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Ética II

Código: FILO008     Sigla: ETI2

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 30 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e para a formação intelectual dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

 

O aluno deverá conhecer as temáticas e os autores da Ética II.

 

O aluno deverá ter atingido um elevado nível de autonomia do pensamento crítico.

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Teorias éticas fundamentais

Época Antiga: Aristóteles, Epicuro e Estoicismo.

Época Medieval: Cristianismo e Ética

Época Moderna: Hume e Kant

Séc. XIX: Hegel, Stuart Mill, Karl Marx e Nietzsche

Séc. XX: Max Scheler, E. Lévinas, Albert Camus, Jean- Paul Sartre, José Luís L. Aranguren, Karl-Otto Apel, Hans Jonas e John Rawls.

Séc. XXI: Jurgen Habermas, Robert Misrahi, e Edgar Morin.
II. A Ética na Filosofia em Portugal: autores e linha gerais.

Bibliografia Obrigatória

ARAÚJO, Luís de ; ÉTICA, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010
BOURKE, Vernon; Histoire de la Morale, Cerf, 1970
CAMPS, Victoria (Org.); Historia de la Ética, Edit. Crítica, 1989 ( 3 vols)
CAMPS, Victoria; Breve História da Ética, RBA, 2013
OGIEN, Ruwen; L´´Ethique aujourd'hui, Gallimard, 2007
RUSS, Jacqueline; La Pensée Éthique Comtemporaine, PUF, 1995
VÁRIOS AUTORES; Concepciones de la Ética, Edit. Trotta, 1992 ((Coord. por Victoria Camps, Osvaldo Guariglia e Fernando Salmerón))
VV. AA. ; História Crítica da Filosofia Moral e Política, Edt. Verbo, 2005

Bibliografia Complementar

A indicar pelo docente ao longo do curso.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes. Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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