Ética II
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
52 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e da filosofia moral e para a formação intelectual dos estudantes.
Programa
I. Teorias éticas fundamentais
Época Antiga: Socrates, Platão, Aristóteles, Epicuro e Estoicismo. Cépticos e Cínicos.
Época Medieval: Moral Cristã: St. Agostinho e St. Tomás de Aquino.
Época Moderna: Espinosa, Hume e Kant
Séc. XIX: Hegel, Schopenhauer, Stuart Mill, Karl Marx e Nietzsche
Séc. XX: G. H. Moore, Max Scheler, E. Lévinas, Jean- Paul Sartre e José Luís L. Aranguren.
Actualidade: Karl-Otto Apel, Hans Jonas, John Rawls, Jurgen Habermas, Robert Misrahi, e Edgar Morin.
II. A ética na Filosofia em Portugal: autores e linha gerais.
Bibliografia Obrigatória
CAMPS, Victoria (Org.); Historia de la Ética, Edit. Crítica, 1989 ( 3 vols)
BARAQUIN, Noella,; les Grands Courants de la Morale, A. Colin, 1998
BOURKE, Vernon; Histoire de la Morale, Cerf, 1970
HUDSON, W. D.; La Filosofia Moral Contemporanea, Alianza, 1974
RUSS, Jacqueline; La Pensée Éthique Comtemporaine, PUF, 1995
VÁRIOS AUTORES; Concepciones de la Ética, Edit. Trotta, 1992 ((Coord. por Victoria Camps, Osvaldo Guariglia e Fernando Salmerón))
CALAFATE, Pedro (Direcção); História do pensamento filosófico em Portugal, Edit. Caminho, 1999-2004 (7 vols.)
Bibliografia Complementar
A indicar pelo docente ao longo do curso.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Ética
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Preparação de exame |
Exame |
103,00 |
|
|
Exame |
Exame |
3,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame - 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.