Código: | FILO030 | Sigla: | ONT1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FILO | 34 | FILO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 4 |
1. Delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma;
2. Identificação, na história da filosofia, do itinerário da constituição da «metafísica» como ciência
3. Determinação da “orientação programática” e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis.
4. Identificação das questões filosóficas inerentes à definição e constituição da ciência «Metafísica»
5. Determinação dos modelos epistemológicos associados aos distintos paradigmas ontológicos estudados.
1. Desenvolvimento da capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia
2. Desenvolvimento da capacidade crítica e especulativa em torno das questões acerca da constituição da metafísica como ciência
3. Aprendizagem do vocabulário técnico fundamental da Ontologia e sua correlação com os paradigmas ontológicos de cada autor examinado.
4. Compreensão dos temas e problemas inerentes à questão filosófica da constituição da ciência metafísica, na história da filosofia
I – INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA
Nascimento de uma ciência (Rudolf Golclenius / Jacob Lorhard)
Temas e problemas da ciência «ontologia»
II – Ser e Pensar
O Poema de Parménides e a dicotomia Ser – Não –Ser
O problema da dizibilidade do Ser, ante o monismo parmenidiano
A impossibilidade da fundamentação do discurso verdadeiro e o nascimento da escola sofista.
O Sofista de Platão e a fundamentação possível do discurso sobre o não-ser.
A instauração dos géneros supremos e a especificidade do «ser».
III – A Ciência Metafísica – Aristóteles
A «Metafísica» de Aristóteles e o problema da diversidade de objectos desta ciência
A Metafísica como ousiologia
A Metafísica como ciência das primeiras causas e princípios
A Metafísica como «ciência divina» ou «teologia»
O itinerário da «Metafísica» de Aristóteles nas Escolas do Período Tardo-Antigo e a sua recepção pelo mundo árabe.
IV – A Ciência Metafísica – Avicena
A influência de Al-farabi na compreensão aviceniana da Metafísica
A Influência da obra «Teologia de Aristóteles» na compreensão aviceniana da Metafísica
A Metafísica de Avicena no âmbito da obra Kitab al Shifa (Livro da Cura)
A Metafísica de Avicena: discussão do problema do objecto desta ciência; lugar entre os saberes.
O objecto da ciência Metafísica: noções comuns de «ente», «coisa» e «necessário». O lugar da demonstração da existência de Deus na Metafísica. Os fins da ciência Metafísica.
Paradigma ontológico aviceniano. Emanação, Intelecto Agente, Causalidade, Geração-corrupção. O retorno: o conhecimento do intelecto agente por meio das ciências; o reconhecimento das ideias impressas de «ente, coisa, necessário» por via de iluminação. A união com o divino por via da ciência Metafísica. Profecia, Metafísica e Teologia.
V – A recepção da «Metafísica» de Aristóteles no Mundo Ocidental
Traduções da obra de Aristóteles, Comentários árabes.
A incorporação do Lber de Causis à «Metafísica» de Aristóteteles.
O problema da definição do objecto da ciência metafísica: a causalidade do Primeiro motor e a causalidade do Primeiro Agente.
A teologia de Aristóteles: Física ou Metafísica? O problema da relação entre Física, Metafísica e Teologia e o debate sobre o primeiro objecto próprio e adequado do entendimento humano.
VI – Duns Escoto e a fundação da metafísica como «ciência transcendente»
Duns Escoto e Avicena: pontos de convergência e divergência.
Duns Escoto e crítica à «analogia entis» - Tomás de Aquino e Henrique de Gant.
A cognoscibilidade de Deus: o debate sobre o objecto primeiro e adequado do entendimento
A proposta escotista da univocidade do ente e a fundação da metafísica como «scientia transcendens».
Conclusão:
A fundação da metafísica como a melhor ciência do maximamente inteligível
A condição de possibilidade do conhecimento do ente e da constituição da ciência metafísica.
A recepção desta ciência na Escolástica tardia e a refundação da ciência metafísica por F. Suárez.
O método de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas, insentivando o diálogocom os estudantes.
A metodologia empregue é essencialemente hermeneutica, partindo da leitura e comentario de textos, exposiçao das questões filosóficas neles presentes e debate crítico dos argumentos
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Exame = 100%