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Ética II

Código: FILO008     Sigla: ETI2

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 52 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.

Programa

I. Teorias éticas fundamentais
Época Antiga: Socrates, Platão, Aristóteles, Epicuro e Estoicismo. Cépticos e Cínicos.
Época Medieval: Moral Cristã: St. Agostinho e St. Tomás de Aquino.
Época Moderna: Espinosa, Hume e Kant
Séc. XIX: Hegel, Schopenhauer, Stuart Mill, Karl Marx e Nietzsche
Séc. XX: G. H. Moore, Max Scheler, E. Lévinas, Jean- Paul Sartre e José Luís L. Aranguren.
Actualidade: Karl-Otto Apel, Hans Jonas, John Rawls, Jurgen Habermas, Robert Misrahi, e Edgar Morin.
II. A ética na Filosofia em Portugal: autores e linha gerais.

Bibliografia Obrigatória

CAMPS, Victoria (Org.); Historia de la Ética, Edit. Crítica, 1989 ( 3 vols)
BARAQUIN, Noella,; les Grands Courants de la Morale, A. Colin, 1998
BOURKE, Vernon; Histoire de la Morale, Cerf, 1970
HUDSON, W. D.; La Filosofia Moral Contemporanea, Alianza, 1974
RUSS, Jacqueline; La Pensée Éthique Comtemporaine, PUF, 1995
VÁRIOS AUTORES; Concepciones de la Ética, Edit. Trotta, 1992 ((Coord. por Victoria Camps, Osvaldo Guariglia e Fernando Salmerón))
CALAFATE, Pedro (Direcção); História do pensamento filosófico em Portugal, Edit. Caminho, 1999-2004 (7 vols.)

Bibliografia Complementar

A indicar pelo docente ao longo do curso.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Ética

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Preparação de exame Exame 103,00
Exame Exame 3,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
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