Código: | SOCI035 | Sigla: | SPPOL |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LRI | 5 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
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SOCI | 55 | SOCI - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Conhecer os principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificar e conhecer o processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecer as implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de conceção de poder político; conhecer as dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português; conhecer a génese e estruturação do campo político-partidário democrático.
Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros conceptuais da sociologia; desenvolvimento da capacidade de perspetivar sociologicamente os fenómenos de poder nas sociedades e das dinâmicas da sua transformação em poder político e poder político-partidário; cultura de cidadania crítica e reflexiva e de posturas profissionais assentes em princípios éticos.
1. Introdução.
2. A especificidade do poder político: paradigmas de análise.
3. A génese do poder político: das reivindicações de legitimidade à problemática da formação dos Estados nacionais.
4. Compreender a estruturação da democracia: voto, regimes eleitorais, partidos e campo do poder.
5. Compreender a génese do poder político concentrado e a queda das democracias contemporâneas: totalitarismo, autoritarismo, salazarismo.
As aulas teórico-práticas mobilizam um manancial de informação teórico-empírica, com o objetivo de se proceder à documentação do trabalho conceptual na unidade curricular e à identificação, através de ilustrações pertinentes, de um conjunto diversificado de processos políticos. Este percurso é apoiado por um conjunto de sumários desenvolvidos que orientam o trabalho dos estudantes. Acresce a estas aulas um conjunto de sessões de orientação tutorial onde são analisados textos de referência e aprofundadas as estratégias teóricas e metodológicas desenvolvidas nestes. Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a plataforma Sigarra é utilizada como espaço para disseminação de materiais de investigação e para comunicação com os estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 32,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação dos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP, a avaliação possui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade. O estudante cumpre este requisito se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas no âmbito das aulas teórico-práticas e no âmbito das sessões de orientação tutorial. A classificação de cada componente de avaliação não pode ser inferior a 8 valores. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial, tal como se estabelece no ponto seguinte. Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.
A classificação no Exame final possui 75% de peso na classificação final. A classificação nas actividades realizadas nas sessões de orientação tutorial possui 25% de peso na classificação final.
Não se aplica.
Não se aplica.
Os estudantes que, de acordo com as Normas de Avaliação de Conhecimentos da FLUP, que não possam ser assíduos ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Estes estudantes serão avaliados através de um exame e de um trabalho prático. Cada uma destas componentes tem um peso de 50%. As datas de exame e de entrega dos trabalhos serão as mesmas a aplicar aos outros alunos.
De acordo com o Regulamento de avaliação da FLUP. A Melhoria de Classificação toma por referência os elementos de avaliação previstos na componente exame da disciplina, implicando a realização de novo exame. A nota obtida neste exame de Melhoria faz média com as notas das outras componentes que foram avaliadas ao longo do semestre. A classificação final retém os critérios de cálculo da classificação apresentados acima (o exame final vale 75% da nota final; os relatórios valem, ao todo, 25%).
O horário de atendimento será anunciado no início das actividades lectivas; os estudantes deverão, contudo, efectuar previamente a marcação da reunião com o professor.