Métodos e Técnicas de Pesquisa
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem:
1 - Incutir nos estudantes o rigor metodológico e o espírito crítico subjacentes à investigação em ciências da linguagem.
2 - Treinar os estudantes nas técnicas básicas de preparação e execução de trabalhos de pesquisa neste domínio científico.
3 - Familiarizar os estudantes com os procedimentos e a terminologia habituais na apresentação, escrita e oral, dos estudos de ciências da linguagem, bem como com alguns equipamentos auxiliares da recolha, tratamento e análise de dados e da apresentação de resultados.
4 - Transmitir aos estudantes conhecimentos amplos acerca de técnicas e procedimentos específicos no domínio dos estudos de campo e experimentais.
5 - Dotar os estudantes de conhecimentos de nível básico no capítulo da análise e interpretação estatística aplicada às ciências sociais e humanas.
6 - Preparar os estudantes para participarem activamente num projecto de linguística.
7 - Contribuir para a capacidade de leitura e interpretação de estudos científicos na área das ciências da linguagem.
Para a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas:
1. Preparar os alunos para a realização de trabalho universitário, familiarizando-os com as instalações, ferramentas e instrumentos de investigação disponíveis na Faculdade.
2.
Incutir normas coerentes e rigorosas de pesquisa e de redacção de trabalho universitário.
(Programa LLC) :
1. Pesquisa bibliográfica.
2. Tema e projecto de investigação.
3. Normas de publicação: citação, paráfrase, parênteses, sublinhada e itálicos.
4. Revisão de provas tipográficas.
5. Fichas de leitura.
6. Regras metodológicas coerentes na elaboração de trabalhos de natureza científica com vista à organização/produção de texto.
7. Esquematização de planos, ideias, dados bibliográficos e/ou críticos.
8. Tipologia do trabalho científico: tese, recensão, monografia, relatório.
9. Regras de pontuação e de publicação.
10.Estruturação de frases, ideias, o raciocínio lógico com vista a comentário /dissertação.
11.Elementos pré-textuais, textuais, pós-textuais e funcionais.
Programa
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem:
1 – A investigação em ciências da linguagem. Considerações prévias.
1.1 – Delimitação do campo de estudo: o objecto; as hipóteses e questões de partida; enquadramento disciplinar.
1.2 – Planeamento do estudo.
1.3 – Execução do estudo.
1.4 – Discussão e divulgação dos resultados.
1.5 – A integração do estudo individual num projecto de grupo.
1.6 – Enquadramento institucional da investigação em ciências da linguagem.
1.7 – Pressupostos básicos da investigação científica: objectividade; rigor; comprovabilidade.
2 – O planeamento da investigação em ciências da linguagem.
2.1 – Delimitação do campo de análise e enquadramento disciplinar do estudo.
2.2 – Fundamentação teórica prévia e revisão do estado da arte.
2.3 – Formulação das hipóteses e questões de partida.
2.4 – Selecção de fontes.
2.5 – Definição das metodologias de estudo.
2.6 – Estudos-piloto.
3 – A execução do estudo.
3.1 – Recolha e análise de dados.
3.2 – Discussão parcelar dos resultados do estudo em progresso.
3.3 – O confronto dos resultados com as hipóteses e questões de partida.
3.4 – Relatórios preliminares.
4 – Divulgação dos resultados.
4.1 – Apresentação e discussão oral dos resultados.
4.2 – Publicação dos resultados.
4.3 – A “divulgação científica” no campo das ciências da linguagem.
5 – Fontes bibliográficas e não-bibliográficas em ciências da linguagem.
6 – Metodologias particulares em ciências da linguagem.
6.1 – Testes de gramaticalidade.
6.2 – Recolha de amostras sonoras.
6.3 – Recolha, tratamento e consulta de corpora (orais e escritos).
6.4 – Entrevistas e inquéritos.
6.5 – Indução de tarefas experimentais.
6.6 – Análise fonética de sinais de fala.
6.7 – O método experimental em ciências da linguagem.
6.8 – Análise estatística de dados linguísticos.
6.9 – Software corrente na investigação em ciências da linguagem.
7 – Normas éticas e deontológicas na investigação em ciências da linguagem.
8 – A apresentação oral dos resultados da investigação em ciências da linguagem.
8.1 – A estrutura de uma apresentação oral.
8.2 – O planeamento de uma apresentação oral.
8.3 – Meios auxiliares da apresentação oral.
8.3.1 – Resumos e hand-outs.
8.3.2 – Projecção de imagens.
8.3.3 – Materiais sonoros.
8.4 – A gestão do tempo numa apresentação oral.
8.5 – Aspectos procedimentais na apresentação oral.
9 – A apresentação escrita dos resultados da investigação em ciências da linguagem.
9.1 – Tipos de publicação em ciências da linguagem.
9.1.1 – Relatórios de investigação.
9.1.2 – Artigos/capítulos de natureza experimental ou de campo.
9.1.3 – Artigos/capítulos de natureza descritiva ou teórica.
9.1.4 – Monografias e dissertações.
9.2 – A estrutura de uma publicação em ciências da linguagem.
9.3 – Aspectos estilísticos fundamentais. Características essenciais do texto científico em ciências da linguagem: clareza, rigor e objectividade.
9.4 – O resumo.
9.5 – As referências bibliográficas e a indicação de todas as fontes trabalhadas.
9.6 – A revisão final do texto.
9.7 – A escrita e publicação em línguas diferentes da língua materna do autor.
9.8 – Normas formais de apresentação dos textos. O copy-editing.
9.9 – O processamento automático do texto
9.10 – O peer-review.
10 – Algumas aplicações das ciências da linguagem e as consequentes adaptações metodológicas.
10.1 – Tratamento automático da fala e da linguagem.
10.2 – Síntese e reconhecimento da fala e da voz.
10.3 – Patologias da fala e da linguagem: diagnóstico e intervenção
10.4 – Linguística computacional.
10.5 &
Bibliografia Obrigatória
MARTÍNEZ CELDRÁN, E.; Fonética Experimental, Síntesis, 1991
ROSE, P.; Forensic Speaker Identification, Taylor & Francis, 2002
ARONOFF, M.; REES-MILLER, J. (Eds); The Handbook of Linguistics, Blackwell, 2001
KINNEAR, P. R.; GRAY, C. D.; SPSS for Windows Made Simple. Release 10., Taylor & Francis, 2000
LADEFOGED, P.; Phonetic Data Analysis. An Introduction to Fieldwork and Instrumental Techniques, Blackwell, 2003
GREEN, J.; D'OLIVEIRA, M.; Testes estatísticos em Psicologia, Estampa, 1991
NEWMAN, P.; RATLIFF, M.; Linguistic Fieldwork, Cambridge, 2001
PEREIRA, A.; SPSS. Guia Práticos de Utilização. Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia, Silabo, 1999
BELL, J.; Como realizar um projecto de investigação, Gradiva, 1993
WRAY, A. et al.; Projects in Linguistics, Hodder Arnold, 2006
BIBER, D. et al.; Corpus Linguistics. Investigating Language Structure and Use, Cambridge, 2006
ECO, U.; Como se faz uma tese em ciências humanas, Presença, 1988
PHILIPS, E. M.; PUGH, D. S.; Como preparar um mestrado ou doutoramento, Lyon, 1998
PINTO, A. C.; Metodologia da Investigação Psicológica, Jornal de Psicologia, 1990
FERNANDES, A. J.; Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos, Porto Editora, 1994
TURABIAN, K. et al.; A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, The University of Chicago Press, 2007
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.; Metodologia Científica, Atlas, 1991
POPPER, K.; The logic of scientific discovery, Hutchison, 1977
CROWLEY, T.; Field Linguistics. A Beginner's Guide, Oxford, 2007
FARIA, I. H. et al.; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996
SILVA, C. M.; Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais, McGraw-Hill, 1994
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Sessões de orientação tutorial. Durante o semestre, será desenvolvido um pequeno projecto de investigação em Linguística que envolverá toda a turma, simulando a situação de um grupo de investigação, com apresentação, no final, dos resultados da pesquisa num seminário aberto a toda a comunidade escolar e com a publicação de uma pequena brocura.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exercícios práticos orientados pelo professor |
Teste |
22,00 |
|
|
Preparação dos vários trabalhos individuais e de grupo |
Trabalho escrito |
44,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo e pesquisa individuais |
Estudo autónomo |
40 |
|
|
Total: |
40,00 |
|
Obtenção de frequência
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante ligislação aplicável.
Para a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas:
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Para a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas:
Cálculo da classificação final:
Cálculo ponderado das componentes da avaliação definidas no início das aulas/trabalhos a produzir.
Provas e trabalhos especiais
Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: a indicar oportunamente pelo docente
Para a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas:
trabalhos específicos definidos no início das aulas.
Melhoria de classificação
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Para a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas:
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
Observações
Para a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas: bibliografia indicada no início das aulas.