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Sociologia do Poder Político

Código: SOCI035     Sigla: SPPOL

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 5 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3
SOCI 55 SOCI - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificar e conhecer o processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecer as implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de conceção de poder político; conhecer as dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português; conhecer a génese e estruturação do campo político-partidário democrático.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros conceptuais da sociologia; desenvolvimento da capacidade de perspetivar sociologicamente os fenómenos de poder nas sociedades e das dinâmicas da sua transformação em poder político e poder político-partidário; cultura de cidadania crítica e reflexiva e de posturas profissionais assentes em princípios éticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução.
2. A especificidade do poder político: paradigmas de análise.
3. A génese do poder político: das reivindicações de legitimidade à problemática da formação dos Estados nacionais.
4. Compreender a estruturação da democracia: voto, regimes eleitorais, partidos e campo do poder.
5. Compreender a génese do poder político concentrado e a queda das democracias contemporâneas: totalitarismo, autoritarismo, salazarismo.

Bibliografia Obrigatória

Benedicto, Jorge; Morán, María Luz (Org.s); Sociedad y Política, Alianza Universidad Textos, 1995
Bermeo, Nancy ; A Teoria da Democracia e as Realidades da Europa do Sul, Difel, 1999
Bourdieu, Pierre ; O Poder Simbólico, Difel, 1988
Bourdieu, Pierre; Sur l'État, Seuil, 2012
Fernandes, A. Teixeira ; Os Fenómenos Políticos, Afrontamento, 1988
Fernandes, António Teixeira; A Sociedade e O Estado, Afrontamento, 1997
Freire, André ; Modelos de Comportamento Eleitoral. Uma introdução crítica, Celta, 2001
Lipset, S. M. ; Consenso e Conflito, Gradiva, 1992
Lopes, Fernando Farelo; Os Partidos Políticos. Modelos e realidades da Europa Ocidental e de Portugal, Celta, 2004
Held, David; Models of Democracy, Cambridge University Press, 2006
Michels, Robert; Les Partis politiques, Flammarion, 1971
Pinto, José Madureira ; Ideologias: inventário crítico de um conceito, Presença, 1978
Tilly, Charles ; As Revoluções na Europa 1492-1992, Presença, 1998
Weber, Max ; Economía y Sociedad, Fondo de Cultura Económica, 1964

Observações Bibliográficas

Serão fornecidas referências bibliográficas suplementares.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico-práticas mobilizam um manancial de informação teórico-empírica, com o objetivo de se proceder à documentação do trabalho conceptual na unidade curricular e à identificação, através de ilustrações pertinentes, de um conjunto diversificado de processos políticos. Este percurso é apoiado por um conjunto de sumários desenvolvidos que orientam o trabalho dos estudantes. Acresce a estas aulas um conjunto de sessões de orientação tutorial onde são analisados textos de referência e aprofundadas as estratégias teóricas e metodológicas desenvolvidas nestes.  Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a plataforma Sigarra é utilizada como espaço para disseminação de materiais de investigação e para comunicação com os estudantes.  

 

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação dos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP, a avaliação possui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade. O estudante cumpre este requisito se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas no âmbito das aulas teórico-práticas e no âmbito das sessões de orientação tutorial. A classificação de cada componente de avaliação não pode ser inferior a 8 valores. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial, tal como se estabelece no ponto seguinte. Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação no Exame final possui 75% de peso na classificação final. A classificação nas actividades realizadas nas sessões de orientação tutorial possui 25% de peso na classificação final. 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, de acordo com as Normas de Avaliação de Conhecimentos da FLUP, que não possam ser assíduos ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Estes estudantes serão avaliados através de um exame e de um trabalho prático. Cada uma destas componentes tem um peso de 50%. As datas de exame e de entrega dos trabalhos serão as mesmas a aplicar aos outros alunos.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de avaliação da FLUP. 
A Melhoria de Classificação toma por referência os elementos de avaliação previstos na componente exame da disciplina, implicando a realização de novo exame. A nota obtida neste exame de Melhoria faz média com as notas das outras componentes que foram avaliadas ao longo do semestre. A classificação final retém os critérios de cálculo da classificação apresentados acima (o exame final vale 75% da nota final; os relatórios valem, ao todo, 25%).

Observações

O horário de atendimento será anunciado no início das actividades lectivas; os estudantes deverão, contudo, efectuar previamente a marcação da reunião com o professor. 

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