Cultura Clássica II
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudo das ideias políticas, morais e religiosas dos romanos, nas suas manifestações literárias, visa aprofundar o conhecimento das matrizes da cultura europeia e o reconhecimento do valor formativo e informativo da cultura clássica. No fim do semestre os estudantes devem ser capazes de:
- situar figuras e acontecimentos da história romana;
- problematizar as relações entre retórica e política, literatura e ideologia;
- identificar e interpretar as fontes literárias seleccionadas;
- apresentar criticamente a bibliografia essencial recomendada para cada questão.
Programa
1. As origens de Roma.
2. A expansão romana e a helenização da cultura.
3. Retórica e teoria política na obra de Cícero.
4. Augusto e a criação de uma civilização universal.
5. A Eneida de Virgílio.
6. O Cristianismo e a cultura pagã.
7. A ideia de Roma e a ideologia imperial.
Bibliografia Obrigatória
AGOSTINHO (Stº); A cidade de Deus, ed. e trad. J. Dias Pereira, Lisboa, Gulbenkian, 2008.
AGOSTINHO (Stº); De doctrina christiana, ed., transl., notes by R. P. H. Green, Oxford, Clarendon Press,, 1994.
CÍCERO; A República, introd., trad. e notas de Francisco de Oliveira, Lisboa, Temas e Debates, 2008. ISBN: 9789896440114
HORÁCIO; Odes, introd. trad. e notas de P. B. Falcão, Lisboa, Cotovia, 2008
TITO LÍVIO; História de Roma, Livro I, introd., trad. e notas de P. Farmhouse Alberto, Lisboa, Inquérito, 1993
VIRGÍLIO; Eneida, trad. L. Cerqueira, A. Alves de Sousa, C. Guerreiro, Lisboa, Bertrand, 2003
VIRGÍLIO; Bucólicas, introd., trad. e notas de M. I. Rebelo Gonçalves, Lisboa, Verbo, 1996
Bibliografia Complementar
CONTE, G. B.; Virgilio: l' epica del sentimento, Torino, Einaudi, 2007 (2º ed.).
HABINEK, Thomas (ed.); The Roman Cultural Revolution, Cambridge, Cambridge University Press, 1998
GRANDAZZI, A.; La fondation de Rome, Paris, Les Belles Lettres, 2004
CITRONI, M. et alii; Literatura da Roma Antiga, Lisboa, Gulbenkian, 2006
HARDIE, Philip (ed.); Virgil: Critical Assessments of Classical Authors, 4 vols., London, Routledge, 1999
ALBRECHT, Michael von; Historia de la Literatura Romana, 2 vols., Barcelona, Herder, 1999
ANDRÉ, J. M.; La Philosophie à Rome, Paris, PUF, 1977
KENNEDY, G.; A New History of Classical Rhetoric, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1994
CORNELL, T. J.; The Beginnings of Rome, London, Routledge, 1995
DOREY, T. A. (ed.); Cicero, London, Routledge & Kegan Paul, 1965
LOURENÇO, J. D.; Cícero, Lisboa, Editorial Inquérito, 1999.
MAY, J. (ed.); Brill's Companion to Cicero: Oratory and Rhetoric, Leiden, Brill, 2002
CONTE, Gian Biagio; Virgilio: Il genere e i suoi confini, Milano, Garzanti, 1984
COMMAGER, S. (ed.); Virgil. A Collection of Critical Essays, New Jersey, Prentice-Hall, 1966
GALINSKY, K.; Augustan Culture: An Interpretive Introduction, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1996
GRANSDEN, K. W.; Virgil's Iliad: an essay on epic narrative, Cambridge, Cambridge University Press, 1991
HARRISON, S. J. (ed.); Oxford Readings in Vergil's 'Aeneid', Oxford, Clarendon Press, 1990
MICHEL, A.; Histoire des doctrines politiques à Rome, Paris, PUF, 1971
MICHEL, A.; Rhétorique et Philosophie dans l'oeuvre de Cicéron, , Paris, P.U.F., 1960
GRIMAL, P.; Le siècle des Scipions, Paris, Aubier, 1975 (2ª ed.)
MARTINDALE, C. (ed.); The Cambridge Companion to Virgil, Cambridge, Cambridge University Press, 1997
MEDEIROS, W. - ANDRÉ, C. - PEREIRA, V.; A Eneida em contraluz, Coimbra, IEC, 1992
MILLAR, F. - SEGAL, E., (ed.); Caesar Augustus. Seven Aspects, Oxford, OUP, 1985
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Lisboa, Gulbenkian, 1987
PÖSCHL, V.; The Art of Vergil, Ann Arbor, University of Michigan Press, 1962
RODRIGUES, Nuno Simões; Mitos e Lendas: Roma Antiga, Lisboa, Livros e Livros, 2005
CONTE, G. B.; Letteratura latina: manuale storico dalle origini alla fine dell'impero romano, Firenze, Le Monnier, 1993
CAIRNS, F.; Virgil's Augustan Epic, Cambridge, Cambridge University Press, 1989
DELLA CORTE, F. (ed.); Enciclopedia Vergiliana, 6 vols., Roma, Istituto della Enciclopedia Italiana, 1996
FANTHAM, E.; The Roman World of Cicero's De Oratore, Oxford, Oxford University Press, 2004
FLASHAR, H. (ed.); Le Classicisme à Rome au Ier siècle avant et après J.-C., Genève, Droz, 1979
HARDIE, Philip; Virgil's Aeneid: Cosmos and Imperium, Oxford, Clarendon Press, 1998
HEINZE, R.; Virgil?s Epic Technique, London, Bristol Classical Press, 1993
BONNER, Stanley F.; Education in Ancient Rome, Berkeley, University of California Press, 1977
DOMINIK, W. ? HALL, J. (eds.); A Companion to Roman Rhetoric, Oxford, Blackwell, 2007
GRIMAL, P.; Cicéron, Paris, Fayard, 1986
McKENDRICK, P.; The Philosophical Books of Cicero, London, Duckworth, 1989
STROH, Wilfried (ed.); Eloquence et rhétorique chez Cicéron, Genève, Droz, 1982
CAMPS, W.; An Introduction to Virgil?s Aeneid, , Oxford, Oxford University Press, 1969
GRIMAL, P.; O Império Romano, Lisboa, Edições 70, 1999
GRIMAL, P.; O século de Augusto, Lisboa, Edições 70, 1997
BORDET, M.; Síntese de História Romana, Porto, Asa, 1995
CONTE, Gian Biagio; The Rhetoric of Imitation, Ithaca, Cornell University Press, 1996
HORSFALL, N. (ed.); A Companion to the Study of Virgil, Leiden, Brill, , 1995
JOST, W (ed.); A Companion to Rhetoric and Rhetorical Criticism, Oxford, Oxford University Press, 2004
LYNE, R. O. M.; Further voices in Vergil's Aeneid, Oxford, Clarendon Press, 1992
CLAUSEN, W.; Vergil's Aeneid: Decorum, Allusion and Ideology, , Munich, K.G. Saur Verlag, 2002
TEIXEIRA, Cláudia; Estrutura da viagem na épica de Virgílio e no romance latino, Lisboa, Gulbenkian, 2007
WISEMAN, T. P.; The Myths of Rome, Devon, University of Exeter Press, 2004.
WOODMAN, Tony – WEST, David (eds.); Poetry and Politics in the Age of Augustus, Cambridge, CUP, 1984.
WHITE, P.; Promised Verse. Poets in the Society of Augustan Rome, Princeton, Harvard University Press, 1993.
PEREIRA, M. H. Rocha; Estudos de História da Cultura Clássica, II vol., Lisboa, Gulbenkian, 2009 (4ª ed.)
PEREIRA, M. H. Rocha; Romana. Antologia da Cultura Latina, Porto, Asa, 2005 (5ª ed.)
PEREIRA, Virgínia Soares (ed.); O além, a ética e a política: em torno do Sonho de Cipião, Braga, Universidade do Minho, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- exposição teórica dos conteúdos programáticos;
- análise e interpretação de textos;
- discussão de temas preparados pelos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste e exame |
Exame |
4,00 |
|
2013-07-12 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo e preparação para teste e exame |
Estudo autónomo |
102 |
2013-07-12 |
|
Total: |
102,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste e exame: 100%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.