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Teoria da Literatura II

Código: EPL040     Sigla: TELIT2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Crítica Literária - Português

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 18 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Transmissão dos conceitos fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário.
Desenvolvimento da capacidade de problematização e argumentação bem como do espírito crítico e de síntese.
Potencialização da competência de leitura.

Programa

1. Teoria da Literatura – Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade
1.1. Convergência/Transversalidade/Mutabilidade
1.2. Modelos/Combinatórias/Aberturas

Bibliografia principal
Referência
AAVV, Poesia e Ciência, ed. K.B.e.M. Gusmão. Lisboa, Cosmos/Groupe Universitaire d'Etudes de Littérature Française, 1994.
AAVV; Against Theory Literary Studies and the New Pragmatism, Chicago, U.C.P.,1982.
AAVV; Critical Theory since Plato, New York, Harcourt, 1971.
AAVV; Critical Theory since 1965, Tallahassee, F.S.U.P., 1989.
AAVV; Curso de Teoria de La Literatura, Madrid, Taurus Universitária, 1994.
AAVV; Deconstruction & Criticism, New York, Continuum Impactus, 1992.
AAVV; Essais de Théorie du Texte, Paris, Editions Galilée, 1973.
AAVV; Filosofia de la Ciencia Literaria, Madrid, Buenos Aires, Fondo de Cultura Economico, 1994.
AAVV; Histoire des Poétiques, Paris, PUF, 1997.
AAVV; Introduction aux Études Littéraires, Paris, Duculot, 1993.
AAVV; Linguagem e Acção. Da Filosofia Analítica à Linguística Pragmática, Lisboa, Apáginastantas, 1989.
AAVV; Literary Criticism. Volume VIII From Formalism to Poststruturalism, Cambridge, C.U.P., 2005.
AAVV; Reconstructing Theory, Victoria, V.U.P.,1990.
AAVV; Rhétorique de la Poésie, Paris, Seuil, 1990.
AAVV; Teoria da Literatura (Textos dos Formalistas Russos), vols. I e II, Lisboa, Ed. 70, 1978.
AAVV; Teoria da Literatura, Lisboa, Presença, 1981.
AAVV; Teoria da Literatura, Lisboa, Dom Quixote, 1995.
AAVV; Twentieth Century Literary Theory, Albany, S.U.N.Y.,1986.
Bakhtin, M., Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 2000.
Eagleton, T., After Theory, London, Penguin, 2004.
Gadamer, H.-G., Elogio da Teoria, Lisboa, Edições 70, 2001.
Habermas, J., Técnica e Ciência como "Ideologia", Lisboa, Edições 70,2009.
Hutcheon, L., A Poetics of Postmodernism. History, Theory, Fiction, London-New York, Routledge, 1988.
Idem; L'Oeuvre de François Rabelais et la culture populaire au Moyen Age et sous la Renaissance, Paris, Gallimard, 1970.
James, W., O Pragmatismo. Um Nome Novo para Algumas Formas Antigas de Pensar, Lisboa, I.N.C.M., 1997.
Medvedev, P., Cercle de Bakhtine, La Méthode Formelle en Littérature. Introduction à une Poétique Sociologique, Toulouse, Presses Universitaires du Mirail, 2008.
Santos, B.d.S., Um Discurso Sobre as Ciências, Porto, Afrontamento, 2003.
Sontag, S., Contra a Interpretação e Outros Ensaios, Lisboa, Gótica, 2004.

Observações Bibliográficas

No decurso do semestre será indicada bibliografia complementar (capítulos de livros, artigos específicos, etc.).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 160
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Não se aplica

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da faculdade

Observações

NOTA: Oportunamente será facultada aos alunos bibliografia específica relativa aos assuntos a estudar.
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