Fontes de Informação e Metodologia de Pesquisa
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas, com particular destaque para a pesquisa historiográfica.
- Fornecer técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação
- Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
- Familiarização com algumas tipologias de fontes históricas e seus potenciais usos em contextos de investigação.
Programa
A. A DEFINIÇÃO DE PERCURSOS DE PESQUISA E DE ACESSO À INFORMAÇÃO
1. Da documentação, à informação, ao conhecimento
2.Serviços de Documentação ou Serviços de Informação? – Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação
3.Tipologia de instituições produtoras de documentação
4.Quadro arquivístico nacional, arquivos internacionais e arquivos virtuais
5.Instrumentos de acesso à informação
B. TIPOLOGIA DE FONTES
1. Fontes normativas nos contextos nacional e internacional
2. Fontes diplomáticas
3. Fontes ligadas à administração central e à administração periférica
4. Fontes de carácter regional e local
5. A imprensa
6. Fontes orais
Bibliografia Obrigatória
AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonçalves de – Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Porto, Ed. Autor, 1994
BELL, Judith – Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva, 1997
CAMPOS, Fernanda Maria – A inovação no saber disponível: bibliotecas e novos suportes de informação. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 207-211
CUNHA, Isabel Ferin – Contra a fragmentação: da informação ao conhecimento. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 75-83
DE KETELE, Jean-Marie – Méthodologie du recueil d’informations : fondements des méthodes d’observation, de questionnaires, d’interviews et d’étude de documents, Bruxelles, De Boeck Université, 1991
DEVLIN, Keith – Info-senso. Como transformar a informação em conhecimento. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 2000
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris, Memória social. Novas perspectivas sobre o passado, trad. port., Lisboa, Teorema, [1994]
MAGALHÃES, José – O leitor da biblioteca digital: utopia e realidade. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 61-66
MARCIL, Claude, CHIASSON, Robert – Comment chercher: les secrets de la recherche de l’information, Québec, Editions Multimondes, 1992
MIRANDA, José A. Bragança de – A virtualização do arquivo. “Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas”. Lisboa, 9, 1996, p. 85-117
PORTUGAL, Idalina ; FREIRE, António Manuel – Inovação. Pesquisa bibliográfica . “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 235-250
RIBEIRO, Fernanda – O acesso á informação nos arquivos. 2 vols. Porto, 1998 [Dissertação de doutoramento policopiada]
SILVA, Armando Jorge - Inovação nas bibliotecas para o século XXI. . “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p.117-140
SOUZA, Ruth Marcelino da Motta ; FONSECA, Ana Lúcia Reis – A Internet na arquivologia: o uso da rede mundial na disseminação da informação arquivística. “Cadernos de Trabalhos Científicos”. Salvador da Bahia, 1,1 (outubro), 2000, p. 43-56
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
TP: Sessões teórico-práticas com recurso a trabalho interactivo e ao apoio de técnicos especialistas em ciência da informação.
OT: Reflexão e discussão em grupo em torno de projectos de investigação individuais. Apresentação de projectos e de fases intermédias de trabalho.
PL: Trabalho em bibliotecas e arquivos: exercícios concretos de pesquisa documental e bibliográfica em diversas tipologias de instituições documentais
Software
Power Point
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Humanidades > História > História das ciências sociais
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
Aulas de orientação tutorial |
Participação presencial |
10,00 |
|
|
Trabalho orientado de prática laboratorial |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
|
|
Trabalho de investigação aplicada |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho autónomo |
Estudo autónomo |
62 |
|
|
Total: |
62,00 |
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Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem
Fórmula de cálculo da classificação final
Na classificação final pondera, de forma determinante, a classificação do trabalho, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo na sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula:
TOTAL= 90% T + 5% EX + 5% PA
T= Trabalho escrito. Simulação de um percurso de pesquisa e de tratamento de uma tipologia documental
EX= Participação em exercícios levados a cabo em espaço de aula
PA = Participação nas aulas
Provas e trabalhos especiais
Aplicável de acordo com o previsto na legislação em vigor.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir as componentes a que não tenha obtido classificação satisfatória.