Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC074

Literatura Comparada

Código: LLC074     Sigla: LITCOM

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 0 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 3 Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 2 - 6 52 162
3
LRI 1 Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa, dividido em dois grandes momentos, terá como principal objectivo facultar uma introdução histórica, crítica e metodológica ao campo da “Literatura Comparada”, uma disciplina académica com mais de um século de existência, tanto a Ocidente como a Oriente, e que se tem vindo a renovar e a adaptar a sucessivos enquadramentos epistemológicos, culturais e sociais.
Com o propósito de desenvolver as capacidades de reflexão crítica e de abordagem multidisciplinar e intercultural, explorar-se-á a temática do(s) “exílio(s)”, mediante a análise contextualizada e dirigida de textos e/ou de “imagens em movimento”, assinados por autores de diferentes culturas.
De acordo com o novo paradigma de formação a nível do ensino superior, este programa supõe uma participação acrescida dos estudantes, designadamente em termos da organização de um portfolio individual de pesquisas e leituras na área literária e cultural, realizado a partir das questões abordadas em cada um dos pontos, e tendo em conta a especificidade do percurso curricular de cada um dos estudantes.

Programa

1. Literatura Comparada: apresentação crítica de tempos e modos


2. O exílio: da presença do tema como símbolo da condição humana em autores/textos matriciais da cultura ocidental a algumas das suas versões literárias ( e não só) na Europa do século XX.


(No decurso do programa, serão disponibilizados textos de apoio – tanto de teor crítico como de carácter literário - que serão alvo de análise e discussão nas aulas práticas)

Bibliografia Obrigatória

Guillen, Claudio; O Sol dos Desterrados: Literatura e Exílio , Teorema, 2005[1995]
Alegre, Manuel; Rafael, Dom Quixote, 2003
Kundera, Milan; L'Ignorance, Folio /Gallimard, 2003

Bibliografia Complementar

Bassnett, Susan; Comparative Literature. A Critical Introduction , Blackwell, 1993
AAVV; Floresta Encantada. Caminhos da Literatura Comparada , Dom Quixote, 2001
Machado, Álvaro Manuel; Pageaux, Daniel-Henri; Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura , Presença, 2001
Guillen, Claudio; Entre lo uno y lo diverso. Introduccion à la Literatura Comparada , Editorial Crítica
AAVV. Org. Armando Gnisci; Introduccion à la Literatura Comparada, Editorial Crítica, 2002
Said, Edward; Reflections on Exile and Other Essays, Harvard University Press, 2002
Naupert, Cristina; La tematologie comparatiste - entre teoría y prática , Arco/Libros, 2001

Observações Bibliográficas

Outras indicações bibliográficas ( bibliografia principal e complementar) serão fornecidas aos estudantes no decorrer do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentação dos diferentes enquadramentos teóricos e metodológicos do comparatismo; enquadramento do exílio enquanto temática existencial e dos exílios nos seus diversos circunstancialismos históricos.

Aulas práticas: Análise e discussão em torno dos diferentes textos de carácter crítico e/ou literário. As aulas práticas comportarão também uma componente quinzenal de orientação do trabalho de pesquisa e de reflexão dos estudantes, tendo em vista não apenas a organização do seu portfolio pessoal, como a apresentação oral e escrita de um pequeno trabalho de síntese sobre um dos aspectos ou autores ligados ao programa.

Software

Plataforma Webcvista
Datashow

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas comparada
Humanidades > Literatura
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Elaboração de relatórios de investigação/leitura Trabalho escrito 31,00
Teste/Exame Exame 2,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de exame Estudo autónomo 73
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por Lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas aulas, relatórios de leitura-investigação -40%; exame -60%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

Observações

É suposto que os alunos tenham competência linguística, pelo menos passiva, a nível do francês, do inglês e do castelhano.
Quando possível, utilizar-se-ão textos em tradução portuguesa.
Recomendar Página Voltar ao Topo