Sociedade Portuguesa - Estrutura e Recomposição Social
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSOCI |
31 |
MSOCI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa nas últimas quatro décadas;
conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa tomando por referência os restantes países da Europa Comunitária;
identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação territorial portuguesa.
Pretende-se que os alunos obtenham as seguintes competências:
Domínio aprofundado das teorias e dos estudos sobre a estrutura e a recomposição da sociedade portuguesa contemporânea.
Domínio das metodologias de construção do conhecimento sociológico sobre a sociedade portuguesa contemporânea.
Ser capaz de produzir reflexão e análise sociológica informada sobre a realidade social portuguesa contemporânea.
Programa
1. A estrutura social portuguesa: da dualização à complexificação.
2. Transformações demográficas, litoralização, (sub)urbanização e reconfiguração da actividade económica.
3. Escolarização e contradições no processo de escolarização.
4. Estrutura de classes, mobilidade social e vinculações territoriais.
5. Estado, cidadania e dinâmicas institucionais.
Bibliografia Obrigatória
Fitoussi, Jean-Paul e Rosanvallon, Pierre ; A Nova Era das Desigualdades, Celta, 1997
Estanque, Elísio e Mendes, José Manuel ; Classes e desigualdades sociais em Portugal, Afrontamento, 1998
Ávila, Patrícia ; A Literacia dos Adultos - Competências-Chave na Sociedade do Conhecimento, Celta, 2008
Cordeiro, Graça ; Um Lugar na Cidade, D. Quixote, 1997
Costa, António Firmino ; Sociedade de bairro, Celta, 1999
Costa, António Firmino da, João Ferreira de Almeida, Luís Capucha, Fernando Luís Machado, Isabel Nicolau e Elizabeth Reis ; Exclusão Social. Factores e Tipos de Pobreza em Portugal (2ª edição alargada), Celta, 1994
Barreto, António (org.); A situação social em Portugal (1965-1995), ICS, 1996
Kayser, Bernard ; La renaissance rurale. Sociologie des campagnes du monde occidental, Colin, 1990
Pereira, Virgílio Borges; Os vincados padrões do tecido social, Afrontamento,, 1999
Rémy, Jean; Voyé, Liliane ; Cidade: rumo a uma nova definição?, Afrontamento, 1994
Rosa, Maria João Valente; Vieira, Cláudia ; A População Portuguesa no Século XX. Análise dos Censos de 1900 a 2001, ICS, 2003
Silva, Manuel Carlos ; Resistir e adaptar-se, Afrontamento, 1999
Viegas, J. Manuel Leite e Costa, António Firmino (orgs.) ; Portugal, que modernidade?, Celta, 1998
Wall, Karin ; Famílias no Campo, , D. Quixote, 1998.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Sessões teórico práticas (TP) - exposição das principais linhas do programa da disciplina e discussão dos elementos mais relevantes.
Sessões de Orientação Tutorial (OT) - a partir de um conjunto de temas da disciplina, preparação, redacção e discussão de um pequeno ensaio elaborado por cada estudante.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia > Macro-sociologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Preparação de trabalho |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
73 |
|
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Exame final;
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio);
Assiduidade às sessões teórico-práticas e às de orientação tutória.
Todas os elementos de avaliação são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.
Fórmula de cálculo da classificação final
Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular:
Exame final (70% da classificação final);
Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória (elaboração de um ensaio) - 20% da classificação final;
Assiduidade às sessões teórico-práticas e às de orientação tutória (10% da classificação final).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
Melhoria de classificação
Nos termos do artigo 12º do Regulamento de Avaliação da FLUP, o estudante poderá requerer melhoria da classificação. A melhoria poderá ocorrer nas épocas normal e de recurso de avaliação final, até à época de recurso (inclusive) do ano lectivo seguinte ao da aprovação da disciplina. Os alunos que desejem realizar a melhoria da classificação no ano seguinte àquele em que obtiveram aprovação nas unidades curriculares respectivas têm de se cingir aos programas vigentes nesse ano lectivo e deverão realizar uma única prova escrita (exame final).