Sociedade Portuguesa - Estrutura e Recomposição Social
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSOCI |
35 |
MSOCI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa nas últimas quatro décadas;
Conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa tomando por referência os restantes países da Europa Comunitária;
Identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação territorial portuguesa.
Pretende-se que os alunos obtenham as seguintes competências:
Domínio aprofundado das teorias e dos estudos sobre a estrutura e a recomposição da sociedade portuguesa contemporânea.
Domínio das metodologias de construção do conhecimento sociológico sobre a sociedade portuguesa contemporânea.
Ser capaz de produzir reflexão e análise sociológica informada sobre a realidade social portuguesa contemporânea.
Programa
1. A estrutura social portuguesa: da dualização à complexificação.
2. Transformações demográficas, litoralização, (sub)urbanização e reconfiguração da actividade económica.
3. Escolarização e contradições no processo de escolarização.
4. Estrutura de classes, mobilidade social e vinculações territoriais.
5. Estado, cidadania e dinâmicas institucionais.
Bibliografia Obrigatória
Fitoussi, Jean-Paul e Rosanvallon, Pierre ; A Nova Era das Desigualdades, Celta, 1997
Estanque, Elísio e Mendes, José Manuel ; Classes e desigualdades sociais em Portugal, Afrontamento, 1998
Ávila, Patrícia ; A Literacia dos Adultos - Competências-Chave na Sociedade do Conhecimento, Celta, 2008
Cordeiro, Graça ; Um Lugar na Cidade, D. Quixote, 1997
Costa, António Firmino ; Sociedade de bairro, Celta, 1999
Costa, António Firmino da, João Ferreira de Almeida, Luís Capucha, Fernando Luís Machado, Isabel Nicolau e Elizabeth Reis ; Exclusão Social. Factores e Tipos de Pobreza em Portugal (2ª edição alargada), Celta, 1994
Barreto, António (org.); A situação social em Portugal (1965-1995), ICS, 1996
Kayser, Bernard ; La renaissance rurale. Sociologie des campagnes du monde occidental, Colin, 1990
Pereira, Virgílio Borges; Os vincados padrões do tecido social, Afrontamento,, 1999
Rémy, Jean; Voyé, Liliane ; Cidade: rumo a uma nova definição?, Afrontamento, 1994
Rosa, Maria João Valente; Vieira, Cláudia ; A População Portuguesa no Século XX. Análise dos Censos de 1900 a 2001, ICS, 2003
Silva, Manuel Carlos ; Resistir e adaptar-se, Afrontamento, 1999
Viegas, J. Manuel Leite e Costa, António Firmino (orgs.) ; Portugal, que modernidade?, Celta, 1998
Wall, Karin ; Famílias no Campo, , D. Quixote, 1998.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Sessões teórico práticas (TP) - exposição das principais linhas do programa da disciplina e discussão dos elementos mais relevantes.
Sessões de Orientação Tutorial (OT) - a partir de um conjunto de temas da disciplina, preparação, redacção e discussão de um pequeno ensaio elaborado por cada estudante.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia > Macro-sociologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2013-06-30 |
Trabalho |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2013-06-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
73 |
2013-06-30 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Exame escrito final;
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio);
Assiduidade às sessões teórico-práticas e às de orientação tutória.
Todos os elementos de avaliação são de realização obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação mínima no exame final escrito (que poderá incluir uma componente oral, caso esta última modalidade se justifique) não poderá ser inferior a 10 valores. A classificação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutória não poderá ser inferior a 8 valores.
Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular:
Exame final (70% da classificação final);
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio) - 20% da classificação final;
Assiduidade às sessões teórico-práticas e às de orientação tutória (10% da classificação final).
No caso dos estudantes que não estão abrangidos pelas normas relativas à assiduidade, os 10% de ponderação respectivos serão acrescentados ao trabalho de elaboração de ensaio.
Provas e trabalhos especiais
Nas épocas de recurso ou especial de conclusão do curso, o exame será constituído por uma prova escrita individual (e oral se necessário) e por um trabalho individual escrito de natureza temática a ser apresentado pelo aluno em data posterior à do exame escrito.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que, de acordo com as Normas de Avaliação de Conhecimentos da FLUP, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP, implicando a realização de um novo exame final (ponderação de 70% na nota final) e de um novo trabalho individual escrito (ponderação de 30% na nota final).
É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação.
Observações
Nas épocas de recurso ou especial de conclusão do curso, o exame será constituído por uma prova escrita individual (e oral se necessário) e por um trabalho individual escrito de natureza temática a ser apresentado pelo aluno em data posterior à do exame escrito.
A prova escrita terá uma ponderação de 70% na nota final e o trabalho individual escrito terá uma ponderação de 30% na nota final, sendo obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação.