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Fontes de Informação e Metodologia de Pesquisa

Código: MHP007     Sigla: FIMP

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EHP 4 Plano de Estudos 1 - 6 60 162
MHP 15 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas, com particular destaque para a pesquisa historiográfica.
- Fornecer técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação
- Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
- Familiarização com algumas tipologias de fontes históricas e seus potenciais usos em contextos de investigação.

Programa

A. A DEFINIÇÃO DE PERCURSOS DE PESQUISA E DE ACESSO À INFORMAÇÃO

1. Da documentação, à informação, ao conhecimento
2.Serviços de Documentação ou Serviços de Informação? – Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação
3.Tipologia de instituições produtoras de documentação
4.Quadro arquivístico nacional, arquivos internacionais e arquivos virtuais
5.Instrumentos de acesso à informação

B. TIPOLOGIA DE FONTES

1. Fontes normativas nos contextos nacional e internacional
2. Fontes diplomáticas
3. Fontes ligadas à administração central e à administração periférica
4. Fontes de carácter regional e local
5. A imprensa
6. Fontes orais

Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonçalves de – Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Porto, Ed. Autor, 1994
BELL, Judith – Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva, 1997
CAMPOS, Fernanda Maria – A inovação no saber disponível: bibliotecas e novos suportes de informação. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 207-211
CUNHA, Isabel Ferin – Contra a fragmentação: da informação ao conhecimento. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 75-83
DE KETELE, Jean-Marie – Méthodologie du recueil d’informations : fondements des méthodes d’observation, de questionnaires, d’interviews et d’étude de documents, Bruxelles, De Boeck Université, 1991
DEVLIN, Keith – Info-senso. Como transformar a informação em conhecimento. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 2000
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris, Memória social. Novas perspectivas sobre o passado, trad. port., Lisboa, Teorema, [1994]
MAGALHÃES, José – O leitor da biblioteca digital: utopia e realidade. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 61-66
MARCIL, Claude, CHIASSON, Robert – Comment chercher: les secrets de la recherche de l’information, Québec, Editions Multimondes, 1992
MIRANDA, José A. Bragança de – A virtualização do arquivo. “Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas”. Lisboa, 9, 1996, p. 85-117
PORTUGAL, Idalina ; FREIRE, António Manuel – Inovação. Pesquisa bibliográfica . “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 235-250
RIBEIRO, Fernanda – O acesso á informação nos arquivos. 2 vols. Porto, 1998 [Dissertação de doutoramento policopiada]
SILVA, Armando Jorge - Inovação nas bibliotecas para o século XXI. . “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p.117-140
SOUZA, Ruth Marcelino da Motta ; FONSECA, Ana Lúcia Reis – A Internet na arquivologia: o uso da rede mundial na disseminação da informação arquivística. “Cadernos de Trabalhos Científicos”. Salvador da Bahia, 1,1 (outubro), 2000, p. 43-56

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

TP: Sessões teórico-práticas com recurso a trabalho interactivo e ao apoio de técnicos especialistas em ciência da informação.
OT: Reflexão e discussão em grupo em torno de projectos de investigação individuais. Apresentação de projectos e de fases intermédias de trabalho.
PL: Trabalho em bibliotecas e arquivos: exercícios concretos de pesquisa documental e bibliográfica em diversas tipologias de instituições documentais

Software

Power Point

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Humanidades > História > História das ciências sociais
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
Aulas de orientação tutorial Participação presencial 10,00
Trabalho orientado de prática laboratorial Trabalho laboratorial 30,00
Trabalho de investigação aplicada Trabalho escrito 30,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho autónomo Estudo autónomo 62
Total: 62,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem

Fórmula de cálculo da classificação final

Na classificação final pondera, de forma determinante, a classificação do trabalho, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo na sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula:

TOTAL= 90% T + 5% EX + 5% PA

T= Trabalho escrito. Simulação de um percurso de pesquisa e de tratamento de uma tipologia documental
EX= Participação em exercícios levados a cabo em espaço de aula
PA = Participação nas aulas

Provas e trabalhos especiais

Aplicável de acordo com o previsto na legislação em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir as componentes a que não tenha obtido classificação satisfatória.
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