Filosofia Contemporânea II
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
60 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se, prolongando o que se tentou em Filosofia Contemporânea I, que os alunos adquiram um conhecimento das problemáticas e das correntes fundamentais da filosofia contemporânea. O estudo das problemáticas continuará a ser levado a cabo através de uma análise, de aprofundamento variável, das obras mais inaugurais e representativas. Salientar-se-ão tanto as convergências quanto as divergências, aproximado e opondo atitudes e estilos filosóficos diversos, seguindo certos fios condutores fundamentais. Procurar-se-á, tanto quanto possível, não tomar partido por nenhum estilo filosófico particular.
Programa
1. A ontologia e as categorias existenciárias.
2. O logicismo.
3. Os sistemas especulativos.
4. A epistemologia como filosofia.
5. O existencialismo.
6. A atitude analítica em filosofia da mente e em ontologia.
7. A filosofia da linguagem.
8. Os actos de palavra.
9. Dissolução do sujeito e desconstrução.
10. O retorno da filosofia política.
11. A metafísica.
12. A comunicação
Bibliografia Obrigatória
Austin, J. L. – Como fazer coisas com palavras (1962, póstuma), Oxford University Press, Oxford, 1986.
Carnap, Rudolf - A construção lógica do mundo (1928), trad. inglesa Rolf A. George, University of California Press, Berkeley, 1969.
Derrida, Jacques - Da gramatologia (1967), Minuit, Paris, 1969.
Foucault, Michel - As palavras e as coisas (1966), trad. portuguesa António Ramos Rosa, Portugália editora, Lisboa, s/d.
Habermas, Jürgen Teoria da acção comunicativa (1981), trad. inglesa Thomas McCarth, Beacon Press, Boston, 1984-1987.
Heidegger, Martin - Ser e tempo (1927), trad. castelhana José Gaos, Fondo de Cultura Económica, México, 1951.
Kripke, Saul - Nomeação e necessidade (1972), Blackwell, Oxford, 1982.
Merleau-Ponty, Maurice - Fenomenologia da percepção (1945), Gallimard, Paris, 1945.
Popper, Karl - Lógica da descoberta científica (1934), trad. inglesa, Hutchinson, Londres, 1980.
Quine, Willard van Orman - Palavra e objecto (1960), The MIT Press, Cambridge, Mass, 1960.
Rawls, John - Uma teoria da justiça (1971), trad. portuguesa Presença, Lisboa, 1993
Ryle, O conceito de espírito (1949), trad. portuguesa M. Luísa Nunes, Moraes, Lisboa, 1970.
Sartre, O ser e o nada (1943), Gallimard, Paris, 1943.
Searle, Actos de palavra (1969), trad. portuguesa Carlos Vogt et alii, Almedina, Coimbra, 1983.
Strawson, Indivíduos (1959), Methuen, Londres, 1959.
Whitehead, Processo e Realidade (1929), The Free Press, Nova Iorque, 1985.
Wittgenstein, Investigações filosóficas (1953, póstumo), trad. portuguesa M. S. Lourenço, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2002.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, envolvendo a exposição da matéria e comentário de excertos das obras fundamentais mencionadas na Bibliografia.
Palavras Chave
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
2012-07-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
82 |
2012-07-16 |
Estudos (Exame final) |
Estudo autónomo |
21 |
2012-07-16 |
|
Total: |
103,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade (presença em 75% das aulas previstas, com excepção para os casos previstos na lei e para os alunos que obtiveram frequência no ano lectivo anterior).
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: prova escrita, com a duração de 3 horas, e prova oral, se necessário ou requerida. Nota do exame final arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
língua de ensino: português