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Análise do Discurso

Código: CL001     Sigla: ADIS

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 17 CL - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do Outro e do Real e como meio de socialização.

- Compreender os discursos produzidos num dado contexto social como um vestígio das interrelações entre língua e sociedade.

- Compreender os discursos como objetos analisáveis segundo metodologias linguísticas específicas

- Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:

1. Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do Real e do Outro e como meio de socialização;

2. Revelar conhecimentos no campo das diferentes teorias e métodos linguísticos da Análise do Discurso;

3. Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso;

4. Reconhecer os géneros/tipos de discurso como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;

5. Exercitar competências de análise de mecanismos linguístico-discursivos em diferentes modos de texto: textos orais, escritos e visuais;

6. Aplicar metodologias e técnicas de análise prática a textos de diferentes géneros;

7. Exercitar competências de produção em diferentes géneros/tipos discursivos;

8. Dominar técnicas de descrição linguística rigorosa.     

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

I. Linguagem e discurso
1. Paradigmas teórico-metodológicos da Linguística do Sistema e da Linguística do Uso.
2. Discurso; cotexto e contexto: as coordenadas da enunciação.
2.1 As marcas do contexto (EU-TU-AQUI AGORA) no texto e as marcas do texto no contexto.
2.1.1 Os discursos como vestígios do seu contexto de produção
2.1.2 Os discursos como forma de intervenção sobre o seu contexto de produção
3. Conceito de discurso: dicotomias clássicas. Discurso vs língua; discurso vs frase; discurso vs enunciado; discurso vs texto.
II. Análise de discurso: perspetivação histórica
1. Correntes de Análise dentro da Análise do Discurso 1.1 Análise de Conteúdo; Análise Crítica do Discurso; Análise Linguística do Discurso; Discourse Analysis; Etnografia da Comunicação; Etnometodologia; Análise Conversacional; Análise do Discurso Assistida por Computador; Análise Automática do Discurso; Linguística de Corpus.
III. Modalidades de discurso: discurso oral; discurso escrito; discurso multimodal
1. Análise pragmático-discursiva de sequências orais - contacto com modelos de análise.
1.1 Valores ilocutórios dos complexos acionais; enquadramento enunciativo-pragmático; interatividade, papéis sociais e lugares discursivos; trabalho de figuração e negociação discursiva; processos enunciativo e interpretativo
2. Análise pragmático-discursiva de textos escritos de vários géneros - contacto com modelos de análise.
2.1 Eixos semântico-pragmáticos organizadores do discurso; enquadramento nas coordenadas da enunciação; valores ilocutórios ativados; movimentos argumentativos; conectores; marcas de polifonia e dialogismo; estratégias de credibilização/ descredibilização discursiva; processos discursivos de modalização.
IV. Interdiscursividade; intertextualidade; dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa 1. Análise pragmático-discursiva das estratégias "recuperação intertextual de fórmulas fixas" e "recuperação interdiscursiva de macroestruturas textuais"
V. Configurações semântico-pragmáticas e argumentativas das construções contrastivas, condicionais, concessivas e consecutivas
VI. Tipos de discurso e tipologias de discurso.
1. Sequências discursivas prototípicas e heterogeneidade discursiva
2. Multiplicidade e funcionalidade dos tipos/géneros discursivos.
2.1 Os tipos/géneros discursivos como atualizações de estratégias discursivas diferenciadas aos níveis prosódico, gráfico, morfológico, lexical, sintático, semântico e pragmático.
VII. Análise do discurso assistida por computador: os analisadores gramaticais e sua aplicação à Análise do Discurso.
VIII. Linguística de Corpus – perspetivação geral

Bibliografia Obrigatória

ADAM, Jean-Michel; Les Textes: types et prototypes – récit, description, argumentation, explication et dialogue, 1992
ALMEIDA, C.A; A Construção da Ordem Interaccional na Rádio, Afrontamento, 2013
CHARAUDEAU, P. et MAINGUENEAU, D. ; Dictionnaire d’Analyse du Discours, 2002
FONSECA, Joaquim; Linguística e Texto/Discurso, 1992
Fonseca, Joaquim; Estudos de sintaxe-semântica e pragmática do Português, Porto Editora, 1993
Fonseca, Joaquim; Pinto, Alexandra Guedes, e outros; A Organização e o Funcionamento dos Discursos - Estudos sobre o Português, Porto Editora, 1998
Gee, James Paul and Handford, Michael (ed); The Routledge Hanbook of Discourse Analysis, Routledge, 2012
Kerbrat-Orecchioni, Catherine; Análise da Conversação: princípios e métodos., Parábola, 2006
PEDRO, E. R. (org.); Análise crítica do discurso, Caminho, 1997
Pinto, Alexandra Guedes; Publicidade: um discurso de sedução, Porto Editora, 1997
ROULET, E.; L’ articulation du discours en français contemporain, Peter Lange, 1985
VAN DIJK, T. ; Handbook of discourse analysis, Academic Press, 1985 (5 vols. )

Bibliografia Complementar

BROWN, G., YULE, G.; Análisis del Discurso, Visor Libros, 2005. ISBN: 84-7522-488-1
GUIMARÃES, E.; Texto e argumentação. Um estudo de conjunções do português, Pontes, 2002
KERBRAT-ORECCHIONI, C.; Le discours en interaction, Armand Colin, 2005. ISBN: 2-200-26513-1
RODRIGUES, I; Sinais conversacionais de vez, Granito, 1998 (tese de mestrado. )
TANNEN, D. et al.; Handbook of Discourse Analysis, 2001

Observações Bibliográficas

Referências bibliográficas adicionais serão dadas durante as aulas.
Outros materiais de apoio estão disponíveis na plataforma Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se em aulas teóricas (13 T), aulas teórico-práticas (26 TP) e sessões de orientação tutorial (13 OT). Nas aulas T e TP faz-se a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com exercícios. Nas sessões de OT promove-se a análise de discursos autênticos. Os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis no Sigarra.

A modalidade de avaliação consiste na avaliação distribuída com exame final. A classificação final corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas no trabalho prático e no teste escrito, com ponderações de 40% e 60%, respetivamente.

Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.

O trabalho de pesquisa baseia-se em leituras teóricas, mas deve conter também uma parte prática de análise linguístico-pragmática de discursos reais.

As atividades desenvolvidas nas aulas concentram-se nas metodologias linguísticas necessárias para uma análise competente dos discursos, tanto interacionais orais como escritos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota positiva no teste/exame final e no trabalho de pesquisa.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 60%
Trabalho: 40%
Exame (aplicável a casos especiais): 60%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português

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