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Filosofia das Ciências II

Código: FILO035     Sigla: FC_II

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 45 FILO - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao acompanhar as transformações dos contextos sociais e culturais da investigação depois dos anos sessenta, pretende-se compreender por é que a ciência passou a exigir uma nova filosofia e uma nova epistemologia. Serão apreciados os poderes e limites das análises socioepistemológicas e o modo como elas redimensionam a imagem e o lugar das ciências na cultura.De múltiplas formas procura-se dar conta das relações necessárias mas difíceis entre as ciências e vários sectores da não-ciência.

Programa

-Trajectos da epistemologia a partir de meados do século XX
1.1. A evolução do contexto social da investigação científica no século XX. As previsões de Solla Price.
1.1.1. De R. Merton a J. Ziman: o ethos científico e a sua evolução
1.2. O construtivismo sociológico: a socioepistemologia: A escola de Edimburgo e a escola de Paris. Objectividade científica e relativismo.
1.2.1. O enquadramento filosófico da socioepistemologia: R.Rorty e a ciência como solidariedade.
1.2.2. Os limites da socioepistemologia de acordo com: G.Hottois: entre símbolos e tecnociência
R. Giere: uma visão iluminista pós-moderna da ciência a partir do cognitivismo As bases cognitivas da ciências
P. Kitcher: o avanço da ciência
1.2.3. Os cientistas e a filosofia das ciências.Uma controvérsia epistemológica: “a guerra das ciências”. O seu significado e repercussões.

2. Outras dimensões de análise das ciências:
A dimensão “thematica” das ciências segundo G.Holton.
A dimensão retórica. Ciência e literatura.

3. O impacto cultural das ciências. Percepções da ciência:
Ciência, comunicação e sociedade.
Ciência e anti-ciência.

Bibliografia Obrigatória

GIL, F. (coord.),, L. Sá da Costa, 1999.; A ciência tal qual se faz, L. Sá da Costa, 1999.
JORGE, M.M.A.,; As ciências e nós, Instituto Piaget, 2001
KITCHER, P.; The advancement of science,, Oxford Univ., Press, 1993
NEWTON-SMITH, W., ; A companion to the philosophy of science, Blackwell, , 2001
BROWN, J.(ed).; Scientific Rationality.The Sociological Turn,, Reidel Publ. Comp., , 1984
CARRUTHERS (ed.); The cognitive basis of science, Cambridge U. Press, 2002
COLE, S., Making Science; Making Science, Harvard Univ. Press, , 1992
COLLINS, H., Pinch, T.,; Tout ce que vous devriez savoir sur la science, Seuil, 1994
GIERE, R.; Explaining Science, Chicago Press, 1988.
GROSS, A.,; The rethoric of science, , Harvard U. Press, 1996
HOTTOIS, G.; Entre symboles et technosciences, P.U.F., , 1996.
KOERTGE, N. (org.); A House Built on Sand, Oxford Univ.Press, 1998
LABINGUER, J., Collins, H. (orgs)-; The One Culture?, , Chicago Press, 2001.
LATOUR, B. ; Science in Action, Harvard Univ., Press, 1987.
PRELLI, L. ; A Rhetoric of Science, Univ. South Caroline Press, 1989
PRICE, S. ; Little Science. Big science, Columbia Univ., Press, 1963.
RORTY, R.; Science et solidarité, Ed. L’éclat, 1990.
SOKAL, A., BRICMONT, J.; Impostures intellectuelles, Ed. Odile Jacob, 1997.
WEINBERG, S.; Facing up,, Harvard U. Press, 2001.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas pela combinação de apresentações expositivas com comentário de textos distribuídos, de esquemas interpretativos em slides(ou no quadro), de imagens, de videos, etc
orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
teste exame Exame 2,00
trabalho Trabalho escrito 104,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Ponderação da participação na aula, eventuais trabalhos e exame final

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento da avaliação em vigor
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