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Francês B1.2

Código: LLC040     Sigla: FB1.2

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 1 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LA 18 LA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
2
LLC 16 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162
2
LRI 25 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162
2
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-03-15.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Francês

Objetivos

No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de  • compreender o essencial de documentos autênticos, audio e/ou audiovisuais, sobre temas abordados nas aulas ; • ler e compreender textos descritivos, narrativos e argumentativos ; • expressar-se oralmente num monólogo ou em interacção, com ou sem preparação, para descrever, relatar, justificar ou convencer ; • produzir textos escritos coerentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Desenvolvimento das competências orais e comunicativas • Compreensão de documentos audio e/ou audiovisuais autênticos sobre temas do dia a dia ou para os quais terão sido preparados • Pesquiza de informação peculiar em documentos autênticos e curto relatório oral dessas informações •

2. Desenvolvimento das competências discursivas na escrita • Pesquiza das redes de coesão em textos argumentativos simples e curtos • Produção de cartas, comentários, argumentações e histórias. Compreensão global e pormenorizada de documentos escritos e enriquecimento lexical. 


3. Consolidação e enriquecimento das competências linguísticas • Consolidação das competências gramaticais e lexicais adquiridas no nível A1, A2 e B1.1 • Pronomes • A frase complexa • O subjuntivo • O condicional passado • Tempos do passado e forma passiva • O superlativo • A nominalisação.


4. Incitação à participação oral nas aulas para favorecer os discursos em interatividade. Preparação e apresentação de trabalhos em pequenos grupos.

Bibliografia Obrigatória

Josette Rey-Debove et Alain Rey (dir.); Le Nouveau Petit Robert de la langue française, Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française, Le Robert, 2009. ISBN: 978-2-84902-386-0 (Outil indispensable, édition antérieure disponible à la bibliothèque de la FLUP)
J.Girardet et J. Pécheur; Écho B1 Méthode de français Volume 1, CLE INTERNATIONAL, 2010. ISBN: 978-2-09-038571-7
J.Girardet et J. Pécheur; Écho B1 Méthode de français Volume 1, CLE INTERNATIONAL, 2010. ISBN: 978-2-09-038572-4 (Cahier personnel d'apprentissage)

Bibliografia Complementar

Ch.Descotes-Genon, M.H. Morsel, C.Richou; L’exercisier

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Abordagem comunicativa e interativa.

Software

TV5 Monde
Courriel dynamique
Sigarra

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 30,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória a 75 % das aulas, salvo casos previstos pelo regulamento da FLUP. 

A participação não é apenas presencial mas também implica a entrega de trabalhos pedidos pelo professor durante o semestre e a participação oral e escrita do aluno nas aulas. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Produção escrita 25%, compreensão escrita e oral 40%, apresentação oral individual ou em grupo 25%, participation en classe : 10%

Todas as componentes da avaliação têm de ser realizadas para poder validar o semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes não submetidos a presença obrigatória nas aulas deverão entrar em contacto com o professor logo no inicio do semestre.

Apesar de não estar presentes, os trabalhadores estudantes devêm manter-se informados sobre os contéudos dados nas aulas e entregar os trabalhos registados nos sumários.

Melhoria de classificação

NA
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