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Ética II

Código: FILO008     Sigla: ETI2

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 35 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e para a formação intelectual dos estudantes.


Contribute to the awareness of the problems of ethics as well as to the academic education of students.

Programa

I. Teorias éticas fundamentais
Época Antiga: Platão, Aristóteles, Epicuro e Estoicismo.
Época Medieval: perspectivas cristãs - Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino.
Época Moderna: Espinosa, Hume e Kant
Séc. XIX: Hegel, Schopenhauer, Stuart Mill, Karl Marx e Nietzsche
Séc. XX: Max Scheler, E. Lévinas, Albert Camus, Jean- Paul Sartre e José Luís L. Aranguren, Karl-Otto Apel e Hans Jonas.
Séc. XXI: Jurgen Habermas, Robert Misrahi, e Edgar Morin.
II. A Ética na Filosofia em Portugal: autores e linha gerais.

I. Fundamental ethical theories
Ancient times: Aristotle, Epicurus and Stoicism.
Medieval Times: Christian Morality.
II. Modern Times: Kant
XIXth century: Hegel, Stuart Mill, Karl Marx and Nietzsche
XXth century: Max Scheler, E. Lévinas, Albert Camus, Jean-Paul Sartre and José Luis L. Aranguren, Karl-Otto Apel, Hans Jonas.
XXIth century: Jürgen Habermas, Robert Misrahi, and Edgar Morin.
II. Ethics in Philosophy in Portugal: authors and brief guidelines.

Bibliografia Obrigatória

ARAÚJO, Luís de ; ÉTICA, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010
BOURKE, Vernon; Histoire de la Morale, Cerf, 1970
CAMPS, Victoria (Org.); Historia de la Ética, Edit. Crítica, 1989 ( 3 vols)
RUSS, Jacqueline; La Pensée Éthique Comtemporaine, PUF, 1995
VÁRIOS AUTORES; Concepciones de la Ética, Edit. Trotta, 1992 ((Coord. por Victoria Camps, Osvaldo Guariglia e Fernando Salmerón))
VV. AA. ; História Crítica da Filosofia Moral e Política, Edt. Verbo, 2005

Bibliografia Complementar

A indicar pelo docente ao longo do curso.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
EXAME Exame 2,00 2013-07-17
Elaboração de Notas de Leitura Trabalho escrito 28,00 2013-07-17
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
ESTUDO Estudo autónomo 80 2013-07-17
Total: 80,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
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