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Sociedade Portuguesa - Estrutura e Recomposição Social

Código: MSOCI018     Sigla: SPERS

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSOCI 35 MSOCI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa nas últimas quatro décadas;
Conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa tomando por referência os restantes países da Europa Comunitária;
Identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação territorial portuguesa.

Pretende-se que os alunos obtenham as seguintes competências:
Domínio aprofundado das teorias e dos estudos sobre a estrutura e a recomposição da sociedade portuguesa contemporânea.
Domínio das metodologias de construção do conhecimento sociológico sobre a sociedade portuguesa contemporânea.
Ser capaz de produzir reflexão e análise sociológica informada sobre a realidade social portuguesa contemporânea.

Programa

1. A estrutura social portuguesa: da dualização à complexificação.
2. Transformações demográficas, litoralização, (sub)urbanização e reconfiguração da actividade económica.
3. Escolarização e contradições no processo de escolarização.
4. Estrutura de classes, mobilidade social e vinculações territoriais.
5. Estado, cidadania e dinâmicas institucionais.

Bibliografia Obrigatória

Fitoussi, Jean-Paul e Rosanvallon, Pierre ; A Nova Era das Desigualdades, Celta, 1997
Estanque, Elísio e Mendes, José Manuel ; Classes e desigualdades sociais em Portugal, Afrontamento, 1998
Ávila, Patrícia ; A Literacia dos Adultos - Competências-Chave na Sociedade do Conhecimento, Celta, 2008
Cordeiro, Graça ; Um Lugar na Cidade, D. Quixote, 1997
Costa, António Firmino ; Sociedade de bairro, Celta, 1999
Costa, António Firmino da, João Ferreira de Almeida, Luís Capucha, Fernando Luís Machado, Isabel Nicolau e Elizabeth Reis ; Exclusão Social. Factores e Tipos de Pobreza em Portugal (2ª edição alargada), Celta, 1994
Barreto, António (org.); A situação social em Portugal (1965-1995), ICS, 1996
Kayser, Bernard ; La renaissance rurale. Sociologie des campagnes du monde occidental, Colin, 1990
Pereira, Virgílio Borges; Os vincados padrões do tecido social, Afrontamento,, 1999
Rémy, Jean; Voyé, Liliane ; Cidade: rumo a uma nova definição?, Afrontamento, 1994
Rosa, Maria João Valente; Vieira, Cláudia ; A População Portuguesa no Século XX. Análise dos Censos de 1900 a 2001, ICS, 2003
Silva, Manuel Carlos ; Resistir e adaptar-se, Afrontamento, 1999
Viegas, J. Manuel Leite e Costa, António Firmino (orgs.) ; Portugal, que modernidade?, Celta, 1998
Wall, Karin ; Famílias no Campo, , D. Quixote, 1998.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico práticas (TP) - exposição das principais linhas do programa da disciplina e discussão dos elementos mais relevantes.

Sessões de Orientação Tutorial (OT) - a partir de um conjunto de temas da disciplina, preparação, redacção e discussão de um pequeno ensaio elaborado por cada estudante.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Macro-sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00 2013-06-30
Trabalho Trabalho escrito 31,00 2013-06-30
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 73 2013-06-30
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Exame escrito final;
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio);
Assiduidade às sessões teórico-práticas e às de orientação tutória.
Todos os elementos de avaliação são de realização obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação mínima no exame final escrito (que poderá incluir uma componente oral, caso esta última modalidade se justifique) não poderá ser inferior a 10 valores. A classificação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutória não poderá ser inferior a 8 valores.
Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular:
Exame final (70% da classificação final);
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio) - 20% da classificação final;
Assiduidade às sessões teórico-práticas e às de orientação tutória (10% da classificação final).
No caso dos estudantes que não estão abrangidos pelas normas relativas à assiduidade, os 10% de ponderação respectivos serão acrescentados ao trabalho de elaboração de ensaio.

Provas e trabalhos especiais

Nas épocas de recurso ou especial de conclusão do curso, o exame será constituído por uma prova escrita individual (e oral se necessário) e por um trabalho individual escrito de natureza temática a ser apresentado pelo aluno em data posterior à do exame escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, de acordo com as Normas de Avaliação de Conhecimentos da FLUP, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP, implicando a realização de um novo exame final (ponderação de 70% na nota final) e de um novo trabalho individual escrito (ponderação de 30% na nota final).
É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação.

Observações

Nas épocas de recurso ou especial de conclusão do curso, o exame será constituído por uma prova escrita individual (e oral se necessário) e por um trabalho individual escrito de natureza temática a ser apresentado pelo aluno em data posterior à do exame escrito.
A prova escrita terá uma ponderação de 70% na nota final e o trabalho individual escrito terá uma ponderação de 30% na nota final, sendo obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação.
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