000
Pseudo-Aristóteles (ed. Catarina Belo); A Teologia de Aristóteles, INCM, 2010
Jaulin, A., et alt.; La philosophie d'Aristote., PUF, 2003
Jolivet, J.; La teologia degli Arabi, Jaca Books, 2001
GIlson, E.; BEing and some philosophers, Europe Printing (2aed), 1961
De Boni, L.A.; A Entrade de Aristóteles no Ocidente, EST, 2010
AA.VV; Aristotele. Perchè la metafísica, Vita e Pensiero, 1994
Narcy, M., Tordesillas, A.; La Métaphysique d'Aristote. Perspectives Contemporaines, Vrin, 2005
Mesquita, A.P.; Aristóteles. Obras Completas. IIntrodução Geral, INCM-CFUL, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. A metodologia baseada na leitura e comentário de textos, exposição das questões filosóficas e debate crítico dos argumentos.  

Todos os materiais estão na página Moodle da UC, a qual serve também de veículo de comunicação permanente com os estudantes, atualizando materiais e implementando o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 10,00
Participação presencial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas de avaliação em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação com exame final
Participação Presencial - 10%
Exame Final - 90%

Provas e trabalhos especiais

Em alternativa à avaliação por exame final, os estudantes podem optar por avaliação distribuída com exame final. Os trabalhos devem sempre ser propostos ao docente, mediante submissão da proposta na plataforma Moodle.

Neste caso a avaliação obtém-se pela seguinte ponderação: 

1. Trabalho escrito (cerca de 6 páginas) e apresentação oral do trabalho = 40%
2. Participação presencial = 10%
3. Exame final = 50%

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor
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