Ontologia I
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
55 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A) Objectivos científicos: delimitação dos motivos inaugurais da disciplina e principais “modelos” históricos da mesma; determinação da “orientação programática” seguida (“analítica ôntico-transcendental“) e análise de conceitos, temas e princípios tidos por “fundamentos” ontológicos incontornáveis (numa perspectiva simultaneamente histórica e o mais possível “actual”).
B) Objectivos pedagógicos: levar os alunos à interiorização do “espírito” e alcance teórico da disciplina; privilegiar a “compreensão” pluri-angular da matéria leccionada, segundo o princípio geral de que mais vale saber “pouco e bem” do que “muito e mal”.
Programa
I. INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA
1. Breve "história" da Ontologia.
1.1. A Ontologia em Aristóteles, C. Wolff e Kant.
1.2. Os três "modelos" dominantes de "Filosofia Primeira".
2. Síntese crítica e programática: a Ontologia como analítica ôntico-trans¬cendental.
II. FUNDAMENTOS ONTO-LÓGICOS -1
1. Vectores semióticos da noção de "ser": sintaxe, semântica e pragmática.
2. "Oposições" ontológicas nucleares.
2.1. Acto-potência; matéria e forma.
2.2. Essências e existências.
2.3. O “físico” e o “mental”.
3. Causas e Princípios.
3.1. As quatro causas aristotélicas e o problema da causalidade.
3.2. Os princípios da contradição e da razão suficiente.
4. Níveis de “realidade” e níveis de “representação”.
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BIBLIOGRAFIA
A bibliografia complementar à indicada na "Ficha da disciplina" será fornecida no decurso das aulas.
Bibliografia Obrigatória
Aristóteles; La métaphysique, tomos I e II, Trad. Tricot, J. Vrin, Paris, 1962
Melo, Adélio; "O princípio da razão suficiente", Revista da Faculdade de Letras, 14, pp. 175-210, FLUP, 1992
Gilson, Étienne; L'être et l'essence (1948),, J. Vrin, Paris, 1948
Melo, Adélio; Categorias e objectos -- Inquérito semiótico-transcendental, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Lx, 2000
Pires, Celestino; Ontologia e metafísica, Fac. de Filosofia, Braga, 1964
Melo, Adélio; "Análise semiótica do 'Ser', Revista da Fac. de Letras, Filosofia, 12-13, pp. 175-213, FLUP, 1996
Heil, John; Filosofia da mente - Uma introdução contemporânea (1998), trad. R. Pacheco, Instituto Piaget, Lx, s/d
Kant; Crítica da razão pura, trad. M. P. Santos e A. F. Morujão, FCG, Lx, 1985
Melo, Adélio; A aventura moderna das ideias, Rés Ed., Porto, 2000
Apel, K.-Otto; "The Transcendental Conception of Language-Communication and the Idea of First Philosophy" (1976), in H. Parret (Ed.), History of Linguistic Thought... , Walter de Gruyter, N. York, 1976, pp. 32-61
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, suscitando-se a aberta participação dos alunos e incluindo o exame crítico de textos tidos por fundamentais. Procura-se conciliar a exposição estritamente teórico-conceptual dos assuntos com a versão destes numa linguagem o mais possível “familiar” ou “comum”, tomando-se por princípio que mesmo as teorias filosóficas mais abstractas devem ser “exemplificadas”.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
exame |
Exame |
2,00 |
|
|
elaboração relatório de leitura |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
|
preparação de exame |
Exame |
73,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame: 70%; trabalho de investigação + relatório de leituras + participação nas aulas + componentes da orientação tutorial: 30%.
Provas e trabalhos especiais
A determinar caso a caso, em conformidade com a legislação em vigor.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em acordo com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
Em acordo com a legislação em vigor.