Cultura Clássica II
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EPL |
41 |
Plano Oficial para 2007/2008 |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- conhecimento das ideias políticas, morais e religiosas dos romanos através do estudo das suas manifestações no domínio literário;
- consciencialização do valor formativo e informativo da cultura greco-latina.
Programa
1. As origens de Roma.
2. A expansão romana.
3. A helenização da cultura e a resistência ao helenismo.
4. Retórica e teoria política na obra de Cícero.
5. Cultura e ideologia na época de Augusto.
6. A Eneida de Virgílio.
Bibliografia Obrigatória
PEREIRA, M. H. Rocha; Romana. Antologia da Cultura Latina, Porto, Asa, 2005 (5ª ed.)
VIRGÍLIO; Bucólicas, introd., trad. e notas de M. I. Rebelo Gonçalves, Lisboa, Verbo, 1996
VIRGÍLIO; Eneida, trad. L. Cerqueira, A. Alves de Sousa, C. Guerreiro, Lisboa, Bertrand, 2003
Bibliografia Complementar
ANDRÉ, J. M.; La Philosophie à Rome, Paris, PUF, 1977
CONTE, Gian Biagio; Virgilio: Il genere e i suoi confini, Milano, Garzanti, 1984
CONTE, G. B.; Letteratura latina: manuale storico dalle origini alla fine dell'impero romano, Firenze, Le Monnier, 1993
CONTE, Gian Biagio; The Rhetoric of Imitation, Ithaca, Cornell University Press, 1996
BONNER, Stanley F.; Education in Ancient Rome, Berkeley, University of California Press, 1977
BORDET, M.; Síntese de História Romana, Porto, Asa, 1995
CAIRNS, F.; Virgil's Augustan Epic, Cambridge, Cambridge University Press, 1989
CAMPS, W.; An Introduction to Virgil?s Aeneid, , Oxford, Oxford University Press, 1969
COMMAGER, S. (ed.); Virgil. A Collection of Critical Essays, New Jersey, Prentice-Hall, 1966
CORNELL, T. J.; The Beginnings of Rome, London, Routledge, 1995
DELLA CORTE, F. (ed.); Enciclopedia Vergiliana, 6 vols., Roma, Istituto della Enciclopedia Italiana, 1996
DOMINIK, W. ? HALL, J. (eds.); A Companion to Roman Rhetoric, Oxford, Blackwell, 2007
DOREY, T. A. (ed.); Cicero, London, Routledge & Kegan Paul, 1965
FANTHAM, E.; The Roman World of Cicero's De Oratore, Oxford, Oxford University Press, 2004
FLASHAR, H. (ed.); Le Classicisme à Rome au Ier siècle avant et après J.-C., Genève, Droz, 1979
GALINSKY, K.; Augustan Culture: An Interpretive Introduction, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1996
GRANSDEN, K. W.; Virgil's Iliad: an essay on epic narrative, Cambridge, Cambridge University Press, 1991
GRIMAL, P.; Cicéron, Paris, Fayard, 1986
GRIMAL, P.; Le siècle des Scipions, Paris, Aubier, 1975 (2ª ed.)
GRIMAL, P.; O Império Romano, Lisboa, Edições 70, 1999
GRIMAL, P.; O século de Augusto, Lisboa, Edições 70, 1997
HARDIE, Philip; Virgil's Aeneid: Cosmos and Imperium, Oxford, Clarendon Press, 1998
HARRISON, S. J. (ed.); Oxford Readings in Vergil's 'Aeneid', Oxford, Clarendon Press, 1990
HEINZE, R.; Virgil?s Epic Technique, London, Bristol Classical Press, 1993
HORSFALL, N. (ed.); A Companion to the Study of Virgil, Leiden, Brill, , 1995
JOST, W (ed.); A Companion to Rhetoric and Rhetorical Criticism, Oxford, Oxford University Press, 2004
KENNEDY, G.; A New History of Classical Rhetoric, Princeton (NJ), Princeton University Press, 1994
LOURENÇO, J. D.; Cícero, Lisboa, Editorial Inquérito, 1999.
LYNE, R. O. M.; Further voices in Vergil's Aeneid, Oxford, Clarendon Press, 1992
MARTINDALE, C. (ed.); The Cambridge Companion to Virgil, Cambridge, Cambridge University Press, 1997
MAY, J. (ed.); Brill's Companion to Cicero: Oratory and Rhetoric, Leiden, Brill, 2002
McKENDRICK, P.; The Philosophical Books of Cicero, London, Duckworth, 1989
MEDEIROS, W. - ANDRÉ, C. - PEREIRA, V.; A Eneida em contraluz, Coimbra, IEC, 1992
MICHEL, A.; Histoire des doctrines politiques à Rome, Paris, PUF, 1971
MICHEL, A.; Rhétorique et Philosophie dans l'oeuvre de Cicéron, , Paris, P.U.F., 1960
MILLAR, F. - SEGAL, E., (ed.); Caesar Augustus. Seven Aspects, Oxford, OUP, 1985
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Lisboa, Gulbenkian, 1987
PEREIRA, M. H. Rocha; Estudos de História da Cultura Clássica, II vol., Lisboa, Gulbenkian, 2002 (3ª ed.)
PÖSCHL, V.; The Art of Vergil, Ann Arbor, University of Michigan Press, 1962
RODRIGUES, Nuno Simões; Mitos e Lendas: Roma Antiga, Lisboa, Livros e Livros, 2005
STROH, Wilfried (ed.); Eloquence et rhétorique chez Cicéron, Genève, Droz, 1982
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- exposição teórica dos conteúdos programáticos;
- análise e interpretação de textos;
- discussão de temas preparados pelos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Teste escrito |
Exame |
2,00 |
|
2008-05-30 |
Elaboração de trabalho /relatório de leitura |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2008-05-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de teste |
Estudo autónomo |
73 |
2008-05-30 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos /relatórios de leitura: 40%
Testes escritos: 60%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.