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Filosofia Medieval I

Código: FILO022     Sigla: FMED1

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 56 FILO - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os principais temas e autores do período medieval. Ler e analisar textos representativos das discussões filosóficas medievais. Identificar e discutir as posições filosóficas dos autores estudados.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender a natureza histórica dos problemas e dos textos estudados. Entender a cronologia de autores e problemas. Expor de modo claro os conceitos e problemas estudados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

FILOSOFIA E FILOSOFIAS NA IDADE MÉDIA

1. Posição histórica e filosófica do pensamento na Idade Média.

  1. As múltiplas idades médias e a diversidade de filosofias e as suas especificidades: quais os critérios de demarcação?
  2. Ritmos e expressões da filosofia durante a Idade Média. Percursos de leituras: séculos V-XIV.

2. Especificidades da filosofia na Idade Média. Problemas, contextos, autores e correntes.

  1. A confluência e o conflito de tradições: As matrizes helenístico-romana, patrística, árabe, judaica. Face ao outro: entre antigos e modernos. - Translationes studiorum. 
  2. A invenção de problemas, de conceitos, de géneros de discussão, de instituições.

3. Introdução a questões centrais do pensamento medieval. Leitura aprofundada de textos e comparação de posições:

  1. Metafísica: Ser e Nada (Fredegiso de Tours; Anselmo de Cantuária. Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino)
  2. As ideias: causa do ser e princípio de inteligibilidade (Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino)
  3. Conhecimento de objetos materiais (e extramentais): sensação e certeza (Tomás de Aquino; Agostinho de Hipona; Henrique de Gand; João Duns Escoto)
  4. Felicidade e os fins do homem (Severino Boécio; Boécio de Dácia; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino)

 

BIBLIOGRAFIA:

Os textos de leitura obrigatória estão disponíveis na página moodle da UC.
A bibliografia de apoio está disponível ou indicada na página moodle da UC.

Bibliografia Obrigatória

Gilson, Etienne, 1884-1978; History of christian philosophy in the midddle ages. ISBN: 0-7220-4114-4
Kenny, Anthony; Filosofia Medieval, Gradiva, 2010. ISBN: 978-989-616-370-9 ((Obra existe na Biblioteca))
Libera, Alain de; La^philosophie médiévale. ISBN: 2-13-0474748
Pasnau, Robert 340; The^Cambridge history of medieval philosophy. ISBN: 978-0-521-86672-9
Agostinho, Santo, 354-430; A^verdadeira religião. ISBN: 978-972-36-1288-2
Agostinho, Santo, 354-430; Confissões. ISBN: 972-27-1326-4
Tomás de Aquino, Santo, 1224-1274; Suma de teologia. ISBN: 85-7078-068-0
Tomás de Aquino, Santo, 1224-1274; O^ente e a essência. ISBN: 978-972-36-1349-0

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia complementar é disponibilizada diretamente na plataforma Moodle.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura com discussão de textos). Os diferentes pontos do programa serão estudados em textos de autores medievais e suas interpretações. Os textos selecionados serão objeto de leitura e comentário na aula. É solicitada e encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação de trabalhos de pesquisa.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia medieval
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença a 75% das aulas. De acordo com as normas de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial - 10%; Exame Final = 90%

Provas e trabalhos especiais

Em alternativa à avaliação por exame final, os estudantes podem optar por avaliação distribuída com exame final. Os trabalhos devem sempre ser propostos ao docente, mediante submissão da proposta na plataforma Moodle.

Neste caso a avaliação obtém-se pela seguinte ponderação: 

1. Trabalho escrito (cerca de 6 páginas) e apresentação oral do trabalho = 40%
2. Participação presencial = 10%
3. Exame final = 50%

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

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