Psicologia Social
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver o conhecimento e a compreensão das perspectivas gerais da psicologia social
- Introduzir a lógica da investigação na psicologia social (métodos, tópicos e ética)
- Familiarizar os estudantes com a investigação aplicada produzida pela psicologia social contemporânea
- Desenvolver formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social
- Promover a reflexão sobre a acção humana produzida em contextos sociais
- Desenvolver capacidades de analisar os contributos da psicologia social para a compreensão da realidade social e para a intervenção
Programa
1. Teoria e investigação em Psicologia Social
1.1. Principais paradigmas teóricos na Psicologia Social
1.2. Principais métodos de investigação na Psicologia Social
2. A construção do mundo social
2.1. O senso comum na compreensão do mundo social
2.2. Os processos atribucionais
2.3. As representações sociais
2.4. As explicações da vida quotidiana: a perspectiva discursiva
3. A Identidade
3.1. Identidade pessoal e identidade social
3.2. Identidade e categorias sociais
3.3. Identidade e interacção simbólica
4. Mudança de atitudes
4.1 Estrutura das atitudes
4.2 Comunicação e persuasão
4.3 Cognições e mudanças de atitudes
4.4 Atitudes e comportamento
5. A influência social
5.1. A uniformidade
5.2. O conformismo e a obediência
5.3. A inovação
5.4 A influência e os meios de comunicação social
Bibliografia
DOISE, W., L'explication en Psychologie Sociale. Paris: PUF, 1982.
FISKE, S. & TAYLOR, S., Social Cognition. New York: McGraw Hill, 1991.
GILBERT, D., FISKE, S. & LINDZEY, G., The handbook of Social Psychology (4th ed.). New York: McGraw Hill, 1998.
IBÁNEZ, T., El conocimiento de la realidad social. Barcelona: Sendai, 1989.
MOSCOVICI, S., Psychologie Sociale. Paris: PUF, 1984.
MYERS, D., Social Psychology. New York: McGraw Hill, 1996.
NETO, F., Psicologia Social, Vol I e II. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.
PARKER, I., Discourse Analysis: Critical Analysis for Social and Individual Psychology. Londres: Routledge, 1992.
POTTER, J.; WETHERELL,M., Discourse and Social Psychology. Londres: Sage, 1987.
VALA, J. & MONTEIRO, M. B., Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico práticas (TP): Compreenderão uma componente mais expositiva e uma componente de aplicação prática de conhecimentos adquiridos.
Sessões de Orientação Tutorial (OT): Estas sessões funcionarão como espaço para apresentação e discussão dos trabalhos de grupo que os alunos serão chamados a concretizar durante o semestre lectivo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de concretização de todas as componentes de avaliação previstas:
- exame final teórico
- um trabalho de grupo a realizar no âmbito da orientação tutorial
A obtenção de frequência na modalidade de avaliação distribuída com exame final está, cumulativamente ao ponto anterior, condicionada à obrigatoriedade de assiduidade às sessões de orientação tutorial.
Fórmula de cálculo da classificação final
- O exame tem um peso de 80% na classificação final
- Trabalho realizado em grupo tem um peso de 20% na classificação final
Provas e trabalhos especiais
Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas e que desejem realizar a avaliação distribuída, ficam obrigados a apresentar, em calendário a combinar com o docente responsável, relatórios orais de progresso dos trabalhos de grupo, em substituição do trabalho que será normalmente desenvolvido nas sessões de orientação tutorial.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo o estipulado pelas Normas de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final obtida na modalidade de avaliação distribuída pode ser requerida, nos termos da lei, na época de recurso subsequente e implicará a realização de um exame final nos exactos termos definidos para essa mesma época.
Observações
O horário de atendimento será marcado oportunamente.