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Filosofia da Linguagem

Código: FILO014     Sigla: FILLIN

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 46 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. O objectivo central da disciplina é uma introdução ao tratamento dos temas do sentido e a referência, e, mais em geral, da relação entre a linguagem, o pensamento e o mundo na filosofia da linguagem. A concretização deste objectivo é efectuada através do estudo de autores fulcrais da história da filosofia da linguagem a partir de finais do século XIX até meados do século XX, nomeadamente G. Frege, B. Russell e L. Wittgenstein. 2. Constitui ainda objectivo da disciplina que os estudantes conheçam a história da filosofia da linguagem no período em causa de modo a, assim, reconhecerem a forma como problemáticas contemporâneas nela radicam. 3. Constitui também objectivo da disciplina que os estudantes compreendam as relações da filosofia da linguagem com a história da filosofia analítica. Na medida em que a filosofia da linguagem é central sobretudo na tradição analítica, é a esta que é dedicada a quase totalidade do Programa, sendo a Parte II aquela que é mais extensamente leccionada, a partir da análise prática de obras e artigos. De modo a contextualizar a orientação principal (Parte II), o Programa é iniciado com uma referência aos estudos empíricos da linguagem (Parte I). Pretende-se que os estudantes identifiquem e comparem abordagens filosóficas e científicas da linguagem. Para que os estudantes compreendam o contexto filosófico mais geral das investigações da filosofia da linguagem realizadas no âmbito da filosofia analítica, o Programa é concluído com uma breve referência à teoria da linguagem no âmbito de outras tradições filosóficas (Parte III).

Resultados de aprendizagem e competências


Após a conclusão deste curso com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de: Identificar e discutir os tópicos maiores das ciências da linguagem em contraste com os da filosofia da linguagem; identificar e discutir os tratamentos do sentido e da referência e, em geral das relações pensamento-linguagem-mundo nas obras de Frege, Russell e Wittgenstein analisadas; identificar e discutir princípios gerais da abordagem da linguagem na filosofia contemporânea não analítica.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PARTE I – Filosofia da linguagem e ciências da linguagem

 Sintaxe, semântica, pragmática. Línguas naturais e linguagens formais. Competência e performance. Uso e menção. Frases, proposições, elocuções. Paráfrase. Ambiguidade. Afasias. Uma revolução em linguística: N. Chomsky. Cérebro e linguagem. Linguagem humana e linguagens animais. A perspectiva da psicolinguística: léxico mental, redes semânticas, modelos de produção e de comprensão da fala.

PARTE II – Sentido e referência: história da filosofia da linguagem

1. G. Frege: do projecto filosófico logicista às teses acerca de sentido e referência em Über Sinn und Bedeutung. Estudo sistemático de Über Sinn und Bedeutung (1892). O Puzzle de Frege. Sentido e referência de termos singulares, frases assertivas simples e frases complexas.

2. B. Russell: da filosofia do atomismo lógico à Teoria das Descrições Definidas. A diferença entre ‘referir’ e ‘denotar’: estudo sistemático de On Denoting (1905). Frege e Russell, ontologia e epistemologia: uma comparação. Críticas das teorias da referência directa às teorias descritivistas de Frege e Russell.

3. L. Wittgenstein. 3.1 Uma teoria da linguagem como modelo (Bild). Estudo sistemático do Tractatus Logico-Philosophicus. O estatuto da Lógica e o lugar do sujeito filosófico no Tractatus. 3.2 O significado como uso: um estudo das Investigações Filosóficas (1953). Linguagem privada. Seguir-regras. Pluralismo e pragmatismo.

4. A filosofia da linguagem depois de Wittgenstein. A via da linguagem comum: da teoria dos actos de fala à pragmática. A outra via: a linguagem nos programas de W. V. Quine e D. Davidson. A metáfora: a natureza do significado não literal.

PARTE III – Filosofia não analítica da linguagem

O estatuto da linguagem nos projectos filosóficos de M. Heidegger, J. Habermas, M. Foucault e J. Derrida.

 

Bibliografia Obrigatória

Lycan, William G; Philosophy of language. ISBN: 0-415-17116-4
Miguens, Sofia; Filosofia da linguagem. ISBN: 978-972-8932-28-2
Frege, Gottlob, 1848-1925; Lógica e filosofia da linguagem. ISBN: 978-81-314-1180-9
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951; Tratado lógico-filosófico
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951; Philosophical investigations
Martinich, A. P. 340; The^philosophy of language. ISBN: 0-19-513543-1 (Inclui textos de leitura obrigatória, nomeadamente B. Russell, "On Denoting")
Fromkin, Victoria; An^introduction to language. ISBN: 0-03-018682-X (Introdução às ciências da linguagem)
Dummett, Michael; The origins of analytic philosophy, Cambridge MA, Harvard University Press, 1993

Bibliografia Complementar

Gazzaniga, Michael; Cognitive Neuroscience, New York, Norton, 1998
Pinker, Stephen; The Language Instinct, London, Penguin, 1994
Chomsky, Noam, 1928-; Knowledge of language
Hale, Bob 340; A^companion to the philosophy of language. ISBN: 0-631-16757-9
Editor: Edward ZALTA; The Stanford Encyclopedia of Philosophy http.//plato.stanford.edu), The Metaphysics Research Lab Center for the Study of Language and Information Stanford University Stanford

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria e análise de textos.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Semiótica
Humanidades > Filosofia > Lógica
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 107,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 161,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame fina.l

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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