Ética II
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
54 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e para a formação intelectual dos estudantes.
Contribute to the awareness of the problems of ethics as well as to the academic education of students.
Programa
I. Teorias éticas fundamentais
Época Antiga: Aristóteles, Epicuro e Estoicismo.
Época Medieval: perspectivas cristãs.
Época Moderna: Kant
Séc. XIX: Hegel, Stuart Mill, Karl Marx e Nietzsche
Séc. XX: Max Scheler, E. Lévinas, Albert Camus, Jean- Paul Sartre e José Luís L. Aranguren, Karl-Otto Apel e Hans Jonas.
Séc. XXI: Jurgen Habermas, Robert Misrahi, e Edgar Morin.
II. A Ética na Filosofia em Portugal: autores e linha gerais.
I. Fundamental ethical theories
Ancient times: Aristotle, Epicurus and Stoicism.
Medieval Times: Christian Morality.
II. Modern Times: Kant
XIXth century: Hegel, Stuart Mill, Karl Marx and Nietzsche
XXth century: Max Scheler, E. Lévinas, Albert Camus, Jean-Paul Sartre and José Luis L. Aranguren, Karl-Otto Apel, Hans Jonas.
XXIth century: Jürgen Habermas, Robert Misrahi, and Edgar Morin.
II. Ethics in Philosophy in Portugal: authors and brief guidelines.
Bibliografia Obrigatória
BOURKE, Vernon; Histoire de la Morale, Cerf, 1970
CAMPS, Victoria (Org.); Historia de la Ética, Edit. Crítica, 1989 ( 3 vols)
RUSS, Jacqueline; La Pensée Éthique Comtemporaine, PUF, 1995
VÁRIOS AUTORES; Concepciones de la Ética, Edit. Trotta, 1992 ((Coord. por Victoria Camps, Osvaldo Guariglia e Fernando Salmerón))
Bibliografia Complementar
A indicar pelo docente ao longo do curso.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
EXAME |
Exame |
2,00 |
|
2012-07-14 |
Elaboração de Notas de Leitura |
Trabalho escrito |
28,00 |
|
2012-07-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
ESTUDO |
Estudo autónomo |
80 |
2012-07-14 |
|
Total: |
80,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame - 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.