Filosofia das Ciências II
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
45 |
FILO - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao acompanhar as transformações dos contextos sociais e culturais da investigação depois dos anos sessenta, pretende-se compreender por é que a ciência passou a exigir uma nova filosofia e uma nova epistemologia. Serão apreciados os poderes e limites das análises socioepistemológicas e o modo como elas redimensionam a imagem e o lugar das ciências na cultura.De múltiplas formas procura-se dar conta das relações necessárias mas difíceis entre as ciências e vários sectores da não-ciência.
Programa
-Trajectos da epistemologia a partir de meados do século XX
1.1. A evolução do contexto social da investigação científica no século XX. As previsões de Solla Price.
1.1.1. De R. Merton a J. Ziman: o ethos científico e a sua evolução
1.2. O construtivismo sociológico: a socioepistemologia: A escola de Edimburgo e a escola de Paris. Objectividade científica e relativismo.
1.2.1. O enquadramento filosófico da socioepistemologia: R.Rorty e a ciência como solidariedade.
1.2.2. Os limites da socioepistemologia de acordo com: G.Hottois: entre símbolos e tecnociência
R. Giere: uma visão iluminista pós-moderna da ciência a partir do cognitivismo As bases cognitivas da ciências
P. Kitcher: o avanço da ciência
1.2.3. Os cientistas e a filosofia das ciências.Uma controvérsia epistemológica: “a guerra das ciências”. O seu significado e repercussões.
2. Outras dimensões de análise das ciências:
A dimensão “thematica” das ciências segundo G.Holton.
A dimensão retórica. Ciência e literatura.
3. O impacto cultural das ciências. Percepções da ciência:
Ciência, comunicação e sociedade.
Ciência e anti-ciência.
Bibliografia Obrigatória
GIL, F. (coord.),, L. Sá da Costa, 1999.; A ciência tal qual se faz, L. Sá da Costa, 1999.
JORGE, M.M.A.,; As ciências e nós, Instituto Piaget, 2001
KITCHER, P.; The advancement of science,, Oxford Univ., Press, 1993
NEWTON-SMITH, W., ; A companion to the philosophy of science, Blackwell, , 2001
BROWN, J.(ed).; Scientific Rationality.The Sociological Turn,, Reidel Publ. Comp., , 1984
CARRUTHERS (ed.); The cognitive basis of science, Cambridge U. Press, 2002
COLE, S., Making Science; Making Science, Harvard Univ. Press, , 1992
COLLINS, H., Pinch, T.,; Tout ce que vous devriez savoir sur la science, Seuil, 1994
GIERE, R.; Explaining Science, Chicago Press, 1988.
GROSS, A.,; The rethoric of science, , Harvard U. Press, 1996
HOTTOIS, G.; Entre symboles et technosciences, P.U.F., , 1996.
KOERTGE, N. (org.); A House Built on Sand, Oxford Univ.Press, 1998
LABINGUER, J., Collins, H. (orgs)-; The One Culture?, , Chicago Press, 2001.
LATOUR, B. ; Science in Action, Harvard Univ., Press, 1987.
PRELLI, L. ; A Rhetoric of Science, Univ. South Caroline Press, 1989
PRICE, S. ; Little Science. Big science, Columbia Univ., Press, 1963.
RORTY, R.; Science et solidarité, Ed. L’éclat, 1990.
SOKAL, A., BRICMONT, J.; Impostures intellectuelles, Ed. Odile Jacob, 1997.
WEINBERG, S.; Facing up,, Harvard U. Press, 2001.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas pela combinação de apresentações expositivas com comentário de textos distribuídos, de esquemas interpretativos em slides(ou no quadro), de imagens, de videos, etc
orientação tutorial.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
teste exame |
Exame |
2,00 |
|
|
trabalho |
Trabalho escrito |
104,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Ponderação da participação na aula, eventuais trabalhos e exame final
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento da avaliação em vigor