Recursos Informáticos e Métodos de Estudo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objectivo desta disciplina é preparar o aluno para o estudo universitário em geral, e o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas em particular. Assim, esta disciplina terá duas vertentes paralelas:
• verificar e consolidar o nível de competência no manuseamento das ferramentas informáticas
• estabelecer uma metodologia de estudo adequada para uma formação universitária.
Os conhecimentos informáticos necessários para o estudo universitário vão bastante além de um simples domínio de um programa de processamento de texto, correio electrónico e do uso normal da Internet. Hoje é muito importante que o aluno saiba aproveitar a quantidade de informação acessível por meios electrónicos e, ao mesmo tempo, aprenda a encontrar e reconhecer informação de qualidade. Por outro lado, o aluno tem de se familiarizar com materiais e programas essenciais à vida do profissional de línguas.
O estudo universitário representa um desafio para o qual o ensino secundário nem sempre prepara os alunos. Assim, a disciplina também visa contribuir para a integração do aluno na vida académica, o conhecimento dos recursos da universidade e o desenvolvimento de métodos de estudo adequados.
Programa
Recursos informáticos
É essencial reconhecer que, dada a evolução rápida da informática e o facto de os alunos chegarem à universidade cada vez com mais conhecimentos em informática, o programa desta disciplina está constantemente sujeito a modificações. Assim, começaremos o ano com uma avaliação dos conhecimentos já adquiridos e, se for necessário, modificaremos o programa conforme os resultados desta avaliação. Partiremos do princípio que o aluno terá já alguns conhecimentos de:
• Computador pessoal e do hardware a ele associado
• Software Microsoft Office 2003 Pro - (Word, Excel, Power Point)
• Correio electrónico
• Uso da Internet do ponto de vista técnico.
Depois de avaliar o seu nível actual de conhecimento, a formação visará consolidar as suas competências e preencher as lacunas existentes nos seus conhecimentos tanto a nível de hardware como de software considerados indispensáveis para o seu estudo futuro. Apresentaremos software de publicação de páginas internet (MO FrontPage), de apresentação –layout- (MO Publisher), de manipulação simples de imagens (MO Picture Manager). Esperamos que, depois de conseguir um bom nível destes conhecimentos básicos, será possível concentrar-se no que mais interessa ao estudo universitário – a procura e utilização de informação útil para os estudos a todos os níveis, mas especialmente para o estudo de línguas.
Métodos de Estudo
Esta parte será dedicada aos seguintes temas:
1. Auto-avaliação do perfil do aluno como estudante
• Análise das competências existentes
• Reconhecimento das competências a adquirir
• A relação aluno – universidade
2. Apresentação dos recursos da Faculdade
• A Biblioteca
• Os meios informáticos
3. Estratégias de aprendizagem
4. Gestão do tempo
5. Estudo autónomo
6. Estudo em grupo
7. ‘e-Learning’
8. Pesquisa e projectos
9. Análise crítica
10. Apresentações na aula
11. Produção escrita
12. Revisão e exames
Bibliografia Obrigatória
Pochet, Bernard ; Méthodologie documentaire. Rechercher, consulter, rédiger à l'heure d'Internet - 2ème édition, De Boeck université, 2005
Cottrell, Stella ; The Study Skills Handbook – 2nd edition, Palgrave Macmillan, 2003
Estrela, E. et al.; Saber Escrever Uma Tese e Outros Textos, Dom Quixote, 2006. ISBN: 972-20-3173-2
Observações Bibliográficas
A bibliografia completa será disponíbilizada na plataforma Moodle de acordo com as necessidades dos alunos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Software
Mozilla Firefox/Internet Explorer
Moodle
Microsoft Office
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática > Informática aplicada
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Treino |
Teste |
30,00 |
|
2008-12-20 |
Teste |
Exame |
6,00 |
|
2008-12-20 |
Projecto |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Leitura |
Estudo autónomo |
30 |
2008-12-20 |
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória: 75% das aulas, salvo nos casos previstos pelo regulamento da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes: 75% ; Trabalho: 25%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que têm um estatuto especial deverão realizar um projecto individual, assim como submeter-se a uma prova oral e a uma prova demonstando as suas competências a nível de pesquisa e de manuseamento da ferramenta informática.
Melhoria de classificação
Segundo o regulamento da FLUP.