Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC020

Cultura Clássica II

Código: LLC020     Sigla: CC2

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 40 Plano Oficial em Vigor 1 - 6 52 162
LLC 1 Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- conhecimento das ideias políticas, morais e religiosas dos romanos através do estudo das suas manifestações no domínio literário;
- consciencialização do valor formativo e informativo da cultura greco-latina.

Programa

1. As origens de Roma.
2. A expansão romana.
3. A helenização da cultura e a resistência ao helenismo.
4. Retórica e teoria política na obra de Cícero.
5. Cultura e ideologia na época de Augusto.
6. A Eneida de Virgílio.

Bibliografia Obrigatória

PEREIRA, M. H. Rocha; Romana. Antologia da Cultura Latina, Porto, Asa, 2005 (5ª ed.)
VIRGÍLIO; Eneida, trad. L. Cerqueira, A. Alves de Sousa, C. Guerreiro, Lisboa, Bertrand, 2003
VIRGÍLIO; Bucólicas, introd., trad. e notas de M. I. Rebelo Gonçalves, Lisboa, Verbo, 1996
TITO LÍVIO; História de Roma, Livro I, introd., trad. e notas de P. Farmhouse Alberto, Lisboa, Inquérito, 1993
CÍCERO; A República, introd., trad. e notas de Francisco de Oliveira, Lisboa, Temas e Debates, 2008. ISBN: 9789896440114
HORÁCIO; Odes, introd. trad. e notas de P. B. Falcão, Lisboa, Cotovia, 2008

Bibliografia Complementar

ANDRÉ, J. M.; La Philosophie à Rome, Paris, PUF, 1977
KENNEDY, G.; A New History of Classical Rhetoric, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1994
CORNELL, T. J.; The Beginnings of Rome, London, Routledge, 1995
DOREY, T. A. (ed.); Cicero, London, Routledge & Kegan Paul, 1965
LOURENÇO, J. D.; Cícero, Lisboa, Editorial Inquérito, 1999.
MAY, J. (ed.); Brill's Companion to Cicero: Oratory and Rhetoric, Leiden, Brill, 2002
CONTE, Gian Biagio; Virgilio: Il genere e i suoi confini, Milano, Garzanti, 1984
COMMAGER, S. (ed.); Virgil. A Collection of Critical Essays, New Jersey, Prentice-Hall, 1966
GALINSKY, K.; Augustan Culture: An Interpretive Introduction, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1996
GRANSDEN, K. W.; Virgil's Iliad: an essay on epic narrative, Cambridge, Cambridge University Press, 1991
HARRISON, S. J. (ed.); Oxford Readings in Vergil's 'Aeneid', Oxford, Clarendon Press, 1990
MICHEL, A.; Histoire des doctrines politiques à Rome, Paris, PUF, 1971
MICHEL, A.; Rhétorique et Philosophie dans l'oeuvre de Cicéron, , Paris, P.U.F., 1960
GRIMAL, P.; Le siècle des Scipions, Paris, Aubier, 1975 (2ª ed.)
MARTINDALE, C. (ed.); The Cambridge Companion to Virgil, Cambridge, Cambridge University Press, 1997
MEDEIROS, W. - ANDRÉ, C. - PEREIRA, V.; A Eneida em contraluz, Coimbra, IEC, 1992
MILLAR, F. - SEGAL, E., (ed.); Caesar Augustus. Seven Aspects, Oxford, OUP, 1985
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Lisboa, Gulbenkian, 1987
PÖSCHL, V.; The Art of Vergil, Ann Arbor, University of Michigan Press, 1962
RODRIGUES, Nuno Simões; Mitos e Lendas: Roma Antiga, Lisboa, Livros e Livros, 2005
CONTE, G. B.; Letteratura latina: manuale storico dalle origini alla fine dell'impero romano, Firenze, Le Monnier, 1993
CAIRNS, F.; Virgil's Augustan Epic, Cambridge, Cambridge University Press, 1989
DELLA CORTE, F. (ed.); Enciclopedia Vergiliana, 6 vols., Roma, Istituto della Enciclopedia Italiana, 1996
FANTHAM, E.; The Roman World of Cicero's De Oratore, Oxford, Oxford University Press, 2004
FLASHAR, H. (ed.); Le Classicisme à Rome au Ier siècle avant et après J.-C., Genève, Droz, 1979
HARDIE, Philip; Virgil's Aeneid: Cosmos and Imperium, Oxford, Clarendon Press, 1998
HEINZE, R.; Virgil?s Epic Technique, London, Bristol Classical Press, 1993
PEREIRA, M. H. Rocha; Estudos de História da Cultura Clássica, II vol., Lisboa, Gulbenkian, 2002 (3ª ed.)
BONNER, Stanley F.; Education in Ancient Rome, Berkeley, University of California Press, 1977
DOMINIK, W. ? HALL, J. (eds.); A Companion to Roman Rhetoric, Oxford, Blackwell, 2007
GRIMAL, P.; Cicéron, Paris, Fayard, 1986
McKENDRICK, P.; The Philosophical Books of Cicero, London, Duckworth, 1989
STROH, Wilfried (ed.); Eloquence et rhétorique chez Cicéron, Genève, Droz, 1982
CAMPS, W.; An Introduction to Virgil?s Aeneid, , Oxford, Oxford University Press, 1969
GRIMAL, P.; O Império Romano, Lisboa, Edições 70, 1999
GRIMAL, P.; O século de Augusto, Lisboa, Edições 70, 1997
BORDET, M.; Síntese de História Romana, Porto, Asa, 1995
CONTE, Gian Biagio; The Rhetoric of Imitation, Ithaca, Cornell University Press, 1996
HORSFALL, N. (ed.); A Companion to the Study of Virgil, Leiden, Brill, , 1995
JOST, W (ed.); A Companion to Rhetoric and Rhetorical Criticism, Oxford, Oxford University Press, 2004
LYNE, R. O. M.; Further voices in Vergil's Aeneid, Oxford, Clarendon Press, 1992
ALBRECHT, Michael von; Historia de la Literatura Romana, 2 vols., Barcelona, Herder, 1999
CITRONI, M. et alii; Literatura da Roma Antiga, Lisboa, Gulbenkian, 2006
CLAUSEN, W.; Vergil's Aeneid: Decorum, Allusion and Ideology, , Munich, K.G. Saur Verlag, 2002
CONTE, G. B.; Virgilio: l' epica del sentimento, Torino, Einaudi, 2007 (2º ed.).
GRANDAZZI, A.; La fondation de Rome, Paris, Les Belles Lettres, 2004
HABINEK, Thomas (ed.); The Roman Cultural Revolution, Cambridge, Cambridge University Press, 1998
HARDIE, Philip (ed.); Virgil: Critical Assessments of Classical Authors, 4 vols., London, Routledge, 1999
TEIXEIRA, Cláudia; Estrutura da viagem na épica de Virgílio e no romance latino, Lisboa, Gulbenkian, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- exposição teórica dos conteúdos programáticos;
- análise e interpretação de textos;
- discussão de temas preparados pelos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial
testes Exame 2,00 2008-06-05
trabalho Trabalho escrito 31,00 2009-06-05
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas Frequência das aulas 56 2009-06-05
estudo Estudo autónomo 73 2009-06-05
Total: 129,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos /relatórios de leitura: 30%
Exame: 70%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
Recomendar Página Voltar ao Topo