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Economia Internacional

Código: LRI004     Sigla: ECOINT

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 56 Plano Oficial 2 - 6 4 4
Pl. Oficial - com Minor História 2 - 6 4 4
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 2 - 6 4 4
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 2 - 6 4 4
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 2 - 6 4 4
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 2 - 6 4 4
SOC 7 Plano Oficial - LSOC 5 - 6 4 4
SOCI 11 SOCI - Plano de Estudos 3 - 6 4 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
Conhecimento dos principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificação e conhecimento dos instrumentos de política comercial externa, seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecimento e correcta utilização de informação relativa às relações económicas internacionais.

Competências a adquirir
Domínio dos conceitos teóricos. Desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise crítica de dados estatísticos relativos às relações económicas internacionais.

Programa

1. A Economia Internacional e a Ciência Económica
1.1. O objecto de análise
1.2. Padrões de comércio internacional e globalização.
1.3. Estatísticas de comércio externo

2. Teoria Económica do Comércio Internacional
2.1. A abordagem clássica: teorias das vantagens absolutas e comparativas
2.2. O modelo de Hecksher-Ohlin
2.3. Modelos neo-factoriais e neo-tecnológicos
2.4. Modelos do lado da procura
2.5. A consideração das economias de escala e da concorrência imperfeita.
2.6. O modelo de Porter

3. Política Comercial Externa
3.1. Principais instrumentos de política
3.2. Organização do comércio mundial

Bibliografia Obrigatória

Krugman, Paul e Obstfeld, M.; Economia Internacional – Teoria e Política, São Paulo, Pearson Addison Wesley., 2005
Appleyard, F. and Cobb; International Economics – Trade Theory and Policy, Irwin –Chicago, 2006
Pugel, Thomas A.; International Economics, MacGraw-Hill, Singapore., 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (TP) e sessões de orientação tutorial (OT).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia internacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00 2009-06-06
Trabalho Trabalho escrito 31,00 2009-06-06
Preparação de exame Exame 73,00 2009-06-06
Total: - 0,00

Obtenção de frequência


De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP, a avaliação inclui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade. O aluno cumpre este requisito se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas no âmbito das aulas teórico-práticas e no âmbito das sessões de orientação tutorial. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial (ver ponto seguinte). Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado do exame final tem uma ponderação de 70% na classificação final. A restante parte (30%) corresponde à avaliação do trabalho desenvolvido no âmbito das sessões de orientação tutorial.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que, nos termos da lei, estejam dispensados da obrigação de assiduidade às aulas ficam obrigados a apresentar, em calendário a combinar com o docente responsável, relatórios de progresso de estudo das matérias leccionadas, em substituição do trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutorial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

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